Como Obter Melhores Resultados na Leitura em Voz Alta?

Tempo de leitura: 4 minutos

Que a leitura em voz alta é extremamente importante para o desenvolvimento lingüístico das crianças já é bem sabido. Mas ler muito e com freqüência não é o bastante. Os vários benefícios da leitura em voz alta dependem muito da qualidade da interação verbal realizada durante a leitura e, de maneira geral, da forma como os pais a realizam.

Para obter melhores resultados ao ler para crianças de 2 a 6 anos, fique atento às seguintes recomendações:

  • Leia o texto antes de realizar a leitura para a criança. Assim você saberá se ele é adequado à idade dela. Você também se familiarizará com o texto e poderá planejar modulações da voz, dramatizações, preparar uma explicação para uma ou outra palavra que possivelmente a criança não compreenderá etc.
  • Faça contato visual durante a leitura.
  • Não leia trechos muito longos de uma só vez para crianças com menos de 2 anos e meio.
  • Não leia tão devagar que as crianças fiquem entediadas nem tão rápido que não consigam prestar atenção ao texto lido.
  • Não vire a página logo que terminar de ler. Reserve um tempo para a apreciação das ilustrações.
  • Explore as ilustrações para ampliar o vocabulário da criança. Aponte para objetos e cenas e peça para a criança nomeá-los (ou nomeie-os você, caso ela não consiga fazê-lo). Faça descrições detalhadas das cenas ilustradas. Estimule a criação de enredos a partir das ilustrações.
  • Após a leitura em voz alta, faça perguntas diversas sobre o conteúdo do texto e sobre as ilustrações. Como é comum as crianças darem respostas muito compactas, aproveite para modelar a linguagem de seu filho. Reformule a fala dele sem, contudo, alterar o conteúdo, apresentando-o de forma completa e gramaticalmente correta, com o acréscimo de uma ou mais palavras. Mas não se trata de repreender a criança! A partir dessas reformulações, seu filho vai comparar as próprias frases às suas e aos poucos passará a elaborar frases mais corretas e completas.
  • Treine a memória auditiva de curto prazo. Após uma primeira leitura em voz alta, peça a seu filho que repita um pequeno trecho. Contos acumulativos, poesias e histórias rimadas são ótimos textos para memorizar. Comece com uma frase curta e vá aumentando o trecho a memorizar e repetir. Com essa brincadeira, é possível fazer com que a criança memorize um livro inteiro!
  • Estimule o desenvolvimento da consciência de impressão, mostrando sempre as páginas do livro para a criança. É proveitoso, vez ou outra, acompanhar a leitura passando o dedo por baixo das palavras, de modo que a criança entenda que a leitura se faz da esquerda para a direita e de cima para baixo.
  • Seja expressivo e module a voz de acordo com o que está sendo lido. Não leia de maneira mecânica! Experimente fazer pausas, alterar a velocidade de leitura, usar timbres e cadências variados. Com a voz, você pode enfatizar as palavras mais importantes de uma frase, chamar atenção para um acontecimento específico de uma história, gerar suspense, causar espanto, reproduzir a fala doce e melodiosa da princesa, o tom grave e sombrio do dragão, realçar a patifaria do lobo, a rispidez da formiga, a ingenuidade de Chapeuzinho Vermelho… Enfim, a voz é uma ferramenta e tanto!  
  • Seja natural. Você deve modular a voz, porém sem afetações. Se pretende fazer gestos e expressões corporais, que sejam equilibrados e não desviem a atenção da criança.
  • Não espere de uma criança com menos de 5 anos a atenção de um adulto. Mesmo que ela pareça não estar prestando muita atenção, estará absorvendo o que escuta.

Para tornar o momento de leitura com seu filho mais produtivo e agradável, atente para essas recomendações e introduza as mudanças de maneira gradual.

Se quiser mais dicas sobre leitura em voz alta, explore todos os nossos artigos sobre o assunto clicando aqui.

Partilhe conosco os resultados de sua experiência!


Se gostar do artigo, não deixe de compartilhá-lo com seus amigos. Caso tenha alguma dúvida, comente aqui embaixo!

Se quiser receber em seu email nosso ebook ‘As 5 Etapas para Alfabetizar seus Filhos em Casa’ clique aqui: https://goo.gl/FDS4xU

1 Comentário


  1. Bom dia.
    Meu filho tem 04 anos e quero começar a alfabetizá-lo em casa.
    Quero saber como faço para iniciar.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *