5 Dicas para Organizar uma Rotina de Atividades com Seus Filhos

Tempo de leitura: 6 minutos

Uma das grandes dificuldades encontradas por pais e mães que querem alfabetizar os filhos em casa é saber como inserir atividades em um dia-a-dia geralmente muito corrido. Por essa razão, buscam uma rotina adequada para poder se organizar melhor. De fato, ter uma rotina pré-definida é essencial para um resultado satisfatório na alfabetização dos pequenos, tanto para pais com pouco tempo disponível, quanto para as mamães que têm a oportunidade de ficar em casa com os filhos. Quem trabalha fora dispõe de pouco tempo livre e, se não administrar o tempo que lhe resta, não há como avançar. Da mesma forma, quem fica em casa pode se perder entre os inúmeros afazeres domésticos e cuidados com as crianças, como banho, alimentação, sono etc., e é muito fácil chegar ao fim do dia sem ter feito sequer uma leitura em voz alta para os filhos.

Escrevo justamente para incentivar você a construir uma rotina que beneficie seus filhos, inserindo nela as atividades que o professor Carlos Nadalim propõe tanto aqui no blog como no curso Ensine seus Filhos a Ler e que ajudarão na alfabetização e no desenvolvimento intelectual.

Antes de começar, gostaria de salientar que cada família tem suas peculiaridades, seu ritmo, seu estilo de vida, por isso não existe um cronograma mágico ou rotina perfeita que funcione para todas elas. Portanto, darei apenas algumas dicas para que você mesmo elabore uma rotina totalmente exclusiva para a sua família se organizar melhor e poder desfrutar os resultados das atividades. Isso esclarecido, vamos às dicas:

  • Defina seus objetivos. Comece devagar, escolha objetivos possíveis conforme a sua realidade e a de seus filhos. Aqui em casa, por exemplo, o objetivo da vez é que meu filho de 5 anos leia um livrinho de palavras simples e frases curtas de 20 páginas em duas semanas. Ele já consegue ler palavras pequenas, então é um objetivo possível para nós, levando em consideração o nível em que ele está, a quantidade de páginas e complexidade do livro, o nosso tempo disponível etc. Conheço meu filho e sei que geralmente ele tem pouca disposição; também levei isso em consideração e dei-lhe um tempo um pouco maior.  A idéia é escolher os objetivos de acordo com a sua realidade, nem impossíveis – para não nos frustrar e a nossos filhos – nem fáceis demais – o que acabaria rapidamente com o interesse das crianças, que amam desafios.  Pensando nisso, escolha quais atividades você quer inserir na rotina. Se vocês ainda não fazem leitura em voz alta em casa, sugiro que comecem o quanto antes!
  • Coloque tudo no papel. Liste todas as suas tarefas e quanto tempo gastam em cada uma delas. Se for preciso, observe durante alguns dias os seus horários, tire uma média do tempo necessário para cada atividade (quanto tempo é gasto em deslocamentos, quanto tempo se leva para preparar o almoço etc.) e faça um cronograma. Feito isso, você vai saber com mais precisão quanto tempo vocês têm disponível para realizar as atividades que desejam incluir na rotina de seus filhos.
  • Aproveite cada segundo. Prepare o almoço recitando uma poesia para a criança, ajude-a a decorar uma parlenda enquanto lhe dá banho, aproveite o tempo do percurso até a escola para fazer uma brincadeira de memória auditiva, ponha áudios de histórias infantis para escutarem no carro – o que, entre outros benefícios, costuma deixar as crianças mais tranqüilas durante o trajeto. Indico particularmente a Coleção Disquinho, com suas histórias antigas e muito divertidas. Aproveite, enfim, aqueles momentos em que não estamos totalmente disponíveis, mas que podem se tornar muito produtivos.
  • Prepare as atividades com antecedência. Já que cada tempinho é precioso, não perca o tempo que você reservou para uma atividade procurando materiais ou selecionando um livro para a leitura. Faça tudo isso antes e, quando chegar o momento de realizar as atividades, você terá tudo preparado e ao seu alcance.
  • Faça parcerias. A mais importante e eficaz parceria da qual a criança pode se beneficiar é a dos pais. Por isso é importantíssimo trabalharem juntos, com o mesmo objetivo. Mas outras parcerias são também muito bem-vindas. Há crianças que ficam com a avó enquanto os pais trabalham; nesse caso, deixe sempre um livro bem legal para a vovó ler com o netinho, isso também vai fortalecer os laços afetivos entre eles e com certeza vão gostar. Deixe também alguma atividade interessante, como áudio-livros infantis ou ensine uma brincadeira divertida de treinamento de memória auditiva para a vovó ou para a babá, se for o caso, para fazerem com as crianças de vez em quando e evitar que os pequenos fiquem o tempo inteiro na frente da TV, no celular ou videogame.

Espero que com essas dicas você consiga se organizar melhor e dedicar um pouco de tempo para as atividades com seus filhos. Finalizo com apenas mais algumas observações.

Não se frustre se algumas vezes você não conseguir cumprir o cronograma à risca. A vida moderna é muito dinâmica e imprevistos acontecem. Uma gripe, uma visita, mudanças no horário de trabalho, tudo isso pode nos tirar de nossa rotina. Na minha casa nem tudo dá certo todos os dias, mas tenho os horários todos no papel pregado à parede ao alcance dos meus olhos, para que eu, assim que possível, volte a eles e faça as adaptações necessárias. Antes de lançar mão desse recurso, ficava totalmente perdida.

Nos dias em que, por algum motivo, saímos completamente da rotina, tento manter ao menos a leitura de histórias em voz alta antes de dormir, isso já é “sagrado” e as crianças nos cobram sempre.  Portanto, se algo lhe tirar da rotina, mantenha a calma! Amanhã o sol nascerá de novo e você terá outra oportunidade. Não desista! Se a qualquer momento você perceber que os horários que você estabeleceu não se “encaixam” mais em sua realidade, fique à vontade, a rotina é toda sua e você é livre para alterá-la. Agora é só começar! Arregace as mangas e crie uma rotina exclusiva para a sua família.


Um abraço e até a próxima!


Deixe suas dúvidas e opiniões aqui embaixo! Obrigado por compartilhar nosso conteúdo!

Receba em seu email nosso ebook “As 5 Etapas para Alfabetizar seus Filhos em Casa”, um guia completo e totalmente gratuito para introduzir seus filhos no universo da Alfabetização. Clique aqui: https://goo.gl/FDS4xU.

2 Comentários


  1. Parabéns! !!
    Sou mãe e uma menina de quase 10 anos. E já acho difícil. E por isso que sempre procuro ler sobre assuntos de maternidade e pais e filhos.
    E como educar nossos pequenos no mundo de hoje.
    Parabéns Larissa espero poder ler mais seus artigos.

    Responder

    1. Obrigada Mylena, continue acompanhando o blog, tenho certeza que vai encontrar várias dicas, 😉
      Abraço!

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *