4 Maneiras de Incrementar a Brincadeira com Blocos de Montar

4 Maneiras de Incrementar a Brincadeira com Blocos de Montar

5 minutos Ao ver uma criança brincando de blocos, não raro um adulto suspira: “Vejam! Um futuro engenheiro!” A associação mais óbvia é certamente essa. Porém, há vários outros benefícios que essa prática pode proporcionar. Como já dissemos aqui, brincar com blocos de madeira, de plástico, blocos magnéticos ou Lego® pode ajudar a desenvolver a atenção, a criatividade, a coordenação motora fina, a coordenação visomotora, a orientação espacial e a capacidade de resolver problemas. A prática mais comum é deixar as crianças brincarem livremente Continue lendo

Um Livro para Cantar, Brincar e Alfabetizar

Um Livro para Cantar, Brincar e Alfabetizar

5 minutos No vídeo de hoje, falo sobre Linha, agulha e costura: canção, brincadeira e leitura, um livro+CD que produzi com o contador de histórias Chico dos Bonecos e o músico brincante Estevão Marques para ajudar as crianças no aprendizado da leitura de maneira simples e natural. Está imperdível! Esta certamente será uma das dicas mais importantes e especiais do blog Como Educar Seus Filhos. Quem acompanha nossas publicações sabe muito bem que eu tenho o costume de sugerir títulos de livros e CDs Continue lendo

Como os Pais podem Auxiliar no Processo de Alfabetização dos Filhos

Como os Pais podem Auxiliar no Processo de Alfabetização dos Filhos

5 minutos É cada vez maior o número de pais que se queixam de que os filhos apresentam dificuldade em leitura e compreensão de textos e, mesmo após os dez anos de idade, ainda tropeçam em palavras. E não são nada incomuns os casos de estudantes de Ensino Médio sem fluência em leitura e com vocabulário muito pobre. Conseqüentemente tem crescido também o interesse dos pais em participar de alguma forma do processo de alfabetização das crianças e em buscar corrigir as deficiências em Continue lendo

As Atividades de Vida Prática na Sala de Aula e em Casa

As Atividades de Vida Prática na Sala de Aula e em Casa

5 minutos Em meu artigo anterior – primeiro de uma série na qual compartilho minha experiência como professora na Educação Infantil – quis exortar meus colegas professores, pedagogos e demais profissionais da educação a estabelecer uma parceria efetiva com os pais e as famílias. Sugeri que essa parceria deve se concretizar harmonicamente, com humildade e salutar subserviência e disposição da parte dos professores. Estarmos abertos para dar ciência aos pais e famílias acerca do que planejamos em sala de aula é necessário. Somos nós, Continue lendo

Como as Crianças Usam a Memória de Trabalho para Aprender

Como as Crianças Usam a Memória de Trabalho para Aprender

6 minutos Já lhe aconteceu de ir a um cômodo da casa buscar um objeto e, ao chegar lá, esquecer o que foi buscar? Você já foi ao supermercado sem levar uma lista de compras, pensando que conseguiria se lembrar de tudo o que precisava e, ao voltar para casa, percebeu que itens essenciais não haviam sido comprados? Pois você já experimentou as limitações da memória de trabalho, esse post it mental de que lançamos mão para armazenar informações enquanto precisamos delas. A memória Continue lendo

Dicas de Normalização – Entrevista 4/4

Dicas de Normalização – Entrevista 4/4

3 minutos Uma aluna do curso Ensine seus Filhos a Ler compartilha um pouco da sua experiência no curso da Catequese Bom Pastor e fala sobre o hábito de incluir as crianças nas atividades domésticas. Estou em São Paulo participando de um curso sobre a Catequese Bom Pastor e encontrei aqui uma aluna do curso Ensine Seus Filhos a Ler: a Renata. PROF. CARLOS: Tudo bem, Renata? RENATA: Tudo bem, professor Carlos. PROF. CARLOS: Renata, você é mãe de quantos filhos? RENATA: Tenho dois Continue lendo

Dicas de Normalização – Entrevista 3/4

Dicas de Normalização – Entrevista 3/4

3 minutos O prof. Carlos esteve no curso da Catequese Bom Pastor e conversou sobre normalização e atividades de vida prática com um dos pais presentes no evento. Saiba mais sobre essas atividades que ajudam a aumentar a concentração das crianças. Estou em São Paulo participando do curso da Catequese Bom Pastor e tenho ao meu lado o Francisco. PROF. CARLOS: Boa tarde, Francisco! Tudo bem? FRANCISCO: Tudo bem, graças a Deus! PROF. CARLOS: É verdade que você já acompanha há um bom tempo Continue lendo

Dicas de Normalização – Entrevista 2/4

Dicas de Normalização – Entrevista 2/4

6 minutos No vídeo de hoje, uma catequista da Catequese Bom Pastor fala sobre as atividades de vida prática e o poder que têm de deixar as crianças mais concentradas e atentas. Eu estou em São Paulo participando do curso da Catequese Bom Pastor. Já gravei um vídeo sobre a catequese, e a Renata apareceu nessa gravação que ficou muito famosa na internet. Hoje ela está aqui de volta para demonstrar uma atividade de vida prática e para falar sobre a importância dessas atividades. Continue lendo

Dicas de Normalização – Entrevista 1/4

Dicas de Normalização – Entrevista 1/4

4 minutos Nem só de palavras se faz uma lição. O silêncio também é muito proveitoso para o aprendizado infantil! Para saber por que, assista a esta entrevista. PROF. CARLOS: Hoje estou aqui em São Paulo ao lado do Rodrigo, que atualmente é meu amigo, mas já foi meu aluno. RODRIGO: Sim, fui o primeiro aluno da 2ª Turma do curso Ensine Seus Filhos a Ler. PROF. CARLOS: Estamos aqui em São Paulo porque eu e o Rodrigo viemos participar de um curso da Continue lendo

Atividades para Estimular as Funções Executivas dos 5 aos 7 anos

Atividades para Estimular as Funções Executivas dos 5 aos 7 anos

6 minutos Este é o último artigo da série sobre estimulação das funções executivas. Hoje trouxemos atividades para crianças de 5 a 7 anos. Nessa idade, as crianças começam a desfrutar melhor de jogos que envolvem regras, embora o nível de interesse varie bastante. Como um aspecto importante do desenvolvimento dessas habilidades é a presença constante do desafio, é importante escolher jogos complexos, mas não tão difíceis. À medida que a criança for se familiarizando com esses jogos, tente reduzir a participação dos adultos: Continue lendo