Déia e Tiba Contam Como Alfabetizaram o Filho em Casa

Tempo de leitura: 6 minutos

O prof. Carlos Nadalim esteve em Cachoeira Paulista e entrevistou Déia e Tiba, da Canção Nova. Eles contaram como usaram o conteúdo do blog para ensinar o Bento a ler.

PROF. CARLOS: Olá, seja bem-vindo ao blog Como Educar seus Filhos, eu sou o Carlos Nadalim e estou em Cachoeira Paulista, na casa do Tiba, da Déia e… de quem?

BENTO: Do Bento, do Mathias e do Tomás.

PROF. CARLOS: Exatamente! E aqui em Cachoeira conversei bastante com o Tiba e com a Déia sobre o fenômeno Bento. Esse menino começou a ler com 4 anos e parece-me que foi graças ao blog. É isso mesmo, Déia?

DÉIA: É isso mesmo! Gente, estou numa alegria e numa faceirice de estar nesse blog! Estou muito feliz, realmente; o coração está alegre. A alfabetização do Bento foi mesmo a partir do blog. Eu já acompanhava as atividades do blog, e um dia baixei o e-book. Nas férias de julho do ano passado, comecei a brincar com o Bento, a aplicar as atividades que você propunha no e-book. Foi a partir do e-book mesmo. A gente o encontrou lá e nos perguntamos: “Será que esse negócio funciona mesmo?”

PROF. CARLOS: Você ficou um pouco desconfiada, não é?

DÉIA: Porque você falava “… a partir dos 3 anos, você já pode começar a alfabetizar suas crianças”, e eu dizia “Ah, capaz que esse negócio vai dar certo”.

TIBA: E a gente encontrava oposição, porque escutamos muitas vezes as pessoas falando: “Não pode sobrecarregar, tem de ser tudo no tempo adequado, se não a criança não consegue compreender o processo…”. E a gente viu que tudo isso é balela, que podemos sim começar o processo de alfabetização a partir dos 3 anos mesmo. E também temos um canal no YouTube!

PROF. CARLOS: Ah, fiquem à vontade!

TIBA: Estávamos esperando uma oportunidade para divulgar nosso canal dentro do canal do Carlos Nadalim, que privilégio! Para mim é uma alegria imensa estar aqui! Temos um canal chamado Déia e Tiba. Nele falamos sobre relacionamentos de casais, família, valores, principalmente para quem está iniciando uma vida de casados; falamos muito sobre educação dos filhos…

DÉIA: Nós começamos a alfabetização do Bento pelo e-book, como falei, mas agora estamos fazendo o curso, com a graça de Deus. Eu o tenho indicado muito. Eu posto algumas atividades – até perguntei para você se eu podia postar – que faço com os meninos aqui em casa. E tenho divulgado porque tenho visto a riqueza do método, a riqueza das atividades e a riqueza até mesmo no relacionamento entre mãe e filho. Então, para nós aqui em casa e para as mães da Canção Nova daqui, que também têm aplicado o curso, tem sido uma bênção, tem sido maravilhoso. Por isso faço questão de divulgar: o que experimentamos de bom, queremos que outros também experimentem.

PROF. CARLOS: Bom, Déia, você sabe que o blog chama-se Como Educar seus Filhos, então em cada vídeo transmitimos uma dica prática para os pais. Que dica você tem para os pais que estão assistindo a esse vídeo?

DÉIA: Acho que essa dedicação sempre maior aos filhos, a dedicação à educação dada a eles, no sentido dos valores, da fé – mas também na alfabetização. Aí acho que é muito válida a questão da rotina: você ter um horário para trabalhar com sua criança, para estar dedicada a ela, observando-a. É por isso que acho o método muito rico, porque na escola a professora tem inúmeras crianças para observar e cuidar. Quando a criança é alfabetizada em casa – não quer dizer que ela não deve ir para a escola – a mãe está olhando e observando seu filho, atenta às verdadeiras necessidades dele: onde é preciso melhorar, quais exercícios fazer a mais para melhorar a leitura, a dicção, a desenvoltura…

TIBA: Perseverar na rotina! É proposto no curso um processo, uma rotina, um cronograma. Seguir o cronograma é muito importante. O pouco que seguimos nessa dinâmica do blog, vimos um resultado formidável. Em 20 dias – e não estou exagerando – o Bento já estava formando palavras! Já estava lendo!

BENTO: Agora já estou lendo e escrevendo!

PROF. CARLOS: Fale sobre sua rotina no banheiro. Essa foi demais!

TIBA: É algo que todo dia você tem de fazer, tomar banho, não é? Então, no box embaçado, eu começava a mostrar para eles o formato das letras – eu ainda não tinha acesso ao processo inteiro, onde o melhor método é não mostrar primeiro a letra, hoje eu sei e faria diferente, mas pelo que eu sabia, comecei a aplicar. Aí o Bento ia tirando as conclusões dele. Foi incrível! E isso sem fazer o curso, fizemos com as informações que tínhamos do blog, e já foi um resultado incrível. Fiquei imaginando que, para quem segue a rotina e faz direitinho o curso é uma bênção do céu!

DÉIA: Às vezes a pessoa pode pensar assim: “Ah, mas é porque é o Bento, ele deve ter algum dom especial.” Não! O Mathias, que está com 4 anos e 3 meses, está indo no mesmo caminho de aprender os fonemas, de arriscar as primeiras palavrinhas mais simples e está fazendo as atividades também. Claro que cada criança tem o seu ritmo, mas digo tudo isso para mostrar que o método funciona com qualquer criança.

BENTO:

COLAR DE CAROLINA

Com seu colar de coral

Carolina

corre por entre as colunas

da colina.

O colar de Carolina

colore o colo de cal,

torna corada a menina.

E o sol, vendo aquela cor

do colar de Carolina,

põe coroas de coral

nas colunas da colina.

PROF. CARLOS: Bento, meus parabéns! Você é demais! Déia, muito obrigado por esse bate-papo. Tiba, parabéns pela família e continue com seu trabalho pela internet; conte com nosso apoio, somos fãs do seu canal e do seu trabalho. Muito obrigado, foi um prazer conhecê-lo pessoalmente, você e a sua família. Fiquem com Deus e até a próxima, tchau!


Deixe suas dúvidas e opiniões aqui embaixo! Obrigado por compartilhar nosso conteúdo!

Receba em seu email nosso ebook “As 5 Etapas para Alfabetizar seus Filhos em Casa”, um guia completo e totalmente gratuito para introduzir seus filhos no universo da Alfabetização. Clique aqui: https://goo.gl/FDS4xU.

1 comentário


  1. O meu filho de 7 anos tem uma dificuldade
    Enorme para ler, tem preguiça, ler muito pausado,tenho medo qie ate repita de ano na escola,pois nos mudamos de escola e essa requer muita leitura, eu acho otimo mais meu principe tem tanta dificuldade. O que eu poderia fazer para ajuda-lo? Me ajude🙏Por favor
    Muito obrigada
    Amanda

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *