Como Fazer um Mosaico com as Crianças

Tempo de leitura: 3 minutos

O mosaico é uma técnica muito antiga que vários povos utilizaram para decorar pisos, paredes e tetos. Ela foi muito comum entre gregos e romanos e ganhou destaque mais tarde, no Império Bizantino, adornando o interior de igrejas como a Basílica de Santa Sofia, em Constantinopla (atualmente Istambul).

Um mosaico era feito de centenas ou milhares de seixos ou pastilhas, chamadas tesselas. Essas pastilhas – geralmente de pedra, cerâmica ou vidro – eram dispostas de maneira a formar composições abstratas, geométricas ou figurativas (animais, figuras humanas, objetos, cenas) e unidas por diferentes tipos de argamassa.

Ainda hoje o mosaico é usado com fins decorativos, na confecção de pisos, paredes, tampos de mesas, bandejas, etc. Com as crianças, antes de arriscar fazer um mosaico de azulejos, sugerimos um mosaico de papel. É simples e divertido e as crianças podem participar de todas as etapas do processo.

Material:

  • Tesoura
  • Lápis
  • Cola em bastão
  • Papel preto (tamanho A4 ou A3)
  • Papel colorido (várias cores)

Fazendo o mosaico

1. Com o lápis, faça um esboço de uma figura à sua escolha sobre o papel preto. Pode ser um animal, uma flor, uma paisagem, o sol… Se você não sabe desenhar, copie o desenho desejado no papel de seda e depois transfira-o para o papel preto.

2. Planeje com a criança as cores que vocês usarão para preencher a figura.

3. Corte quadrados de 1 a 2,5 cm de diâmetro no papel colorido – escolha o tamanho das peças de acordo com a idade da criança e sua habilidade com a tesoura.

Uma sugestão para as crianças pequenas: faça a marcação dos quadrados a lápis no papel colorido; diga à criança para recortar primeiro as tiras horizontalmente e depois recortar os quadradinhos em cada tira. Use uma tesoura apropriada e segura para crianças.

4. Cole as peças de papel na cartolina preta, conservando um pequeno espaço entre elas. Comece colando peças no contorno do desenho. Depois preencha o interior da figura. Use pouca cola para não sujar o mosaico.

5. Se necessário, use peças menores e/ou em formas diferentes (triângulos, retângulos, etc.) para preencher os espaços vazios.

6. Ajude a criança sempre que ela precisar, mas não faça tudo no lugar dela na ambição de obter um mosaico perfeito.

7. Espere secar e… pronto!

8. Para que as peças não se soltem do papel, uma dica é aplicar goma laca incolor com um pincel e deixar secar.

Crianças acima de 7 anos conseguem fazer um mosaico em apenas 1 dia. Mas as menores provavelmente se cansarão da atividade depois de 15 ou 20 minutos. Nesse caso, para completar o mosaico poderão ser necessários 3 dias ou mais.

Uma idéia interessante é fazer uma reprodução em papel de um mosaico antigo, usando uma fotografia como base. Aqui usamos este fragmento de um mosaico bizantino da Basílica Eufrasiana, em Porec, Croácia:


Deixe suas dúvidas e opiniões aqui embaixo! Obrigado por compartilhar nosso conteúdo!

Receba em seu email nosso ebook “As 5 Etapas para Alfabetizar seus Filhos em Casa”, um guia completo e totalmente gratuito para introduzir seus filhos no universo da Alfabetização. Clique aqui: https://goo.gl/FDS4xU.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *