8 Brinquedos Educativos para o Natal

Tempo de leitura: 5 minutos

O Natal está chegando e você não tem idéia do que dar de presente a seu filho? Confira estes 8 brinquedos que, além de divertidos, promovem o desenvolvimento cognitivo das crianças!

O Natal está chegando e você está preparando aquela famosa listinha de presentes. Eu também estou pensando nisso, porque tenho filhos e estou preocupado com o que comprar para eles. Com isso em mente, resolvi selecionar alguns jogos e brinquedos e indicá-los para você. Há brinquedos de vários preços e para várias idades.

Para selecionar esses jogos e brinquedos, utilizei um critério: além de divertidos, eles também melhoram as capacidades cognitivas de seus filhos. Com isso, eles vão aumentar o desempenho na resolução de tarefas escolares ou de atividades do dia-a-dia. Quando falamos em capacidades cognitivas temos de entrar no terreno das funções executivas. Vamos falar rapidamente sobre algumas delas.

A primeira habilidade chama-se controle dos impulsos e é muito importante para a resolução de atividades, pois, controlando os impulsos, as crianças vão pensar antes de agir. A segunda habilidade é o controle das emoções. As crianças precisam controlar os sentimentos para não reagirem de maneira exagerada a determinadas situações. Além disso, elas precisam de uma habilidade chamada de pensamento flexível. O que é isso? É a capacidade que dá à criança condições de se adequar e adaptar a situações inesperadas. Outra é a automonitoração: diante de situações e tarefas, a  criança tem de realizar uma monitoração das estratégias que deve abandonar e das que deve adotar para atingir um objetivo. São várias as habilidades que compõem as funções executivas. Ao brincar com um desses jogos, estará trabalhando ao menos alguma dessas habilidades.

Vamos começar!

Pega varetas. Trata-se de um jogo conhecido, mas que, em virtude da difusão do uso de tablets e celulares, hoje é pouco praticado pelas crianças. Ele exercita as habilidades citadas anteriormente. É barato e indicado para crianças acima de 3 anos. Contudo, se seu filho de 2 anos e meio consegue jogar, essa atividade é recomendada. Leve em conta sempre as capacidades e o desenvolvimento de seu filho. Para encontrar opções online para esse brinquedo, clique aqui.

Cilada, da Estrela. É o meu jogo favorito. Possui um tabuleiro e um estojo com 24 peças e 50 combinações possíveis. Além das habilidades que já mencionei, esse jogo exige que as crianças realizem processos de análise e síntese, que são fundamentais na pré-alfabetização e na alfabetização. A indicação é para crianças com mais de 6 anos. Para encontrar opções online para esse brinquedo, clique aqui.

Resposta Mágica, da Grow. Jogo indicado para crianças com mais de 4 anos, mas meu filho tem 3 anos e já brincou com todas as planilhas. O jogo é composto de várias cartelas, e em cada uma delas a criança precisa fazer associações entre as imagens como, por exemplo, abelha–mel, vaca–leite etc. Para encontrar opções online para esse brinquedo, clique aqui.

Lince, da Grow. Esse jogo tem tudo a ver com a última dica do blog, sobre discriminação visual. Por meio desse jogo as crianças vão aguçar sua percepção entre semelhanças e diferenças. Ele é composto de um tabuleiro que pode ser ajustado de acordo com a dificuldade. Nesse jogo, um participante tira um cartão, coloca-o sobre a mesa, e os demais participantes precisam rapidamente localizar no tabuleiro a imagem correspondente ao cartão. A indicação é para crianças de 5 anos, mas novamente já vi crianças de 3 ou 4 anos jogando-o. Para encontrar opções online para esse brinquedo, clique aqui.

Torre Inteligente. Composto de algumas peças e bases, nesse jogo as crianças devem montar uma torre seguindo indicações de cores e quantidades. Ele trabalha a concentração, a discriminação visual, o controle de impulsos, o controle emocional, a memória etc. Para encontrar opções online para esse brinquedo, clique aqui.

Cubos de Memória. Como o próprio nome já diz, esse jogo trabalha a memória das crianças. Ele e o jogo anterior podem ser encontrados no site da Brinquedos Carimbrás. Ele possui vários cubos com uma forma e uma cor em cada face. A criança precisa reproduzir os modelos usando os cubos, seguindo uma progressão de dificuldade. Com crianças pequenas você deve usar seqüências de 2 ou 3 blocos ou mais. A recomendação é para crianças entre 2 e 5 anos. Para encontrar opções online para esse brinquedo, clique aqui.

Mini Criativo Luk. Indicado a partir de 2 anos, é composto de 3 livros com imagens associadas a símbolos e 6 peças com os símbolos estampados. Vale muito a pena! É um jogo muito bom para trabalhar as funções executivas e outras habilidades. Para encontrar opções online para esse brinquedo, clique aqui.

Desafio das Cores, da Hergg. Um estímulo à coordenação e à memória. Esse jogo é muito bacana! Tem uma base e peças com cores. Durante os diferentes níveis, a criança vai desde o preenchimento aleatório do tabuleiro até o preenchimento conforme as cores. Para encontrar opções online para esse brinquedo, clique aqui.

Eu escolhi esses brinquedos não para fazer propaganda, mas porque eles realmente ajudam as crianças a aprimorar as funções executivas, que são importantíssimas para a resolução de atividades e na prática do dia-a-dia. Se você conhece algum brinquedo similar ou outros que também desenvolvem algumas das funções apresentadas neste vídeo, indique-os nos comentários. Quem sabe eu  gravo um novo vídeo com um compilado dos melhores jogos para desenvolver as habilidades das crianças!

No próximo vídeo falarei sobre atividades que você pode adotar para brincar com seus filhos durante uma viagem de carro, aproveitando os momentos em família para aprimorar as habilidades deles.

Fiquem com Deus e até a próxima!


Deixe suas dúvidas e opiniões aqui embaixo! Obrigado por compartilhar nosso conteúdo!

Receba em seu email nosso ebook “As 5 Etapas para Alfabetizar seus Filhos em Casa”, um guia completo e totalmente gratuito para introduzir seus filhos no universo da Alfabetização. Clique aqui: https://goo.gl/FDS4xU.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *