Meu Filho não se Concentra nas Atividades. O que Fazer?

Tempo de leitura: 2 minutos

No quadro Perguntas & Respostas de hoje, eu respondo à pergunta da Rafaela. Ela diz: “Estou seguindo as dicas do blog e as atividades do ebookAs 5 Etapas para Alfabetizar seus Filhos em Casa’, porém meu filho não se concentra durante as atividades. O que fazer?”.

Antes de mais nada, é preciso entender que a concentração das crianças é muito curta. Crianças pequenas não conseguem se concentrar por muito tempo, e isso é natural.

Se você quiser melhorar a atenção do seu filho durante as atividades sugeridas pelo blog e pelo ebook, eu dou a seguinte dica: antes de começar as atividades de linguagem, convide seu filho para a prática de alguma atividade física.

Trata-se de algo fundamental, porque ao longo das atividades físicas as crianças vão aprender a coordenar o próprio corpo, seus movimentos, tendo assim um controle maior durante os jogos de linguagem.

Para evitar a agitação depois da atividade física, você deve praticar a lição do silêncio, a qual está disponível aqui no blog. Com essa atividade, a criança vai aprender a controlar de forma consciente os próprios movimentos. Faça isso e observe se seu filho vai melhorar o comportamento e a concentração durante a atividade.

Procure, também, estimular a memória de curto prazo. Muitas vezes as crianças não se concentram porque a informação chega e sai muito rapidamente. A criança acaba sem entender o que a mãe, o pai ou o professor estão dizendo.

Existe ainda outra questão. Crianças que ficam muito tempo diante de computador, televisão têm uma certa dificuldade em se concentrar, então é importante observar esse ponto. Se seu filho fica muito tempo com o tablet ou assistindo à televisão, tente limitar o acesso.

Obviamente não podemos aqui esgotar o assunto. A concentração infantil e as técnicas para melhorá-la ainda são assuntos a serem debatidos. Procuramos, de fato, indicar formas e técnicas para auxiliar de modo prático na melhora da concentração, o que não significa encerrar a discussão sobre o tema.

Não esqueça estas três dicas: atividade física, lição do silêncio e redução de exposição a monitores.


Faça o download da versão em áudio e ouça essa dica quando quiser!

Assine nosso podcast no iTunes e receba gratuitamente nossos conteúdos em áudio. Assine em seu computador pelo link bit.ly/cesf-podcast. Siga-nos e deixe um review!


Se gostar do vídeo, não deixe de compartilhá-lo com seus amigos. Caso tenha alguma dúvida, comente aqui embaixo!
Se quiser receber em seu email nosso ebook ‘As 5 Etapas para Alfabetizar seus Filhos em Casa’ clique aqui: https://goo.gl/FDS4xU.

13 Comentários


  1. Olá , boa tarde

    Minha filha tem 7 anos e está no 2º ano , ela esta dando muito trabalho na escola só quer ficar conversando em sala de aula e não quer saber de estudar . Ela sabe ler porém escrever erra demais confunde letras e não consegue se concentrar. São vários bilhetes por falta de comportamento. Já não sei mais o que faço , você teria alguma dica para mim.

    Responder

  2. ola boa noite, meu nome é Patricia minha filha esta na 4 serie tem 9 anos, não le direito, e não consegue resolver problemas matemáticos. Ja tentei de tudo, vc teria uma dica para me dar?
    Obrigada

    Responder
    1. Pâmela Arumaa

      Olá, Patricia.

      Você já fez o download gratuito do nosso e-book? Creio que será muito útil no seu caso.

      Para isso, basta se cadastrar conforme indicado no link abaixo.

      Clique aqui: http://www.comoeducarseusfilhos.com.br/ebook-5-etapas/

      Você receberá um email de confirmação, nele constará um link que lhe redirecionará à página do arquivo.

      Abraços.

      Responder

  3. Bom dia, meu filho tem 7 anos eSta na escola no 2 ano, ele tomou remédio ritalina durante 6 meses, fez acompanhamento com uma neuropediatra, mas ela suspendeu a medicação no começo ele diagnóstico ele com TDHA mas deu alta fez um laudo em que o problema dele era de aprendizagem, ele fala que não gosta de ir pra escola vai e não faz atividade nenhuma, mas em casa ele faz o que faço para mudar isso na escola e ele gosta da escola.

    Responder
    1. Pâmela Arumaa

      Olá, Adriana. Tudo bem?

      É difícil para nós darmos uma opinião sem conhecer seu filho. Ele sabe ler? Ele compreende o que lê?

      Se a resposta for não, pode ser por isso que ele não gosta de ir para a escola, por não conseguir ler e consequentemente não conseguir realizar as atividades satisfatoriamente, o que gera frustração.

      Será que pode ser isso? Se sim, sugiro que faça o download de nosso e-book gratuito e comece a aplicar as atividade com ele.

      Abraços.

      Responder

  4. Bom dia, professor!
    Meu nome é Alana e tenho uma sobrinha de 11 anos e ela troca ia por lhe, o nh por lh , exemplo goiaba ela fala golhaba, venlho- venho é por aí vai, o que fazer, minha filha tem 05 anos e fala as palavras correta muito difícil ela pronunciar a palavra de maneira errada, e se falar a gente conserta e ela não repete mas o erro, já minha sobrinha vc fala mil vezes a palavra correta é assim ela fala mil vezes a palavra errada, sempre li e leio bastante minha filha e desde pequena incentivo ela a falar palavras correta como água em vez de aga n aba como vejo muitas falando.
    Desde já agradeço a atenção.
    Alana

    Responder

  5. Oi ,meu filho tem 10 anos e tem déficit de atenção e hiperatividade , não gosta de estudar ,escreve muito mal demora de mais pra fazer a tarefa mesmo sendo medicado com ritalina 10 MG queria poder ajuda-lo .

    Responder

  6. Minha filha tem 9anos esta com dificuldade em matemática continha de vezes e divisão tambem não quer ir para escola sempre quanfo vou trabalhar com posso ajudar ela

    Responder
    1. Pâmela Arumaa

      Olá, Ines.

      Para o ensino de matemática, o professor recomenda o método do Kumon.

      Abraços!

      Pâmela Arumaa
      Suporte

      Responder

  7. Meu filho tem 9 anos e esta no 3°ano, e ainda tem dificuldade na leitura, ouve um bloqueio no 1°ano devido a cobrança exagerada que com 6 anos ja soubesse ler… ele desmostrava aversao ao estudo,chorava nao queria ir pra escola. Foi dificil pra mim tb e muito mais pra ele; nao sabia o que fazer! Ele desenha muito bem e demostra uma facilidade em matematica. Como posso ajuda-lo acelerar seu aprendizado na leitura?

    Responder
    1. Pâmela Arumaa

      Olá, Nilzilene! Aqui é a Pâmela, faço parte da equipe de suporte. Tudo bem?

      Lamentamos muito a situação de seu filho. Toda criança que não sofreu privação cultural grave, foi à escola no tempo adequado e não tem deficit sensório, auditivo, visual ou motor, e que aos oito anos lê em um nível abaixo do das outras crianças, é caracterizada como disléxica. A dislexia é um problema tipicamente lingüístico e raramente a origem é neurológica; as principais causas são o ensino mal feito (métodos globais e semi-globais) ou a ausência de estimulação lingüística (falta de leitura em voz alta, não desenvolvimento da consciência de impressão, etc.).

      Sugiro que se cadastre na “5ª Jornada da Alfabetização em Casa”, um evento online e gratuito, e conheça um pouco mais do nosso método: http://www.comoeducarseusfilhos.com.br/5jac

      Abraços!

      Pâmela Arumaa
      Suporte

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *