B-b-b-Brincando com as Palavras no Mercado

Tempo de leitura: 2 minutos

Neste vídeo vou apresentar a você uma atividade que faço com meu filho quando vamos ao mercado. Nesta atividade convidamos a criança a identificar e isolar o som inicial das palavras. Uma atividade muito interessante que pode ser praticada por crianças entre 3 e 6 anos, ou até mesmo por crianças mais velhas. Praticando esta atividade, as crianças começam a entender que as palavras são formadas por pequenas unidades: os fonemas – que neste vídeo, para facilitar nossa compreensão, chamarei de sons.

Com um saco de farinha, por exemplo, pergunte:

_ Filho, o que é isto?

_ Farinha!

_ Farinha começa com qual som?

_ /f/

Assim, no futuro, praticando esta  e outras atividades, as crianças serão capazes de associar esses sons às letras, dando um passo decisivo no aprendizado da leitura. E por quê? Porque no aprendizado da leitura as crianças precisam juntar, reunir, os sons às letras que os representam.  

Quando vamos ao supermercado, meu filho pega alguns produtos nas prateleiras. Então aproveito a oportunidade para pedir a ele que diga o nome de cada produto e depois para isolar o som inicial de cada produto.

Por que começar isolando o som inicial das palavras? Porque o som inicial é mais fácil de ser percebido, mas mesmo assim no começo as crianças podem apresentar dificuldade nessa tarefa, e isso é até natural. Uma maneira de auxiliá-las é estender o som inicial, prolongando o som inicial de cada palavra para as crianças.

No começo, escolha palavras cujo som inicial seja contínuo, isto é, passível de ser prolongado como /v/, /f/, /m/ e assim por diante. Note que esses sons podem ser sustentados por mais tempo, o que facilita e muito a compreensão das crianças.

É claro que, com o passar do tempo, você pode inserir palavras cujo som inicial não seja tão fácil de ser percebido, como /g/, /k/ ou /d/. Nestes casos, ao invés de prolongar os sons iniciais, repita-os.

Uma observação importante: nesta atividade seu filho deve identificar e isolar o som inicial e não o nome da letra inicial de cada palavra. Nós não queremos aqui, por exemplo, que seu filho diga que o nome da primeira letra da palavra ‘vassoura’ é ‘vê’. Não! Ele deve se concentrar única e exclusivamente no som inicial das palavras que ouvir. O estudo das letras, do nome das letras, virá depois que ele já estiver familiarizado com os sons das letras.

Espero que a partir de agora você leve seu filho para passear e de forma muito descontraída encoraje-o a isolar o som inicial das mais diversas palavras.

Então é isso. Fique com Deus e até a próxima.  


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3 Comentários

    1. Pâmela Arumaa

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