Férias, crianças e… leitura! 12 livros para as crianças aproveitarem o tempo livre

Tempo de leitura: 6 minutos

As férias chegaram e, com tanto tempo livre, vale a pena investir em alguns livros para praticar a leitura em voz alta com seus filhos, ou para presentear aqueles que já lêem com fluência.

Seguem, abaixo, algumas sugestões de obras selecionadas a dedo pela equipe do blog Como Educar Seus Filhos. Vale lembrar que, como em qualquer indicação bibliográfica, cabe aos pais a análise da obra e a última palavra sobre sua adequação à faixa etária da criança. A divisão por idades que aqui fizemos é apenas uma sugestão, podendo os pais ousar ler livros mais complexos para os pequenos ou brindar os maiores vez ou outra com livros ricos em enormes ilustrações.


CONHEÇA NOSSO CURSO ESPECIAL DE FÉRIAS, que traz um pacote sensacional de atividades divertidas e educativas para o verão.


0 a 3 anos

  • Ah, tudo que você pode pensar!
  • Theodor Seuss Geisel (Dr. Seuss)
  • Ed. Companhia das Letrinhas

Dr. Seuss é um grande nome da literatura infanto-juvenil americana, tendo criado personagens hoje mundialmente famosos por suas adaptações para o cinema, como o Grinch (Como o Grinch roubou o Natal, Companhia das Letrinhas) e o Lórax (O Lórax, da mesma editora). Sobre Ah, tudo o que você pode pensar!, Dr. Seuss comentou: “Decidi chocar a criança – fazê-la entrar numa trama para, na página seguinte, manda-la para outra terra ou outro conjunto completamente diferente de idéias.” Seu livro mais famoso é O Gatola da Cartola, também editado pela Companhia das Letrinhas. Sem dúvida, uma leitura que agradará aos pequenos de várias idades.

A história de uma lagarta esfomeada, desde o ovo até a transformação em uma linda borboleta, contada de maneira simples e divertida. O livro pode ser encontrado em edição cartonada, ideal para os pequenos de até 18 meses, que em geral ainda não conseguem manusear um livro de papel sem rasgá-lo ou colocá-lo na boca.

Um livro super colorido com fotografias de alimentos. Ouvir os pais nomeando os alimentos ali retratados ajuda o bebê a aumentar seu vocabulário e a entender que as fotografias representam coisas reais. À medida que ele for aprendendo a falar, passe a apontar para as imagens e pedir que ele mesmo nomeie os alimentos.

 

3 a 6 anos

Grande nome da poesia brasileira, Ferreira Gullar homenageia, neste livro, seu gatinho de estimação com poemas “engraçados, agradáveis e divertidos” (segundo o próprio autor). Com toda certeza, Um gato chamado Gatinho irá agradar igualmente a crianças e adultos – e até quem não gosta de gato, mas gosta de poesia, vai se divertir.

O casal Audrey e Don Wood – autores de A casa sonolenta – narra a divertida saga de um ratinho em defesa de seu morango vermelho maduro contra o grande urso esfomeado.

  • Na biblioteca da rua direita
  • Walter Lara
  • Ed. Abacatte

A história do ratinho Otto, devorador de livros da biblioteca da Rua Direita, é acompanhada de ilustrações expressivas, realistas e muito bonitas.

6 a 12 anos

Este livro conta a história de Tistu, um menino que tem um jeito diferente de aprender: é que Tistu prefere explorar o mundo à sua volta, conhecendo como funcionam as coisas na cidade, nos campos e na fábrica de seu pai. Nisto, acaba descobrindo que tem um dom: o de fazer florir tudo em que toca. Este belo livro já foi indicado pelo prof. Carlos Nadalim neste vídeo, no qual ele dá outras indicações de leitura.

  • Contos de natal
  • Vários autores
  • Ed. Quadrante

O livro apresenta oito contos de autores clássicos como Charles Dickens, Henry van Dyke e Selma Lagerlöf, a primeira mulher a ganhar o Nobel de Literatura. Alguns deles são contos históricos que têm como personagens figuras secundárias dos Evangelhos ou da tradição, como os anjos ou o imperador Augusto. Outros apresentam personagens fictícios de alguma forma ligados ao nascimento do Menino Deus em Belém, como o “outro mago” e o pastorzinho Davi. Por fim, há contos ambientados no presente do autor, mas indiretamente ligados à temática do nascimento de Jesus.

  • Roverandom
  • R. R. Tolkien
  • Ed. Wmf Martins Fontes

O autor de Senhor dos anéis e O hobbit escreveu esta ficção para o filho Michael que perdera o cãozinho de brinquedo na praia. Na história, um cachorro é transformado em brinquedo por um mago, perdido na praia por um menino e então enviado para a Lua pelo “feiticeiro-da-areia”, onde vive muitas aventuras até partir para outras no fundo do mar. Uma história rica em jogos de palavras e várias palavras “difíceis” pois, como lembrou o autor, “um bom vocabulário não se adquire com a leitura de livros escritos em conformidade com alguma idéia do que seja o vocabulário da faixa etária do leitor. Ele deriva da leitura de livros acima da sua capacidade.”

A partir de 12 anos

  • Contos da Grécia Antiga
  • Nathaniel Hawthorne (trad. de Oscar Mendes)
  • Ed. Melhoramentos

Em linguagem simples, sem ser simplista, Hawthorne reconta, em narrativa, alguns mitos famosos da Grécia Antiga, como “O Minotauro” e “Os Pigmeus”. Sem dúvida, um tesouro que irá enriquecer a mente das crianças. Infelizmente, a edição aqui sugerida encontra-se disponível apenas em sebos. Do mesmo autor, pode-se encontrar mais facilmente o título Mitos Gregos, editado pela Zahar.

  • Contos de Shakespeare
  • Charles e Mary Lamb (trad. Mário Quintana)
  • Ed. Globo

Vinte peças de Shakespeare são neste livro recontadas em forma narrativa pelos irmãos Lamb. A edição brasileira conta com a primorosa tradução de Mário Quintana. Contos de Shakespeare é uma excelente maneira de travar um primeiro contato da criança com o teatro shakespeariano.

  • Contos de Andersen
  • Hans Christian Andersen (trad. de Guttorm Hanssen e revisão estilística de Herberto Sales)
  • Ed. Paz e Terra

Os contos de Andersen são famosos no mundo inteiro e podem ser lidos por crianças de qualquer idade, mas a indicação de faixa etária aqui sugerida se deve à maior complexidade da linguagem desta edição, que conta com a revisão estilística de um dos maiores prosadores em língua portuguesa, Herberto Sales. A edição contempla alguns dos contos mais famosos do autor, como “A Pequena Sereia”, “O Patinho Feio” e “O Rouxinol”. É uma leitura para toda a família.

Confira aqui nossas sugestões de livros de poesia para ler para os pequenos.


Deixe suas dúvidas e opiniões aqui embaixo! Obrigado por compartilhar nosso conteúdo!

Receba em seu email nosso ebook “As 5 Etapas para Alfabetizar seus Filhos em Casa”, um guia completo e totalmente gratuito para introduzir seus filhos no universo da Alfabetização. Clique aqui: https://goo.gl/FDS4xU.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *