Como Funciona o Sono das Crianças?

Tempo de leitura: 4 minutos

Como você pode ajudar seus filhos a dormirem melhor? O que pode atrapalhar o sono das crianças? Confira estas dicas preciosas do dr. Italo Marsili!

Hoje quero te ajudar a entender um pouco como funciona o sono. Vamos pensar no seguinte: dentro da nossa cabeça há uma glândula chamada pineal. Assim como vários órgãos do nosso corpo, a pineal vai amadurecendo ao longo da nossa vida. A pineal secreta um hormônio chamado melatonina que nos ajuda a adormecer e a dormir com qualidade.

Quando um bebê nasce – você que é pai ou mãe deve saber bem disto – ele não está sincronizado com os horários, troca o dia pela noite e dorme em horários alternados. O bebê não faz distinção entre dia e noite e não tem aquele estirão de sono. Pois bem, até os 6 meses os bebês ainda estão amadurecendo a glândula pineal e os níveis de melatonina produzido é muito baixo. Por isso, bebês muito pequenos não são capazes de dormir direito. Precisamos ter paciência mesmo.

Nós podemos aplicar uma série de técnicas para que nosso bebê durma, mas vamos perceber que ele só irá dormir, efetivamente, durante a noite e ficar desperto durante o dia após os 6 meses. Uma das explicações é esta: a pineal ainda não está madura.

Numa etapa posterior, que vai dos 5 aos 19 anos, ocorre o amadurecimento puberal da criança e do adolescente. Nessa fase, entre os 5 e os 19 anos, é muito importante que crianças e adolescentes consigam dormir bem. O desenvolvimento e o amadurecimento puberal de crianças e adolescentes dependem muito dos níveis de melatonina no organismo. Devemos ter uma especial atenção ao sono das crianças!

Como podemos ajudar para que a pineal produza melatonina de modo adequado e eficiente? Como a pineal funciona? Enquanto há luzes acesas, a pineal desliga. Com as luzes apagadas a pineal produz melatonina. Devemos estar atentos ao sono de crianças, adolescentes e adultos para o seguinte ponto: se adormecermos em um ambiente que tem qualquer estímulo luminoso – um display da impressora, um ponto de luz do roteador de internet ou se dormimos com a TV ligada ou nossos filhos adormecem assistindo a filmes – não ajudamos a pineal a funcionar direito. O estímulo luminoso acaba “desligando” a pineal. No momento em que a pineal deveria estar produzindo melatonina, ela deixa de fazer isso.

A criança pode até adormecer, mas o sono dela é um sono sem qualidade. E qual o problema de ter um sono sem qualidade nessa idade? O problema é o seguinte: alguns artigos científicos mostram que um bom desenvolvimento puberal – da função testicular e da função ovariana, por exemplo – ocorre melhor com níveis ótimos de melatonina. Devemos estar atentos a isso se quisermos que nossos filhos passem por essa fase da melhor forma possível. Devemos estar atentos a esses detalhes do nosso quarto.

Quais são as dicas práticas? Devemos evitar ao máximo adormecer em um ambiente iluminado – inclusive nós adultos que também precisamos da melatonina -, mas principalmente as crianças. Devemos tomar cuidado para que as crianças não adormeçam em ambientes claros e luminosos no período da noite, pois é nesse período que a pineal deve produzir a melatonina. Zele para que o quarto de seu filho – e para que o seu – esteja realmente escuro na hora de dormir. Verifique as janelas e cortinas, tape as pequenas luzes que ficam acesas em seu quarto e perca o hábito, caso ele exista, de adormecer vendo TV, o Iphone ou o Ipad.

Se fizermos isso  podemos garantir que o ambiente de sono estará excelente e que o sono da criança, do adolescente e do adulto terá qualidade.

Espero que você tenha entendido essas dicas simples sobre o sono e possa colocá-las em prática hoje mesmo. Caso você queira que eu fale mais sobre a afetividade infantil e a harmonia familiar, deixe sua sugestão de tema aqui embaixo.

Até mais!


Faça o download da versão em áudio e ouça essa dica quando quiser!

Assine nosso podcast no iTunes e receba gratuitamente nossos conteúdos em áudio. Assine em seu computador pelo link bit.ly/cesf-podcast. Siga-nos e deixe um review!


Deixe suas dúvidas e opiniões aqui embaixo! Obrigado por compartilhar nosso conteúdo!

Para assistir à aula sobre como criar filhos obedientes, tranquilos e felizes, clique aqui: http://bit.ly/2sqdmfz

7 Comentários


  1. Obrigada pelas dicas! Aliás, nós as temos seguido a risca desde sempre, porém o problema que enfrentamos é que nossa filha (3 anos e 8 meses) parece ter pavor de dormir. O sono bate à porta e ela não se entrega facilmente. Ao que indica, não quer “perder” um minuto do seu tempo dormindo. Como podemos ajudá-la a gostar do sono?

    Responder

  2. Boa tarde!
    Gostei muito da explicação, simples e objetiva.
    Já praticava agora vou observar a claridade nos quartos mais ainda.
    obrigada.

    Responder

  3. Boas dicas do Dr. Italo! No entanto, gostaria de um esclarecimento sobre o momento em que o escuro é necessário. Tenho um filho de 4 anos e ele não consegue adormecer no quarto totalmente escuro, pois fica com um pouco de medo. Então eu acendo a luz do banheiro e deixo a porta com uma pequena abertura, para entrar um pouco de luminosidade no quarto. Quando adormece, eu apago essa luz, deixando-o então totalmente no escuro. Neste caso, há algum problema? Adormecer com uma luz fraquinha e depois ficar no escuro? Se sim, o que eu poderia fazer para ajudá-lo a adormecer no escuro total? Usar uma luz de outra tonalidade (vermelha, por exemplo), no início do processo, seria uma boa ideia?

    Responder

  4. Quero receber informação sobre “afetividade infantil e a harmonia familiar”.

    Responder

  5. A única questão que pode atrapalhar o sono das crianças é o sono?
    Acho que o tema sono é MUITO problemático para todos, bebês e pais. Senti uma lacuna na sua explicação para bebês com mais de 6 meses até os 5 anos.
    Mesmo dormindo com o quarto escuro o sono do meu filho não é tranquilo, ele acorda várias vezes durante a noite, chorando e na maioria de maneira escandalosa. Ele tem 1 ano e 8 meses e estamos exautos. É motivo constante de discussão e desarmonia por aqui.

    Responder

  6. Incrível, Dr. Ítalo! Fizemos o teste com a minha filha de 2 anos e 2 meses. Ela estava acordando uma média de 2 a 3 vezes na madrugada e sempre tivemos por hábito deixar um abajour com luz rosa para o quarto não ficar completamente escuro. Assim, ela não ficaria com medo se acordasse. Essa foi a primeira noite que deixamos o quarto completamente escuro e deixei apenas a cortina do quarto aberta minimamente para entrar luz ao amanhecer. Ela dormiu a noite toda e só acordou as 6h da manhã. Seu vídeo renovou a esperança aqui em casa! Muito obrigada e que Deus abençoe sua família e sua vocação!

    Responder

  7. Olá, quando seu filho de três anos não dorme se estiver tudo escuro, o que fazer? Se desligarmos tudo ele acorda a noite pedindo para ligar.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *