Como Aumentar a Atenção de seus Filhos Durante a Leitura Partilhada de Histórias?

Tempo de leitura: 4 minutos

Como aumentar a atenção de seus filhos durante a leitura partilhada de histórias? Muitos pais nos escrevem com essa dúvida, pois notam que seus filhos se dispersam com facilidade. No vídeo de hoje, sugiro 2 atividades bem divertidas para aumentar a atenção dos pequenos. Assista e pratique!

Recebi uma mensagem de um pai que está preocupado com as reações de seu filho durante a leitura em voz alta: “Carlos, meu filho parece que vive no ‘mundo da lua’ enquanto eu leio para ele. Como aumentar a sua atenção auditiva?”. É sobre esse tema que vou tratar hoje.

O que fazer para aumentar a atenção auditiva de seu filho durante a leitura em voz alta? Num primeiro momento você pode convidá-lo a se sentar diante de você e pedir para que feche os olhos. Então você dirá: “Filho, hoje eu vou ler novamente a fábula da cigarra e da formiga, que já li tantas vezes. Toda vez que eu disser ‘cigarra’, você levantará a mão”. Dê um exemplo antes, não faça como os construtivistas que acham que a criança vai entender tudo por si mesma. Comece a ler em voz alta e você perceberá por meio do levantar de mão se seu filho está prestando atenção ou não na história. Se você achar que isso é muito fácil, use mais palavras. Por exemplo, em vez de levantar a mão apenas quando disser “cigarra”, peça para que ele levante a mão todas as vezes que ouvir as palavras “cigarra” e “formiga”. Muito fácil, não?

E as crianças pequenas, que precisam de apoio visual? Simples, coloque a criança no seu colo, leia diante dela e use a ilustração como apoio. Diga: “Todas as vezes que eu disser ‘formiga’, você vai apontar para a formiga”. Assim, a criança, em vez de reagir apenas ao que ouve, pode se apoiar nas imagens e ilustrações do livro.

Agora uma dica da qual as crianças gostam muito: escolha um texto conhecido, com o qual a criança já tenha contato. Vou usar a canção “Salve o sol”, do CD Brasil for Children, do Chico dos Bonecos e do Estêvão Marques.

Salve o sol! Salve o sol!

O sol da nossa Terra!

Vem surgindo, vem surgindo

Atrás da verde serra

O que você pode fazer com esse texto simples? Pode treinar algo muito importante. A criança cria a expectativa de que você leia certas palavras, porque ela já conhece o texto. Você, contudo, vai substituir uma palavra do texto por outra. A criança já conhece a música, você já leu o texto para ela e num segundo momento você começa então a fazer as trocas, usando várias palavras. Por exemplo, você vai dizer “Salve o sal!” e a criança vai corrigir: “Não, não é salve o sal, é salve o sol”, e você pede desculpas. Continue lendo e trocando as palavras para que seu filho siga corrigindo. É uma atividade muito divertida para as crianças e, divertindo-se, elas também demonstram que estão atentas ao texto.

Você pode adotar outras estratégias. Por exemplo, você pode inverter os versos e a criança identificará as trocas ou inversões. São vários os exercícios que podem ser aplicados para aumentar a atenção das crianças e para fazer também uma espécie de diagnóstico, a fim de saber se a criança está acompanhando realmente o que você está lendo ou não. Acredito que com isso será possível corrigir tal problema e trazer as crianças de volta do “mundo da lua”.


Faça o download da versão em áudio e ouça essa dica quando quiser!

Assine nosso podcast no iTunes e receba gratuitamente nossos conteúdos em áudio. Assine em seu computador pelo link bit.ly/cesf-podcast. Siga-nos e deixe um review!


Deixe suas dúvidas e opiniões aqui embaixo! Obrigado por compartilhar nosso conteúdo!

Receba em seu email nosso ebook “As 5 Etapas para Alfabetizar seus Filhos em Casa”, um guia completo e totalmente gratuito para introduzir seus filhos no universo da Alfabetização. Clique aqui: https://goo.gl/FDS4xU.

12 Comentários


  1. Gostaria de saber se há algo que possa ser feito por uma “criança” de 13 anos com dificuldade de leitura. Meu filho lê com dificuldade. Já foi a vários profissionais e nada é detectado, dislexia, TDAH, etc. Ele cansa rápido e à medida que vai lendo, a leitura vai piorando e os erros vão aparecendo. O que posso fazer?
    PS: Tem astigmatismo forte.

    Responder

  2. Outra coisa legal que meu filho e eu fazemos durante a leitura (já que ele costuma pedir que eu leia o mesmo livro milhões de vezes rs), é que eu começo a ler e espero ele completar a frase. Incrível como ele sabe histórias inteiras de cor.

    Responder

  3. Meu filho já tem 5 anos, e desde que nasceu leio pra ele. Poucas vezes ele se desconcentra. Lemos muito, todo dia. Mas todo dia a noite lemos uma lição bíblica, é a mesma história a semana toda. Pra ele não cansar eu cada dia leio com uma entonação diferente (isso vale com outros livros tb), às vezes incluo um som ou gesto na leitura. Outro dia não conto, apenas faço perguntas a ele na sequência da história. ou peço pra ele me contar, ou fazemos a mímica. Tem dado muito resultado tb. Amo seu blog e procuro seguir suas dicas. Tem sido muito bom. Obrigada.

    Responder

  4. Carlos, boa tarde !
    Tenho um menino de 3 anos essa técnica funciona com ele ?

    Responder

  5. Que interessante, mesmo sem saber da técnica eu já fazia com a minha filha, trocando palavras de histórias ou de músicas já conhecidas por ela. Ela sempre me repreende… “não é assim mamãe”… rs… muito bacana. Vou tentar a dos olhos fechados tb!

    Responder

    1. Que legal, Letícia. É isso aí, está no caminho certo.

      Abraços.

      Responder

  6. Super dica, vou começar a por em prática, já que percebo em minha filha um certo desinteresse por leitura, na verdade não consigo detectar se é desinteresse ou falta de concentração mesmo, ou talvez a maneira a qual leio não lhe agrade muito rsrsrs…voltarei a postar daqui umas semanas, para contar o resultado.

    Responder

  7. Nossa muito legal, tem dias que preciso deste exercicio para que meu filhão de 4 anos preste atenção no livro. Ele está muito bem, estes dias depois de ler um livro várias vezes ele contava a historia sozinho em cada página que nós viravamos… detalhe não podiamos ajudar em nada. Ele se esforçou e foi maravilhosamente bem e contou um livro inteiro.
    Baste ensinar umas 2 ou 3 vezes que ele assimila como um esponjinha… claro que ainda tropeça em algumas letras… mas para 4 anos acho que está muito mas muito bom e só tende a melhorar com os exercicios e a apostila.
    Obrigada por compartilhar.
    Abraços

    Responder

    1. Muito boa dica…
      Também vejo que a minha filha nao presta atençao..
      Vou usar esses dics.
      Abs!
      André.

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *