Como Aumentar a Atenção de seus Filhos Durante a Leitura Partilhada de Histórias?

Tempo de leitura: 4 minutos

Como aumentar a atenção de seus filhos durante a leitura partilhada de histórias? Muitos pais nos escrevem com essa dúvida, pois notam que seus filhos se dispersam com facilidade. No vídeo de hoje, sugiro 2 atividades bem divertidas para aumentar a atenção dos pequenos. Assista e pratique!

Recebi uma mensagem de um pai que está preocupado com as reações de seu filho durante a leitura em voz alta: “Carlos, meu filho parece que vive no ‘mundo da lua’ enquanto eu leio para ele. Como aumentar a sua atenção auditiva?”. É sobre esse tema que vou tratar hoje.

O que fazer para aumentar a atenção auditiva de seu filho durante a leitura em voz alta? Num primeiro momento você pode convidá-lo a se sentar diante de você e pedir para que feche os olhos. Então você dirá: “Filho, hoje eu vou ler novamente a fábula da cigarra e da formiga, que já li tantas vezes. Toda vez que eu disser ‘cigarra’, você levantará a mão”. Dê um exemplo antes, não faça como os construtivistas que acham que a criança vai entender tudo por si mesma. Comece a ler em voz alta e você perceberá por meio do levantar de mão se seu filho está prestando atenção ou não na história. Se você achar que isso é muito fácil, use mais palavras. Por exemplo, em vez de levantar a mão apenas quando disser “cigarra”, peça para que ele levante a mão todas as vezes que ouvir as palavras “cigarra” e “formiga”. Muito fácil, não?

E as crianças pequenas, que precisam de apoio visual? Simples, coloque a criança no seu colo, leia diante dela e use a ilustração como apoio. Diga: “Todas as vezes que eu disser ‘formiga’, você vai apontar para a formiga”. Assim, a criança, em vez de reagir apenas ao que ouve, pode se apoiar nas imagens e ilustrações do livro.

Agora uma dica da qual as crianças gostam muito: escolha um texto conhecido, com o qual a criança já tenha contato. Vou usar a canção “Salve o sol”, do CD Brasil for Children, do Chico dos Bonecos e do Estêvão Marques.

Salve o sol! Salve o sol!

O sol da nossa Terra!

Vem surgindo, vem surgindo

Atrás da verde serra

O que você pode fazer com esse texto simples? Pode treinar algo muito importante. A criança cria a expectativa de que você leia certas palavras, porque ela já conhece o texto. Você, contudo, vai substituir uma palavra do texto por outra. A criança já conhece a música, você já leu o texto para ela e num segundo momento você começa então a fazer as trocas, usando várias palavras. Por exemplo, você vai dizer “Salve o sal!” e a criança vai corrigir: “Não, não é salve o sal, é salve o sol”, e você pede desculpas. Continue lendo e trocando as palavras para que seu filho siga corrigindo. É uma atividade muito divertida para as crianças e, divertindo-se, elas também demonstram que estão atentas ao texto.

Você pode adotar outras estratégias. Por exemplo, você pode inverter os versos e a criança identificará as trocas ou inversões. São vários os exercícios que podem ser aplicados para aumentar a atenção das crianças e para fazer também uma espécie de diagnóstico, a fim de saber se a criança está acompanhando realmente o que você está lendo ou não. Acredito que com isso será possível corrigir tal problema e trazer as crianças de volta do “mundo da lua”.


Acesse abaixo a versão em áudio e faça o download para poder ouvir as dicas e atividades do prof. Carlos sempre que desejar.

Assine nosso super-mega-chique podcast no iTunes e receba nossos conteúdos em áudio, para escutar as dicas no carro ou em casa, pelo celular. Assine diretamente em seu computador pelo link bit.ly/cesf-podcast. É 100% gratuito. Se você quiser assinar pelo iphone, basta acessar o app “Podcasts”, que vem instalado no aparelho, e procurar por “Como Educar seus Filhos”. Caso você use Android, basta baixar o app Podcast Addict no Google Play e também fazer a busca por “Como Educar seus Filhos”. Além de publicarmos as versões em áudio de nossos conteúdos, produziremos conteúdos exclusivos para o podcast. Assine e deixe um review!


Se gostar do vídeo, não deixe de compartilhá-lo com seus amigos. Caso tenha alguma dúvida, comente aqui embaixo!
Se quiser receber em seu email nosso ebook ‘As 5 Etapas para Alfabetizar seus Filhos em Casa’ clique aqui: https://goo.gl/FDS4xU.

9 Comentários


  1. Carlos, boa tarde !
    Tenho um menino de 3 anos essa técnica funciona com ele ?

    Responder

  2. Que interessante, mesmo sem saber da técnica eu já fazia com a minha filha, trocando palavras de histórias ou de músicas já conhecidas por ela. Ela sempre me repreende… “não é assim mamãe”… rs… muito bacana. Vou tentar a dos olhos fechados tb!

    Responder
    1. Pâmela Arumaa

      Que legal, Letícia. É isso aí, está no caminho certo.

      Abraços.

      Responder

  3. Super dica, vou começar a por em prática, já que percebo em minha filha um certo desinteresse por leitura, na verdade não consigo detectar se é desinteresse ou falta de concentração mesmo, ou talvez a maneira a qual leio não lhe agrade muito rsrsrs…voltarei a postar daqui umas semanas, para contar o resultado.

    Responder

  4. Nossa muito legal, tem dias que preciso deste exercicio para que meu filhão de 4 anos preste atenção no livro. Ele está muito bem, estes dias depois de ler um livro várias vezes ele contava a historia sozinho em cada página que nós viravamos… detalhe não podiamos ajudar em nada. Ele se esforçou e foi maravilhosamente bem e contou um livro inteiro.
    Baste ensinar umas 2 ou 3 vezes que ele assimila como um esponjinha… claro que ainda tropeça em algumas letras… mas para 4 anos acho que está muito mas muito bom e só tende a melhorar com os exercicios e a apostila.
    Obrigada por compartilhar.
    Abraços

    Responder

    1. Muito boa dica…
      Também vejo que a minha filha nao presta atençao..
      Vou usar esses dics.
      Abs!
      André.

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *