10 Maneiras Criativas de Exercitar as Mãos dos Pequenos

Tempo de leitura: 6 minutos

Diariamente realizamos inúmeras atividades com o auxílio das mãos, das mais simples às mais complexas. E usamos nossas mãos com tanta facilidade que nem nos damos conta da quantidade de músculos utilizados para executar tais movimentos com desenvoltura e do nível de desenvolvimento de nossa coordenação motora fina.

No caso das crianças, o desenvolvimento motor costuma se dar naturalmentemas pode – e deve – ser estimulado por meio de atividades que trabalhem a precisão de movimentos e o fortalecimento de alguns grupos de músculos.

Uma criança com fraco desenvolvimento dos músculos das mãos e que não executa bem o movimento de pinça, por exemplo, terá dificuldade não apenas na escrita, mas também para amarrar os cadarços do tênis, usar a tesoura, trancar e destrancar uma porta à chave, abotoar uma camisa, dentre muitas outras tarefas corriqueiras.

Mas como as crianças podem desenvolver força e destreza nas mãozinhas?

Brincando! Por isso, listamos aqui 10 atividades divertidas para colocar as mãos do seu filho em forma!

1) Bicho-preguiça. Antes de pensar no fortalecimento dos punhos, é importante fortalecer a parte superior do corpo e os músculos estabilizadores em quaisquer atividades que envolvam escalar, pendurar-se, balançar, etc. Esses são movimentos pelos quais a maioria das crianças anseia: não é incomum ver meninos e meninas de 2 a 6 anos escalando os móveis da casa ou pendurando-se em estantes e bancadas para desespero de seus pais. Esses são reflexos do desenvolvimento motor da criança! Para aplacar essa vontade de se pendurar em tudo, dê-lhes oportunidades para se pendurarem – com alguma segurança – em galhos de árvore ou barras, por exemplo. Há vários brinquedos com barras para os pequenos escalarem e se pendurarem: em praticamente qualquer parquinho você encontrará ao menos um.

2) Carrinho de mão. Essa brincadeira é feita em dupla. Melhor ainda se houver um grupo de crianças para realizar uma corrida! Uma criança fica com as palmas das mãos no chão, enquanto a outra ergue suas pernas até a altura do peito. Em dupla, pode-se montar uma pista com obstáculos. Já em grupo, apostem uma  corrida. Ganha a dupla que cruzar a linha de chegada primeiro. Note que em ambas as posições, as crianças estão trabalhando a força das mãos, dos pulsos e dos braços. Essa atividade é indicada para maiores de 3 anos.

3) Blocos de montar. Não tem criança que não adore um colorido conjunto de blocos de montar. Para as crianças menores, o ideal é comprar peças grandes, que são mais fáceis de manusear e não apresentam risco de serem ingeridas. Para os maiores, vale investir em peças menores e de encaixe mais complexo. Deixe-os fortalecer os pequenos músculos das mãos e dos dedos, assim como estimular a criatividade e a imaginação, montando e desmontando os blocos.

4) Velcro. Brincar com velcro é uma excelente oportunidade para as crianças exercitarem os movimentos dos pequenos músculos das mãos e um ótimo passatempo também. Há uma série de atividades que você pode realizar: fazer um quiet book com várias atividades em que a criança tem de grudar e desgrudar figuras com velcro. Cole pequenos pedaços de velcro nas extremidades de palitos de picolé para as crianças montarem formas e figuras. Há também a opção de comprar um livro de feltro e velcro já pronto.

5) Elástico. Pode-se trabalhar de diversas maneiras com elásticos. Uma sugestão é pregar alguns pregos enfileirados, na horizontal e na vertical, a uma mesma distância, em um pedaço de madeira. Faça os pequenos exercitarem os dedinhos esticando os elásticos entre os pregos, criando divertidas formas. Também é possível trabalhar os músculos das mãos colocando um elástico de circunferência menor (ou mesmo um elástico de cabelo) prendendo o polegar e o indicador. Então, peça à criança para fazer um movimento de abrir e fechar os dedos. Ela deve repetir o gesto algumas vezes, antes de fazer o mesmo movimento com o polegar e o dedo médio, depois com o polegar e o anular e por fim com o polegar e o mínimo.

6) Brincando com os dedos. Essa atividade é semelhante à anterior, mas dispensa o uso de elástico. Peça para seu filho encostar o dedo polegar no indicador; depois, peça para encostar o polegar no dedo médio, no anular e no mínimo. A seguir, os mesmos movimentos devem ser feitos na ordem inversa, começando pelo dedo mínimo até chegar ao indicador. Repita essa seqüência de movimentos algumas vezes. Aos poucos, vá desafiando a criança a fazer tudo cada vez mais rápido.

7) Rosquear. Reúna frascos plásticos vazios de diferentes tamanhos e formatos (garrafas PET, recipientes de produtos de limpeza devidamente higienizados, frascos de remédio) com tampas de rosquear. Peça para seu filho rosquear e desrosquear cada uma das tampas, trabalhando força e coordenação motora fina. Outra opção é deixar que ele brinque de rosquear um adaptador para mangueira.

8) Rolo de massa. Essa é uma excelente ferramenta para fazer os pequenos usarem a força dos braços, punhos e mãos. Na cozinha, reúna as crianças para abrir uma massa de pão, de pizza ou de empadão. Ou então deixe-as à vontade para passar o rolo sobre um bom punhado de massa de modelar ou ainda sobre plástico bolha.

9) Plástico bolha. Quem não gosta de apertar as pequenas bolhas de plástico acompanhadas de um sonoro “ploc” ao estourar? Pois bem, reúna os pedaços do material que tiver em casa ou compre por metro em uma casa de material para construção e coloque a criançada para exercitar os dedinhos.

10) Massinha. Atividade irresistível para adultos e crianças, a massa de modelar permite que se exercitem os músculos das mãos de várias maneiras. A massinha pode ser torcida, espremida, esticada, cortada e amassada. Para então se juntar a massa e começar tudo de novo. As crianças adoram!


Deixe suas dúvidas e opiniões aqui embaixo! Obrigado por compartilhar nosso conteúdo!

Receba em seu email nosso ebook “As 5 Etapas para Alfabetizar seus Filhos em Casa”, um guia completo e totalmente gratuito para introduzir seus filhos no universo da Alfabetização. Clique aqui: https://goo.gl/FDS4xU.

1 comentário


  1. Te to maravilhoso!!! Atividades divertidas que cabem em qualquer bolso 😊 Gratidão

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *