Como Sobreviver a um Passeio à Biblioteca com Crianças Pequenas

Tempo de leitura: 4 minutos

Mesmo para quem já tem tem muitos livros em casa, uma biblioteca oferece uma variedade e uma quantidade de exemplares muito maior. Numa boa biblioteca podem-se encontrar livros esgotados nas livrarias, livros raros, várias edições, versões e traduções de uma mesma obra, muitos livros de consulta, enciclopédias, coleções, livros de imagens, jornais e revistas antigos… Por que não levar as crianças para explorar o ambiente, folhear livros novos e velhos, escolher um para levar para casa, fazer uma pesquisa sobre um assunto específico ou participar de uma sessão de contação de histórias?

Se você tem filhos pequenos, porém, ir a uma biblioteca pode ser um tanto desafiador ou até mesmo parecer impossível. Mas não é, desde que se tomem certos cuidados.

Se você quer levar seu filho à biblioteca, mas tem receio de como ele vai se comportar, veja 5 dicas de como sobreviver a esse passeio com crianças pequenas.  

1) Preparação é tudo. Se vai levar seu filho pela primeira vez, sente-se com ele alguns dias antes e explique o que é uma biblioteca. Mostre algumas imagens de como é o ambiente. Este é um momento propício para estimular a imaginação e conhecer as expectativas.

Além disso, pesquise quais os documentos necessários para fazer o cadastro ou carteirinha. Assim, você evita a frustração de a criança não poder levar um livro para casa.

2) Normalização. Uma das grandes inseguranças dos pais ao levar as crianças à biblioteca é o medo de que elas não obedeçam ou façam muito barulho. Antes de sair de casa, experimente acalmar os pequenos, convidando-os a realizar algumas atividades de vida prática ou a lição do silêncio. Além disso, verifique se as crianças estão sem sono ou fome.

3) Atenção às regras da biblioteca. Explique que a biblioteca é um espaço voltado para a leitura e que, portanto, é necessário que seja o mais silencioso possível. Fale sobre algumas regras básicas, tais como:

  • falar baixo
  • não riscar, rasgar ou dobrar as páginas dos livros
  • manter o ambiente limpo
  • não comer dentro da biblioteca
  • muito menos correr

Relembre essas regras assim que chegarem ao local.

Antes da visita,  consulte as normas específicas da biblioteca que irão visitar. Algumas, por exemplo, solicitam que os livros retirados das estantes sejam  deixados em algum local à parte – e não sejam devolvidos às prateleiras -, para que mais tarde os funcionários os coloquem no lugar certo.

3) Liberdade para explorar o ambiente. Feito isso, deixe a criança livre para circular pelos corredores, mesas e cadeiras até sentir vontade de iniciar sua exploração entre as estantes. Nesse momento, ensine a criança a tirar um livro por vez da estante, só pegando outro quando tiver terminado de ver o primeiro.

Dê liberdade, mas reforce os limites. Seu filho deve permanecer junto de você em momentos de espera como: ao colocar a bolsa no guarda-volumes ou durante a entrada e a saída da biblioteca.

4) Aproveitando as possibilidades que o espaço oferece. Sentar e passar horas a fio rodeado de livros já é uma atividade e tanto, mas é comum as bibliotecas terem muito mais a oferecer: dramatizações e contação de histórias, mediação de leitura e oficinas lúdicas. Antes da visita, confira as atividades de que a biblioteca de sua cidade dispõe.

5) Levando um livro para casa. Para finalizar a experiência com chave de ouro, incentive a criança a escolher um livro para levar para casa.

Dependendo da idade dela, este é o momento ideal para explicar sobre a responsabilidade e os cuidados com algo que se toma emprestado. Mostre-lhe a ficha e o cartão de empréstimos fixado na contracapa do livro: “Veja, filho, quantas pessoas já pegaram este livro!  Olhe como cuidaram bem do exemplar. Agora é a sua vez de fazer o mesmo. Cuide bem deste livrinho.”

Lembre-se: educar uma criança é um trabalho contínuo. Não fique frustrado se seu filho não obedecer a todas as regras de primeira. Paciência e persistência são fundamentais, principalmente com crianças menores. Continue insistindo!


Deixe suas dúvidas e opiniões aqui embaixo! Obrigado por compartilhar nosso conteúdo!

Receba em seu email nosso ebook “As 5 Etapas para Alfabetizar seus Filhos em Casa”, um guia completo e totalmente gratuito para introduzir seus filhos no universo da Alfabetização. Clique aqui: https://goo.gl/FDS4xU.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *