3 Dicas para Melhorar o Traçado de seus Filhos Imediatamente

Tempo de leitura: 2 minutos

Hoje quero tratar de um assunto que tem incomodado muitos pais. É a questão do traçado. Como melhorar o traçado, a escrita, a letra do seu filho?

Na verdade, há uma série de exercícios que precedem a apresentação de um lápis para a criança. Antes de a criança manusear um lápis, há exercícios de psicomotricidade, visomotores etc.

Vou me limitar neste vídeo a indicar a vocês o melhor lápis para uma criança de 3, 4, 5 anos e alguns adaptadores que podem ajudá-la a ter um traçado mais firme e mais consistente.

A primeira dica é a seguinte: compre um lápis jumbo, porque ele facilita o movimento de pinça. Nós sabemos que as crianças deixam no início o lápis escapar, porque lhes falta ainda força, o movimento de pinça não é estável.

Se mesmo com o lápis jumbo o seu filho apresentar dificuldade, escorregando o dedo indicador, há uma artimanha. Você pode encaixar um prendedor de papel no lápis, facilitando a pegada do dedo médio e do polegar da criança. Então, ela conseguirá fazer o movimento, com o dedo indicador fixo, estável no prendedor.

Para você, porém, que achou a solução muito improvisada, compre um adaptador feito para isso. O adaptador não funciona para o lápis jumbo, apenas para o comum. Você introduzirá o lápis no adaptador, que fará com que cada dedo da criança fique em seu devido lugar, como uma pinça.

Basta treinar um pouquinho, depois a criança não vai deixar mais os dedos escaparem do lápis.

O assunto é vasto. Hoje selecionei dicas que, apesar de simples, são eficientes. Espero que aproveitem!


Faça o download da versão em áudio e ouça essa dica quando quiser!

Assine nosso podcast no iTunes e receba gratuitamente nossos conteúdos em áudio. Assine em seu computador pelo link bit.ly/cesf-podcast. Siga-nos e deixe um review!


Deixe suas dúvidas e opiniões aqui embaixo! Obrigado por compartilhar nosso conteúdo!

Receba em seu email nosso ebook “As 5 Etapas para Alfabetizar seus Filhos em Casa”, um guia completo e totalmente gratuito para introduzir seus filhos no universo da Alfabetização. Clique aqui: https://goo.gl/FDS4xU.

51 Comentários


  1. Olá!

    Tenho uma filha de 8 anos que tem uma letrinha não muito caprichada… O que posso fazer para ajudá-la?

    Responder

  2. Gostei muito dos poucos vídeos que assisti.
    Minha filha está na segunda série e ainda troca o b pelo d, me preocupo com isso. O que fazer. Também escreve alguns números espelhados.

    Responder

  3. adorei as dicas,vou comprar esse lápis,pois meu filho tem 4 aninhos e desde o ano passado noto certa dificuldades em segurar os lápis de espessura mais fina.os lápis de cor encontrei já são jumbos.muito grata pelas palestras e informações que recebo através do email.

    Responder

    1. Adorei as dicas, vou comprar pois minha filha tem 4 anos e esta com dificuldade de segurar o lápis.

      Responder

  4. Olá Boa noite! Meu nome é Priscila e tenho um filho de três anos e nove meses. Esse ano ele começou no período mas está tendo muita dificuldade em pegar nos lápis . Ele escreve bem fraquinho sem forças a professora pediu para ir treinando em casa com ele. Adorei o vídeo vou procurar aqui em BH o adaptador para me ajudar nunca tinha ouvido falar. Obrigada pela dica. Deus te abençoe

    Responder

    1. Ficamos felizes em saber que nossa dica foi útil.

      Depois nos conte se funcionou.

      Abraço!
      Pâmela Arumaa – Suporte

      Responder

  5. prof. gostei muito da dica, pois tenho uma filha de 3 anos chamada Mariana, é uma das maiores dificuldades que tenho enfrentado no momento, é o traçado, e com essa dica vou colocar em pratica,depois mando um email fando do resultado.

    fica com DEUS.

    Responder

  6. Olá professor, muito bacana a dica, irei procurar esses adaptadores para ajudar meus filhos (11 anos e 5 ). Uma ajuda a mais nunca é demais! =)
    Fique com Deus!

    Responder

  7. Minha filha esta sendo alfabetizada e a pega no lápis não estava correta, não sabia que existia um adaptador para correção até assistir este vídeo, conversei com a professora e na mesma semana ela já estava pegando bonitinha no lápis.

    Obrigada pela super dica.

    Beijos

    Cris
    http://www.facebook.com/debrincarefazerfesta
    @debrincarefazerfesta

    Responder

  8. Minha irmã comprou esses adaptadores pras minhas sobrinhas durante uma viagem ao exterior quando elas eram crianças.
    Passados muitos anos, ela repassou para as minha filhas se 8 e 6 anos pois a forma como elas escrevem está bem complicado.
    Por ser peças únicas, são tratadas como se fossem pepitas de ouro pois eu não encontro em lugar algum!!!
    Onde posso encontrar esses adaptadores na região do Vale do Paraíba – SP???

    Responder

  9. Meu filho tem 12 anos e uma letra horrível. O que posso fazer para tentar melhorar?

    Responder

    1. Olá, Myrian.

      Anotamos sua pergunta e ela já está em nossa pauta para futuros vídeos. Continue nos acompanhando! 🙂

      Abraços!
      Pâmela Arumaa
      Suporte

      Responder

  10. Olá, gostei da dica. pena que não consigo mostrar uma foto de como minha filha segura o lápis..Tentei mudar muitas vezes e agora com quase 8 anos está ficando difícil, mas vou tentar com essas dicas.
    Muito Obrigada!

    Responder

  11. Legal o vídeo.

    Mas estou com uma criança com 10 anos com uma letra horrível. O que você me orienta a fazer?

    Responder

  12. Adorei o vídeo! Mas e qdo a criança já tem 10 anos e a letra é quase ilegível? Tem alguma fica?

    Responder

  13. Adorei a dica!!!
    Estava tendo muita dificuldade com minha filha mais nova, por mais que eu ensinasse, ela se atrapalhava para achar a posição correta e sempre acabava pegando o lápis invertido, como um bebê pega a colher na primeira papinha.
    Amanhã já coloco sua dica em prática!

    Responder

  14. Gostei bastante. Vi essa dificuldade em minha filha mas não conheci o vídeo antes, ela acabou aprendendo aos trancos e barrancos, hoje tem 5 anos e faz a pinça direitinho. Achei a gambiarra uma boa opção para quem não encontra o adaptador em sua região.

    Responder

  15. Ótimas dicas! Carlos, no entanto neste caso questiono se essas adaptações assim como auxiliam a criança, também não pode atrapalhar , levando em conta que se a criança deixa de escrever com lápis variados e somente utiliza os adaptadores, fica condicionada a ele, haja vista que a pratica leva a perfeição. Sendo assim deixo aqui a minha dica! desde pequenino( 01 aninho) meu filho usa vários tipos de lápis, caneta giz de cera e outro, desta forma foi se adaptando e hoje já com 04 anos, escreve seu nome e outras palavrinhas e também desenha super bem! Um abraço!!!

    Responder

  16. Olá Professor,
    Estas dicas também se aplicam à crianças que escrevem com a mão esquerda? Para estes casos, há alguma dica a acrescentar?

    Muito obrigada.

    Responder

  17. Ótima dica professor.Vou prestar atenção se é o problema do meu filho.Ele já está com oito anos. Mas e se o problema não for a forma de segurar o lápis? O que deve ser feito? Desde já agradeço. Deus o abençoe.

    Responder

  18. Estou encantada com a descoberta de seu blog, é exatamente o que eu precisava, para auxiliar minha filha a se desenvolver melhor… Muito obrigada…

    Responder

  19. Gostaria de agradecer por essas dicas tão esclarecedoras! Meu filho de 4 anos quando está estudando em casa comigo constantemente deixava o lápis cair da mão, isso me aborrecia tanto! só agora consigo o compreender após asisstir a essse vídeo!

    Responder

    1. Que alegria saber que nossas dicas lhe auxiliaram, Ivanete. Parabéns por sua dedicação!

      Um abraço!

      Pâmela Arumaa
      Suporte

      Responder

  20. Esses adaptadores e a dica do lápis jumbo funcionam também para crianças mais velhas? (8 anos)

    Responder

  21. Olá Carlos!

    Amei a sua dica, pois aqui em casa é uma briga com o lápis que não pára na mão, na hora de escrever. Não tem ponta nem lápis que aguente.Mas agora acho que achei a solução.
    obrigada.

    Responder

  22. Adorei o final. …ótimo vídeo, nunca vi esses adaptadores aqui em Poa. Uma pergunta crianças disgraficas podem melhorar a letra? Me disseram que não é verdade?

    Responder

    1. Que bom que gostou do vídeo, Geneci!
      Disgrafia é um assunto muito complexo, o qual pretendo tratar futuramente no site.
      Muito obrigado pela mensagem!

      Responder

  23. Carlos, maravilhoso! Eu gostei e vou praticar com meu filho… só não entendi a brincadeira no final para colocar o adaptador no nariz de quem não gostou…. rsrsrs…

    Responder

  24. Eu queria tirar uma dúvida, tenho uma filha ela tem 2 anos e sete meses coloquei ela na escola com 2 anos quando foi em junho terminou a 1ª unidade me chamou a professora e me disse que minha filha só fazia rabisco e não tinha noção de desenho como desenhar coisa que desse forma fiquei triste procurei uma pedagoga e ela me disse que nessa idade é normal ela fazer rabisco pois a professora estava equivocada em falar isso, pois nesse mês de outubro ela botou a mesma coisa sobre a minha filha meu esposo ficou triste pois ela em casa desenha faz os números conta até dez faz coisa que eu mesmo não sei como ela faz e sempre pergunto o que ela desenha ela sempre diz, estou preocupada pois será que minha filha tem problemas para reconhecer algo na escola ou esta sem acompanhar a turma dela eu perguntei algumas mãe a idade das crianças a maioria tem 3 anos tem um menino que é da mesma idade dela e a mãe me disse que ele só faz rabisco também eu não quis dizer nada para ela sobre minha filha, minha filha esta com 2 anos e 7 meses. queria muito que vc me responder- se obrigada pela atenção.

    Responder

    1. Prezada Keyla:
      Lendo apenas o seu relato, não tenho como emitir um parecer sobre essa situação. O que posso lhe dizer é que, antes de lidar com o lápis, as crianças precisam praticar alguns exercícios psicomotores, sobretudo entre os 2 e 3 anos.
      É isso.
      Muito obrigado pela mensagem!

      Responder

      1. Olá Professor!

        Temos uma filha de 3 anos e 7meses e um filho de 1 ano e 9 meses.
        Estamos bastante interessados em aprender mais sobre ensino em casa.
        Lendo a resposta acima gostaria de perguntar:
        1 – Que exercícios psicomotores podemos praticar com os nossos filhos?
        2 – Tem algum curso específico que podemos nos inscrever?
        Abraços,
        Leandro

        Responder

  25. Achei ótima a dica professor, pois aqui em casa tenho uma batalha constante a respeito da escrita. Só que nunca vi esses adaptadores aqui em Goiânia, onde moro. Tem como você me passar o site, de onde posso comprar. Por favor. Desde já agradeço por suas dicas, para cada dia melhorarmos mais e mais a educação dos nossos filhos.
    Muito obrigada!

    Responder

  26. O que fazer para educar meu filho em casa. Tenho um filho ckm Síndrome de Asperger que sofre toda vez que tem qye ir a escola. Ja procurei a secretaria de Educação em BH e me falaram que eu posso ser presa se tirar meu filho da escola e educar em casa.

    Responder

    1. Existe um outro blog (Poder dos Pais) que é feito por uma mãe que tem uma filha com autismo e tem passado por uma situação que acho que é parecida com sua. Acho que seria muito valido dar uma olhada lá.
      https://poderdospais.wordpress.com/

      Responder

    2. Prezado Giovanni:
      Infelizmente, não sou um especialista nesse assunto. Por isso, não posso lhe dizer nada a respeito.
      Muito obrigado pela mensagem!

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *