Exercite a Memória Auditiva de seu Filho com 3 Atividades Simples

Tempo de leitura: 5 minutos

Com uma freqüência muito grande, crianças de 5 a 7 anos têm um desempenho muito aquém do esperado em leitura e escrita por causa de um déficit de memória auditiva de curto prazo. Essas crianças não raro têm dificuldade em seguir instruções com mais de 2 comandos, em sintetizar fonemas, formando palavras completas, em ler orações compostas por mais de 10 palavras e em armazenar e relacionar informações verbais ou escritas. Depois de ler três ou quatro parágrafos de um texto, é comum que já se tenham esquecido do que leram no início. Além disso, tendem a ser mais desatentas e distraídas, a repetir sempre as mesmas perguntas e não conseguem se concentrar nas tarefas mais simples.

Como alertei anteriormente, se a esse déficit se somam um vocabulário limitado, um conhecimento sintático precário e a falta de domínio do princípio alfabético, a leitura torna-se um processo lento e árduo e a compreensão de textos uma tarefa praticamente impossível.

Por essa razão, insisto em divulgar a importância do treinamento da memória auditiva de curto prazo.

Hoje selecionei três atividades que exercitam essa memória e também a atenção aos sons, a discriminação auditiva e o seqüenciamento de sons.

Todas elas são indicadas para crianças dos 3 aos 6 anos – que  memorizam, em média, seqüências de 5 a 9 palavras. Mas crianças mais velhas – até 10 anos, aproximadamente – também podem praticá-las, contanto que se aumente o número de itens a memorizar.

1. Viajando

Material: Nenhum.

Preparação: Escolha um ambiente adequado para realizar a atividade, sem objetos que possam distrair a criança.

COMO FUNCIONA
  1. Peça para a criança sentar-se no chão, fechar os olhos e pensar em um lugar para onde ela gostaria de viajar. Pergunte a ela que lugar escolheu.
  2. A seguir, diga para escolher um objeto para levar em sua viagem e compartilhar a escolha com você (por exemplo, “Vou à praia e vou levar um chapéu”).
  3. Entre na brincadeira: repita o item escolhido pela criança e acrescente um novo item (por exemplo, “Vou à praia e vou levar um chapéu e uma esteira”).
  4. A criança deverá dar continuidade, acrescentando ainda outro item.
  5. A atividade continua até que alguém se esqueça de um item ou confunda a seqüência. Ao final, vocês podem recomeçar a brincadeira com uma viagem para outro lugar.

Obs.: Outras crianças podem ser envolvidas na atividade. Basta convidá-las para se assentarem em círculo e pedir que cada uma acrescente um item novo à seqüência emitida pela criança anterior.

2. Seqüência de Sons

Material: Objetos que produzam diferentes sons.

Preparação: Separe os objetos que serão utilizados na atividade.

COMO FUNCIONA   
  1. Estando você e a criança sentados no chão, vende os olhos dela e peça-lhe para prestar bastante atenção aos sons que serão produzidos.
  2. Emita um som familiar e peça-lhe para tentar adivinhar que som é aquele.
  3. Faça o mesmo com outros sons até a criança entender como funciona a brincadeira.
  4. A seguir, diga a ela que você irá produzir sons diferentes em seqüência e que ela terá de descobrir quantos foram os sons e dizê-los na ordem em que foram reproduzidos. Comece com dois sons. Por exemplo, se você tocar um apito e depois assoviar, a criança terá de dizer: “Ouvi dois sons. Primeiro um apito, depois um assovio.”
  5. Quando a criança estiver se saindo bem, vá aumentando aos poucos o número de sons da seqüência.

Sugestões de sons: amassar papel; assoviar; balançar um chocalho;  bater palmas; bater os pés no chão; bater à porta; cortar papel com uma tesoura; derramar água em um recipiente; estalar a língua; estalar os dedos; fechar uma porta; fechar um zíper; rasgar papel; soprar; tocar um apito; tocar um sino; tocar uma tecla do piano; tossir.

Obs.: Você também pode usar sons previamente gravados (sons de animais, por exemplo) e reproduzi-los para a criança em um telefone celular ou computador.

Variação: Algumas crianças, depois de fazer essa atividade, pedem aos pais para inverter os papéis, assumindo elas a tarefa de reproduzir os sons e ficando a cargo dos pais dizer a seqüência. Esse exercício também trabalha a memória auditiva delas, uma vez que terão de guardar os sons na memória para depois conferir se a resposta dos pais está correta.

3. Que Som está Faltando?

Material: Os mesmos da atividade anterior

COMO FUNCIONA   

  1. Estando você e a criança sentados no chão, peça a ela para prestar bastante atenção aos sons que serão produzidos.
  2. Apresente uma seqüência de três ou quatro sons dentre os listados na atividade anterior.
  3. Repita a seqüência, omitindo um dos sons.
  4. Peça à criança para identificar o som que está faltando na seqüência.
  5. Aumente gradativamente o número de itens na seqüência quando verificar que a criança está respondendo com facilidade.

Exercitando a memória auditiva de curto prazo com freqüência, seu filho estará se preparando para ler e compreender textos no futuro. Por isso, tente fazer atividades como essas diariamente. Elas não lhe tomarão mais do que 15 minutos por dia.


Deixe suas dúvidas e opiniões aqui embaixo! Obrigado por compartilhar nosso conteúdo!

Receba em seu email nosso ebook “As 5 Etapas para Alfabetizar seus Filhos em Casa”, um guia completo e totalmente gratuito para introduzir seus filhos no universo da Alfabetização. Clique aqui: https://goo.gl/FDS4xU.

21 Comentários


  1. Caso a criança queira retirar a venda para ver os objetos utilizados para responder pode?

    Responder

  2. Olá Dr! Gostaria de dicas para auxiliar no aprendizado de tabuada para criança de 7-8 anos! Parabéns pelo maravilhoso trabalho!

    Responder

  3. Olá pro.para mim está sendo gratificante tudo que estou aprendendo com seus materiais e seus conselhos estou adorando tudo,estou levando para sala de aula as dicas e até o meu autista esta mais atento as atividades com colegas e comigo também.Muito obrigado .

    Responder

  4. Adorei as dicas, super interessantes e já estou colocando em prática.

    Responder

  5. Como tem ajudado essas dicas! Vale apenas cada proposta colocada. Muito obrigada.

    Responder

  6. Muito obrigada prof. CARLOS por sua generosidade em compartilhar conosco dicas preciosas pra fazermos com as nossas famílias. Na vejo a hora de chegar à tarde pra estarmos todos juntos pra colocar em prática tudo que aprendi. Deus os abençoe!

    Responder

  7. Excelente orientação. Obrigado por compartilhar seu conhecimento com os pais. Que Deus lhe abençoe por sua iniciativa nobre.

    Responder

  8. Saudações Carlos! Vi que o artigo já foi muito elogiado, mas não conseguiria passar esse dia sem, também, expressar minha satisfação e gratidão. Parabenizo-o por esse trabalho que ajudará ainda muitas famílias. Muito obrigado!

    Responder

  9. Muito legal. Estava precisando de atividades assim para trabalhar com minha filha.

    Responder

    1. Como posso identificar que a criança tem essa dificuldade na memória auditiva ? Que atividades posso realizar com ela para poder identificar esss lacuna ?

      Responder

  10. Muito bom ! Meu filho está precisando de tarefas p se concentrar, como essas ! Que Deus continue abençoando este trabalho !

    Responder

  11. Adorei as atividades mas tenho muita dificuldade em fazer meu filho se concentrar e seguir o que está sendo solicitado. Ele sempre “leva na brincadeira”, fica rindo, segue outra ordem e acaba meio que esculachando. Não segue o que eu peço. Ele quem quer dar a ordem. Tem que ser da forma que ele quer senão ele se levanta e sai. E se tento trazê-lo novamente ele chora e faz manha. Não estou conseguindo achar o caminho para que ele se interesse. Ele tem 4 nos.

    Responder

  12. Muito importante para minha filha educar meu netinho de 3 anos. Obrigada Professor, Deus o abençoe e fique na paz e no amor do Universo que de constante sabedoria!!!

    Responder

  13. Olá. Agradeço essa iniciativa onde nós, pais, responsáveis e pedagogos (educadores) agregamos saberes e conhecimentos com estas dicas. Muito obrigada! Sucesso sempre.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *