Nossos 10 Posts Mais Populares de 2016

Tempo de leitura: 3 minutos

O ano de 2016 está chegando ao final. Foi um ano produtivo e cheio de novidades. Publicamos vídeos e artigos sobre alfabetização, leitura em voz alta, memória, habilidades cognitivas, interação verbal, comportamento infantil, música, psicomotricidade, ginástica, brinquedos e brincadeiras, dentre outros assuntos.

Para relembrar o que aconteceu no blog em 2016, fizemos uma retrospectiva com os 10 conteúdos mais populares do ano no blog, nas redes sociais e no Youtube. Confira a seleção!

  1. Entrevista com Olavo de Carvalho

Começamos o ano publicando uma entrevista com o prof. Olavo de Carvalho durante o II Encontro de Escritores na Virgínia. Ele falou sobre educação e cultura e deu dicas preciosas sobre literatura infanto-juvenil. Imperdível!

  1. Uma técnica tradicional para introduzir seus filhos na alfabetização desde o nascimento

No segundo post mais acessado do ano, o prof. Carlos Nadalim ensinou como aproveitar o momento da leitura em voz alta para auxiliar as crianças na aquisição de uma habilidade fundamental no processo de alfabetização: a consciência de impressão.

  1. Bebês também conversam

Sabia que os bebês também conversam? No 3º lugar da lista, esse post apresenta dicas do prof. Carlos para interagir verbalmente com crianças de 0 a 2 anos e ajudá-las em seu desenvolvimento lingüístico.

  1. Entende o que escuta mas não o que lê

Seu filho compreende o que ouve, mas não o que lê? Provavelmente ele não domina a habilidade de identificação automática de palavras. O prof. Carlos Nadalim explicou por que isso ocorre e o que você pode fazer para ajudar.

  1. Dica de Ouro para pais com filhos entre 1 e 3 anos

É comum que as crianças fiquem irritadas ao ouvir conversas entre adultos ou ao ver um dos pais pendurado no telefone. Esse vídeo apresenta o motivo para isso, além de mostrar como a fala direcionada à criança é fundamental para o desenvolvimento da linguagem.

  1. 5 Dicas para Pais com Filhos Desobedientes

Já fez de tudo, mas seus filhos não lhe obedecem? Às vezes você tem a sensação de que eles sequer escutam o que você diz? Pode haver um problema de comunicação entre vocês. Esse post traz 5 dicas para você melhorar a comunicação com seus filhos e conquistar, pouco a pouco, a obediência deles. Vale a pena rever!

  1. O Jeito Certo de Ensinar as Letras

Já comprou um desses livros que ensinam os nomes das letras? O prof. Carlos Nadalim ensinou como utilizá-los da melhor maneira, evitando causar confusões nas crianças.

  1. Como vou preparar minha filha para a alfabetização

Em outra postagem muito acessada, o prof. Nadalim compartilhou algumas das estratégias que pretende adotar com sua filha – então recém-nascida – para prepará-la para a alfabetização.

  1. Atividade Divertida para a Memória de Seus Filhos + PDF

Robustecer a memória auditiva de curto prazo é imprescindível para o sucesso na alfabetização. Brincar de “No fundo do mar” é uma das formas de fazê-lo. Disponibilizamos as planilhas para a realização da atividade e um vídeo com as instruções. No próximo ano, colocaremos à disposição dos leitores muitos outros materiais como esse!

  1. LIVE Os quatro hábitos básicos, Peppa Pig, Shrek e outros assuntos

Nessa transmissão ao vivo por Facebook, o psiquiatra Italo Marsili falou sobre a importância dos quatro hábitos básicos na vida das crianças (sono, alimentação, higiene e ordem) e deu várias dicas sobre comportamento infantil. Se seu filho é indisciplinado e faz muita birra ou passa tempo demais em frente à T.V. vale a pena conferir essa Live.

Gostou da nossa lista? Em 2017 retornaremos com mais vídeos, artigos e dicas de atividades.

A equipe do blog Como Educar Seus Filhos agradece a todos os leitores que nos acompanharam este ano, compartilhando nossas publicações nas redes sociais e sugerindo novas pautas.


Deixe suas dúvidas e opiniões aqui embaixo! Obrigado por compartilhar nosso conteúdo!

Receba em seu email nosso ebook “As 5 Etapas para Alfabetizar seus Filhos em Casa”, um guia completo e totalmente gratuito para introduzir seus filhos no universo da Alfabetização. Clique aqui: https://goo.gl/FDS4xU.

3 Comentários


  1. Bom dia. Tenho 68 anos. Tive uma educação, onde predominava ler historinhas, poesias, declamar versos, fazer representações. Vejo que o seu trabalho deveria ser adotado ate pelo próprio Estado, aplicando nas creches e ate nas escolas de primeiro e segundo grau. Estudei Historia do Brasil e Historia Geral, com professores, a exemplo do gaúcho Professor Ratma, que distribuía os conteúdos como peças de teatro. cada aluno tinha o seu papel. era uma verdadeira festa. Soldados com chapéus de jornais…..
    Parabéns por despertar a nação de como devemos ser educadores
    Martinho José Diniz

    Responder

  2. Gostaria de postar uma foto no comentário .
    Fiz uma brincadeira para estimular a memória do meu filho, baseada na brincadeira: no fundo do mar.

    Responder

    1. Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *