Como Lidar com Crianças que Fazem Muita Birra?

Tempo de leitura: 3 minutos

Muitos pais nos perguntam: “Como lidar com crianças que fazem muita birra, que são muito agitadas e desorganizadas?” No vídeo de hoje, eu chamo a atenção para um aspecto da sensibilidade infantil, que – em certos casos – pode ser a causa desses problemas. Trata-se de um aspecto praticamente ignorado pelos pedagogos. Eu diria que ele é, até mesmo, inusitado. Assista ao vídeo e entenda.

Por que meu filho faz tanta birra? Por que meus filhos são tão desorganizados? Questionamentos como esses são feitos freqüentemente por pais com filhos pequenos. Responderei a essas perguntas dando uma dica.

Em primeiro lugar, é preciso entender que as crianças pequenas são sensíveis à ordem externa, embora pareçam desorganizadas. Ao observarem a disposição das coisas ao seu redor, as crianças observam estabelecendo relações. Em uma sala com móveis, almofadas, janelas, livros e objetos de decoração existe uma ordem, e é o ambiente que dá a unidade relacional das coisas. As crianças percebem os objetos dessa maneira. E, sendo sensíveis à ordem externa, quando alteramos objetos de lugar, colocando-os cada dia em um lugar diferente, podemos desestabilizar a sensibilidade para a ordem externa que a criança possui.

Uma mãe levava o filho no colo quando resolveu tirar a blusa de frio, pois sentiu calor. Tirou então a blusa e continuou caminhando com a criança nos braços, que começou a chorar desesperadamente. A mãe, preocupada, parou e pediu que outra pessoa segurasse o filho, mas ele não parou de chorar. Alguém notou que o casaco da mãe estava em um de seus braços e pensou que ele poderia estar incomodando a criança. A mãe vestiu novamente o casaco e a criança parou de chorar. O que houve? A criança percebeu que havia algo estranho no ambiente, notou que a ordem havia sido perturbada. Quando percebem que a ordem externa foi modificada, as crianças choram e se alteram.

Para evitar que casos como esse aconteçam, mantenha os ambientes da sua casa organizados, dispondo os objetos sempre em lugares determinados. Evite trocar os objetos de lugar e estabilize tal sentimento que a criança tem em relação à ordem externa.

Crianças entre 3 e 5 anos reagem à desorganização tentando restabelecer a ordem anterior. Contudo ainda não têm todas as habilidades motoras para executar os atos que desejam nem conseguem realizar atividades na mesma velocidade que os adultos. É preciso respeitar essa diferença. Se você se impacienta com a demora do seu filho para realizar alguma atividade que você faria rapidamente ou executa a ação no lugar dele – o que é ainda pior -, está interrompendo um momento muito importante. Ao interrompê-lo, você pode criar a sensação de que é você, e não ele, quem deve atingir os objetivos traçados. No futuro ele terá dificuldades para cumprir metas e atingir objetivos, esperando sempre que outra pessoa faça isso em seu lugar.

Em síntese, as crianças possuem uma sensibilidade à ordem externa, embora aparentem ser desorganizadas, uma vez que lhes faltam coordenação motora e consciência corporal para executar certas atividades. Dá-se uma tensão entre a sensibilidade à ordem externa e a desorganização. Respeitar essa sensibilidade é muito importante para que no futuro elas tenham apreço pela ordem e consigam se adaptar a uma rotina estabelecida pelos pais e professores.


Faça o download da versão em áudio e ouça essa dica quando quiser!

Assine nosso podcast no iTunes e receba gratuitamente nossos conteúdos em áudio. Assine em seu computador pelo link bit.ly/cesf-podcast. Siga-nos e deixe um review!


Deixe suas dúvidas e opiniões aqui embaixo! Obrigado por compartilhar nosso conteúdo!

Receba em seu email nosso ebook “As 5 Etapas para Alfabetizar seus Filhos em Casa”, um guia completo e totalmente gratuito para introduzir seus filhos no universo da Alfabetização. Clique aqui: https://goo.gl/FDS4xU.

7 Comentários


  1. Boa noite! Tenho um filho de 5 anos com sérias dificuldades na escola e em casa! Não consegue participar das atividades na escola quer sempre que alguém faça por ele ou faz de tudo para atrapalhar os colegas e a prof para não realizarem a tarefa! Realmente devido a rotina muitas vezes interferi no processo de desenvolvimento anterior com pressa😔 e não sabemos mais o que fazer! Gratos se puderem ajudar!

    Responder

  2. Socorro! Estou com sérios problemas com isso com minha filha de 1 ano e 5 meses. Minha organização em casa Beira o “toc”! Tudo organizado, alinhado, sempre do mesmo jeito. Entretanto, minha filha joga tudo pra fora dos armários e deixa! Não consigo ensina-la a guardar. Quando não a permito abrir, começa uma birra muito difícil de controlar! Ela é muito impaciente, quer fazer tudo na hora dela, quer pegar os objetos quando ela quer e não somente quando eu permito! A rotina dela é bem seguida, mas tenho esses problemas! Ela não gosta de ser contrariada! Geniosa a mocinha, viu?!

    Responder

  3. Estou de fato apaixonada com os vídeos. Ainda não tinha encontrado a forma de deixar os meus comentários. Sou deficiente visual, os vídeos são altamente explicativos algo muito bom. E uma coisa que eu gostei muito dos e-mails que recebo do Carlos é que ele sempre fale um abraço fique com Deus. Realmente só uma pessoa bondosa está disponível só tamanho conteúdo para nós Gratuitamente estamos recebendo conteúdo de primeira linha. Deus continue abençoando o trabalho de suas mãos! Obrigado por tudo esse vídeo me ensinou demais pois sempre tenho que trocar as coisas de lugar e no outro crise de fato a minha filha não gosto ela tem dois anos

    Responder
    1. Pâmela Arumaa

      Olá, Marisa! Aqui é a Pâmela, faço parte da equipe de suporte. Tudo bem?

      Muito obrigada por partilhar conosco suas impressões sobre o nosso trabalho, alegrou o nosso dia saber que estamos auxiliando sua família.

      Amém! Que Deus a capacite com sabedoria na criação de sua filha.

      Abraços!

      Pâmela Arumaa
      Suporte

      Responder

  4. Puxa. .super interessante.no meu painel coloquei cavalos do lado direito e dinossauros do lado esquerdo.uma vez estava invertendo os lados,quando meu filhinho disse: mamãe a senhora está colocando errado,não é desse lado que ficam os cavalos,é do outro lado,aí ficam os dinossauros…

    Responder

  5. Deveria ter a opção para podermos compartilhar pelo whatsaap esses vídeos

    Responder

  6. Excelentes vídeos. Dicas que tem me ajudado muito. E aconteceu exatamente isso com meu filho quando ele tinha 1 ano e 9 meses. Chorava pra dormir quando mudávamos a posição do berço. Só dormia bem quando o berço estava na mesma posição em que ele era acostumado a dormir desde de que nasceu.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *