Acalmando seus Filhos: 3 Atividades de Vida Prática

Tempo de leitura: 5 minutos

Seu filho é muito agitado? Ajude-o a se acalmar e adquirir autocontrole com estas 3 atividades de vida prática. Elas também o deixarão preparado para tarefas que requerem mais concentração.

Hoje nós vamos falar rapidamente sobre atividades de vida prática!

Você que é pai sabe muito bem que as crianças são agitadas, gostam de se mexer, movimentam-se com muita freqüência, não param no lugar e gostam de mexer nas coisas. Com isso, nós adultos, de forma um tanto instintiva, começamos a limitar os movimentos das crianças. “Não faça isso!”, “desça daí” e assim por diante. Contudo nós precisamos auxiliá-las na coordenação desses movimentos para que elas, aos poucos, conquistem autodomínio e autocontrole, fiquem calmas e se normalizem.

Aqui entram em cena as atividades de vida prática, que podem ser inseridas em sua rotina sobretudo para preparar as crianças para alguma atividade. Por exemplo, você quer ler uma história para o seu filho, mas ele vive inquieto durante a leitura. Você pode acalmá-lo com as atividades de vida prática e depois introduzir outra atividade com a criança já mais calma e concentrada.

Eu conheci essas atividades quando li A educação do homem consciente, de Lubienska de Lenval.

Lubienska, como todo mundo sabe, é montessoriana e nesse livro fala sobre o método montessoriano. Não sou um montessoriano, mas admiro as atividades de vida prática que encontramos no método desenvolvido por Maria Montessori.

Escolhi então 3 atividades de vida prática para fazer uma demonstração. Pratico-as uma vez por semana com um grupo de 10 crianças por 20 a 25 minutos. Depois elas ficam obedientes e calmas.

Se você não tem um espaço próprio para a prática de tais atividades, basta reservar um cantinho neutro, sem muita estimulação, onde as crianças possam praticá-las.

1 – SEPARANDO OS FEIJÕES

Na primeira atividade as crianças utilizarão uma pinça. Precisaremos também de uma bandeja e três vasilhas. Você pode escolher vasilhas de plástico ou vidro, como preferir. Coloque dentro de uma delas feijões claros e escuros. Convide a criança a pegar os feijões com a pinça e separá-los segundo a cor, transferindo os mais escuros para uma vasilha e os mais claros para outra. É uma atividade muito simples, em que as crianças demoram 3 ou 4 minutos, conforme a idade. Você perceberá que seu filho ficará bastante tranqüilo.

E se ele começar a fazer essa atividade e logo abandoná-la? Isso é um sinal de que ele ainda não está normalizado. Isso pode acontecer no início. Mas o que é uma criança normalizada? A criança normalizada é aquela que tem um controle de si e consegue fazer a mesma coisa durante muito tempo. No começo é comum as crianças pegarem dois ou três caroços de feijão e já ficarem olhando para outras atividades. Trata-se de um sinal de que a criança ainda não está normalizada. O que fazer nesse caso? Você pode passar para outra atividade, porém o importante é manter a rotina de dia após dia praticar atividades de vida prática.

Nas famílias com mais de uma criança, é interessante notar que os filhos começam a olhar as atividades uns dos outros. Assim, ao ver que um irmão faz a atividade por mais tempo, o outro irmão pode se esforçar mais nos próximos dias para fazer também.

Uma dica importante: demonstre a atividade para o seu filho e não fique falando muito. Uma vez feita a atividade, a criança vai simplesmente imitar a demonstração. Se ela errar, demonstre de novo. Não fique falando “faça isso” ou “faça aquilo”, demonstre o que quer que a criança faça.

2 – TRANSVASANDO LÍQUIDOS

Na segunda atividade trabalharemos com líqüidos. A atividade se chama “transvasar líqüidos”. Você precisará de uma bandeja, duas jarrinhas de cerâmica e uma esponja. Você também pode colocar um corante alimentício na água: as crianças adoram. Os corantes podem ser das mais diversas cores. Primeiro, demonstre a atividade para seu filho. Mostre a jarra e a alça e destaque onde ele deve segurar. Então a criança deverá passar a água de uma jarra para a outra e, caso derrame, usar a esponja para limpar a jarra ou a bandeja.

3 – ABOTOANDO

A terceira e última atividade envolve um quadro de abotoar. Você pode confeccionar um desses em sua casa ou usar um casaco com botões grandes para que a criança aprenda a abotoar e desabotoar. Ela terá de usar o movimento de pinça com os dedos e você demonstrará como desabotoar e abotoar. Essa atividade é a mais difícil? Bem, penso que devemos começar com os sólidos e passar para os líqüidos. Essa última atividade é intermediária entre sólidos e líquidos, pois os líqüidos são mais difíceis de controlar. Meu filho, contudo, demorou mais para desabotoar do que para verter água de uma jarra para outra.

Neste vídeo eu trouxe algumas atividades de vida prática que são importantes para a coordenação dos movimentos, mas sobretudo para normalizar as crianças, acalmá-las, prepará-las para outra atividade que exigirá um pouco mais de atenção e concentração.

Fiquem com Deus e até a próxima!


Deixe suas dúvidas e opiniões aqui embaixo! Obrigado por compartilhar nosso conteúdo!

Receba em seu email nosso ebook “As 5 Etapas para Alfabetizar seus Filhos em Casa”, um guia completo e totalmente gratuito para introduzir seus filhos no universo da Alfabetização. Clique aqui: https://goo.gl/FDS4xU.

3 Comentários


  1. Boa noite, professor! Você tem atividades para crianças que estão na faixa etária de 1 ano e 8 meses?

    Responder

  2. Excelente apresentação de atividades de vida prática, sempre orientei os professores a trabalharem com atividades de vida prática dessa forma!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *