Tempo de leitura: 6 minutos
Neste artigo, trazemos sugestões de atividades que podem complementar a leitura em voz alta, tornando a experiência ainda mais enriquecedora e ajudando na retenção do conteúdo da história. Algumas atividades adaptam-se melhor a certos tipos de narrativa – é necessário avaliar a adequação em cada caso. Dividimos as sugestões por faixa etária, mas as idades são apenas aproximativas. Além disso, as indicações para as crianças menores podem perfeitamente aplicar-se às demais.
Vale ressaltar, contudo, que, em se tratando de crianças mais velhas, o ideal é deixá-las simplesmente ler, sem enchê-las de atividades complementares. Assim se evita transformar o momento da leitura – que deveria ser prazeroso – em algo como uma obrigação escolar.
Sugestões para crianças de 2 a 5 anos:
1. Recontar a história: após a leitura, peça a seu filho para recontar oralmente a história. Auxilie-o com as seguintes perguntas: Quem aparece na história? O que acontece na história? Onde ela se passa? Quando? Quem fez o quê? Por que foi feito?
2. Descrição de cenas: durante a leitura, peça a ele para observar atentamente uma ilustração e dizer o que está acontecendo ali. Se ele não responder, faça perguntas para orientá-lo, como, por exemplo: “O que o garoto está fazendo?”, “Para onde vai o cachorro?”, “É dia ou noite?”, “Observe a expressão de João. Ele está triste, alegre, surpreso ou preocupado?”
3. Colagem: a criança faz uma colagem representando uma cena do livro ou um de seus personagens, utilizando recortes de revistas, jornais, retalhos, botões, cordões coloridos etc.
4. Atividades manuais: durante a leitura, uma atividade manual pode ajudar seu filho a se concentrar. Deixe-o brincar com blocos, desenhar ou colorir enquanto você lê em voz alta. Para checar se ele manteve a atenção, basta fazer algumas das perguntas apresentadas no tópico 1 acima.
5. Memorização de textos curtos: escolha uma poesia curta ou um trecho breve de uma história para que a criança memorize. Comece dizendo um verso (ou frase) e pedindo a ela para repetir. Vá acrescentando progressivamente tantos versos (ou frases) quantos a criança for capaz de memorizar. Em uma ou duas semanas ela já terá o texto de cor.
Sugestões para crianças de 6 a 10 anos (já alfabetizadas):
6. “Prezado autor”: a criança redige uma carta ao autor do livro, falando sobre o que gostou, o que não gostou, o que sentiu, o que modificaria na história etc.
7. Cartinha ao personagem: aqui, a carta é dirigida a um dos personagens do livro, fazendo-lhe perguntas, aconselhando-o etc.
8. O faz-de-conta continua: a criança reproduz o cenário da história, representa um de seus personagens, encena algumas passagens etc. Isso ajuda a transformar o texto lido em uma experiência pessoal.
9. Monólogo dramatizado: sugira a seu filho redigir um monólogo para um dos personagens, imaginando-o “fora” do livro. Onde ele está? O que está fazendo? Por quê? No que ele está pensando?
10. Pesquisa sobre o autor: peça a seu filho para fazer uma pesquisa sobre o autor do livro: a época em que viveu, o que mais publicou etc. Para isso, disponibilize livros de referência, como enciclopédias. Vocês também podem recorrer à internet, tomando o cuidado de consultar fontes confiáveis.
11. Fazendo uma mapa: se vocês estiverem lendo uma narrativa que se desenvolve em vários espaços diferentes, que tal propor a confecção de um mapa? Ajude seu filho a relembrar os locais e, utilizando as pistas do texto, representá-los em um mapa.
12. Explorando um lugar: ao ler narrativas que se passam em lugares que a criança desconhece – ou conhece muito superficialmente -, caso ela demonstre interesse, proponha a consulta a enciclopédias, livros de história, mapas, etc.
13. Filme: aproveite para assistir com seu filho a um filme que represente a história, fazendo comparações e contrastando o original com a produção cinematográfica.
14. Jogo: seu filho gosta de jogos de tabuleiro? Aproveite os cenários e personagens da história para criar um.
15. Visualização de outros tempos: em se tratando de uma narrativa histórica, peça a seu filho que pesquise obras de arte e/ou a arquitetura correspondentes ao período em que se passa a história.
16. Gravar a narração: sugira a seu filho gravar sua própria leitura em voz alta da história. Assim ele poderá ouvir melhor como anda sua fluência e entonação.
17. Ponto de vista: a criança reescreve a história, modificando o ponto de vista (caso a narrativa esteja em primeira pessoa, pode-se narrá-la na terceira pessoa; ou, mantendo-se a primeira pessoa, pode-se apenas modificar o narrador).
18. Autobiografia: seu filho escolhe o personagem de que mais gostou e escreve uma autobiografia (utilizando portanto a primeira pessoa), contando como vivia antes dos acontecimentos narrados no livro e como passou a viver depois deles.
19. Eu, escritor: a criança aproveita o tema da narrativa para escrever uma história de sua própria imaginação, inventando os personagens, o cenário, os acontecimentos etc.
20. Especulação: caso a leitura estenda-se por mais de um dia, peça a seu filho para redigir a continuação da história. A criança ficará muito curiosa por saber se conseguiu adivinhar o que o autor tinha em mente.
21. Epílogo: seu filho redige um epílogo contando o que aconteceu aos personagens depois do fim da história.
22. Retomada dos eventos principais: em um cartão, a criança escreve em poucas palavras os principais acontecimentos da história. Oralmente, ela os reconta de forma encadeada, dando os motivos de cada evento.
23. Expandir/Sintetizar: a criança reescreve a história, expandindo-a (desenvolvendo os diálogos, fornecendo mais detalhes etc.). Depois, reescreve a história limitando-se aos acontecimentos principais.
24. Narrando a história em várias direções: seu filho identifica as informações principais sobre a história, respondendo às perguntas: Quem fez o quê? Quando foi feito? Onde foi feito? Como foi feito? Por que foi feito? Com base nessas informações, peça-o para recontar brevemente a história. Em seguida, peça-o para recontar a história do fim para o começo, e então do meio para o fim.
Deixe suas dúvidas e opiniões aqui embaixo! Obrigado por compartilhar nosso conteúdo!
Receba em seu email nosso ebook “As 5 Etapas para Alfabetizar seus Filhos em Casa”, um guia completo e totalmente gratuito para introduzir seus filhos no universo da Alfabetização. Clique aqui: https://goo.gl/FDS4xU.