4 Excelentes Livros Infantis de que Você Provavelmente Nunca Ouviu Falar

Tempo de leitura: 3 minutos

Recebo diariamente mensagens de pais que me pedem recomendações de livros infantis. Neste vídeo, eu indico 4 títulos excelentes, pouco conhecidos. Assista ao vídeo com papel e caneta na mão!

Nos últimos vídeos eu insisti muito na questão da rotina e também falei sobre a importância de ler em voz alta para as crianças, de expô-las à escuta de histórias. Os pais que acompanham o blog começaram a encaminhar mensagens pedindo sugestões de livros. “Afinal, professor, o que eu devo ler em casa para os meus filhos?”.

No curso “Ensine Seus Filhos a Ler”, um curso de pré-alfabetização que eu ministro pela internet, costumo fazer indicações nas aulas ao vivo. Conversando com a minha equipe resolvemos trazer para vocês as indicações que fiz na última aula ao vivo do curso. Vocês vão receber com exclusividade uma parte do conteúdo do curso Ensine Seus Filhos a Ler.

O primeiro título que quero apresentar é “365 histórias de encantar – um conto para cada dia do ano”, de Maria Isabel Mendonça Soares, com publicação pela Editora Verbo Infantil. É uma obra sensacional para quem não tem muito tempo, mas quer manter uma rotina de leitura em casa. Você terá à disposição 365 histórias organizadas para ler para seu filho. As histórias contêm rimas, aliterações e muito material para alimentar o imaginário infantil. Quando comprei, estava bem barato, depois ficou caro no site da Estante Virtual e hoje não está mais disponível. Contudo trata-se de um investimento que vale à pena, caso você encontre algum exemplar.

Agora duas recomendações feitas pelo meu amigo Chico dos Bonecos, o famoso Francisco Marques, que também participa do curso Ensine Seus Filhos a Ler, com um bônus fenomenal sobre a arte de contar histórias. Para você que acompanhou a palestra do professor Nathan, em que ele indicou a importância de resgatar contos do nosso folclore, temos o livro “Literatura oral para infância e juventude – lendas, contos e fábulas populares no Brasil”, de Henriqueta Lisboa. Excepcional, livro interessantíssimo. Outra obra maravilhosa, também de Henriqueta Lisboa, é “O menino poeta”, que traz poesias fantásticas. Infelizmente as ilustrações não são tão belas, porém o texto vale muito à pena para as crianças.

Por último, gostaria de apresentar a vocês “Brasil for children”, de autoria de Francisco Marques e Estêvão Marques. Não sei se vocês conhecem o grupo Triii, que fez uma coletânea com 30 músicas do nosso folclore, letras belíssimas. Você poderá utilizá-las com seus filhos nos jogos de consciência fonológica. No curso indico esse material para os meus alunos porque as letras das músicas são um conteúdo valioso. No final do encarte, Chico dos Bonecos fez um texto com a explicação das origens das músicas, dos gêneros musicais, enfim, um trabalho fenomenal.

Reservei para hoje esses títulos, espero que tenham gostado das indicações!


Faça o download da versão em áudio e ouça essa dica quando quiser!

Assine nosso podcast no iTunes e receba gratuitamente nossos conteúdos em áudio. Assine em seu computador pelo link bit.ly/cesf-podcast. Siga-nos e deixe um review!


Participe da Jornada da Alfabetização em Casa. Acesse: https://goo.gl/LEV3Hd e faça parte desse evento online e gratuito que já transformou a vida de mais de 200.000 famílias!

Deixe suas dúvidas e opiniões aqui embaixo! Obrigado por compartilhar nosso conteúdo!

10 Comentários


  1. Oi pessoal,

    Sempre que possível sigo as recomendações aqui do blog. Resultado: Meu filho tem 18 meses e já conta com uma mini biblioteca “de peso”, com nomes como Cecília Meirelles, Mário Quintana, João Paulo Paes, Monteiro Lobato, Beatrix Potter, Harold Bloom, Edward Lear, entre outros. Dos livros acima só adquiri “Literatura oral para a infância e juventude”, e só consegui encontrar “365 histórias” digitalizado. “Brasil for children” e “O menino poeta” estão na lista de espera. Continuem esse trabalho maravilhoso de vocês. Nós mamães e as futuras gerações seremos eternamente gratas!

    Responder

  2. Adorei as indicações dos livros. Minha filha Caroline ama o grupo Triii. Eu sou encantada pelo Chico dos bonecos. Quero comprar todos os livros logo. Muito obrigada Carlos.

    Responder

  3. Olá Professor Nadalin, obrigada mais uma vez pelas suas dicas… Adoro ouvir e aprender!

    Keila – aluna do segundo ano de Pedagogia da Unesp Bauru.

    Responder

  4. Sou mãe e professora. Nunca pensei que seria difícil, pela minha profissão, esse momento de pré-alfabetização. Sou muito crítica com os métodos de alfabetização. Tenho sentido-me aliviada ao ver projetadas nos seus vídeos, Prof. Carlos minhas dúvidas e angústias! A sensação é de extremo alívio e amparo! Pretendo baixar o e.book “ontem” !! Muito obrigada pelos seus, se é que cabe a redundância, claros esclarecimentos! Deus te abençoe !

    Responder

  5. Olá! Assisti às indicações de livros no vídeo “4 excelentes livros infantis de que você provavelmente nunca ouviu falar”. Gostei das dicas, muito boas, obrigada. Gostaria de comentar também que as ilustrações do livro “O menino poeta”, do maravilhoso Nelson Cruz, são lindas e acompanham fielmente o tom da narrativa. Nelson Cruz é fera!! Grande abraço!

    Responder
    1. Pamela Arumaa

      Olá, Aliane.

      Testei aqui e abriu normalmente, deve ter sido algum problema temporário em sua internet ou navegador. Caso o problema persista, me escreva em [email protected]

      Abraços,
      Pâmela Arumaa – Suporte

      Responder

  6. Caro Prof. Carlos!
    Sou Pedagoga, formada pela PUC Minas há 6 anos, e tenho uma linda filha de 2 anos! Só agora descobri o seu blog e o seu curso de pré alfabetização. Por favor, quando haverá novas inscrições? Tenho pressa!!!! Sei que seu tempo é precioso, mas aguardo uma resposta! Muito obrigada!!!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *