O Jeito Certo de Ensinar as Letras

Tempo de leitura: 4 minutos

Já comprou um desses livros que ensinam os nomes das letras? Veja neste vídeo como utilizá-lo da melhor maneira com seu filho.

Hoje vou passar mais uma dica para você que quer promover em sua casa atividades voltadas para o desenvolvimento lingüístico de seus filhos e que farão com que eles tenham muita facilidade durante a alfabetização.

Por falar em alfabetização, gostaria de fazer um convite: participe da próxima Jornada da Alfabetização em Casa, um evento com muito conteúdo para que você comece a introduzir seus filhos no universo da alfabetização de forma segura e divertida. Cadastre seu email e receba todas as informações sobre a próxima Jornada da Alfabetização em Casa.

Você que é pai ou mãe de crianças pequenas, ao pensar em alfabetizar seus filhos, provavelmente tem sempre em mente aqueles livros que ensinam o alfabeto às crianças. Os pais acreditam que por meio desses livros ou músicas estarão preparando a criança para o aprendizado da leitura. O problema é que, antes de ensinarmos às crianças os nomes das letras e como reconhecê-las, precisamos apresentar-lhes os sons que essas letras representam. O ideal é ir do som para a letra.

Mas o que fazer se seu filho já aprendeu os nomes das letras, se você já comprou um desses livros e seu filho rapidamente memorizou todos os nomes? Nesse caso, chegou o momento de você explicitar para ele a parte crítica do nome da letra. Analise o nome da letra ‘b’, por exemplo, e explicite a sua parte crítica. Qual é essa parte? É o /b/ de “bê”. Se a criança ainda não tiver aprendido os nomes das letras, apresente apenas a parte crítica. Se a criança já souber os nomes das letras, você deve explicitar a parte crítica a partir do conhecimento desses nomes.

É por isso que você pode utilizar esses livros que pretendem ensinar os nomes das letras. Sempre que usá-los, verá que existe uma imagem associada. Por exemplo, ao lado da letra ‘b’ aparece a figura de uma bola ou de um balão; ao lado da letra ‘c’, a de um cachorro. O que você deve fazer? Aproveite esse material e enfatize o som inicial dos nomes dessas imagens. Eu já indiquei aqui no blog um livro do Mário Quintana que se chama “O Batalhão das Letras”. É um livro muito bom com quadrinhas, em que o autor apresenta as letras e seus nomes. Por exemplo, quando aparece a letra ‘f’, Mário Quintana diz:

Com F se escreve FUGA,

FRADES, FLORES e FORMIGAS

E as crianças malcriadas

Com F é que fazem FIGAS.

Além de dar ênfase aos sons iniciais dessas palavras que aparecem nas quadrinhas, você pode nomear as imagens e destacar os sons iniciais.

As crianças adoram brincar com palavras. Há um poema do José Paulo Paes que explica muito bem essa idéia, o poema chama-se “Convite”:

Poesia

é brincar com palavras

como se brinca

com bola, papagaio, pião.

Só que

bola, papagaio, pião

de tanto brincar

se gastam.

As palavras não:

quanto mais se brinca

com elas

mais novas ficam.

Depois de algum tempo, você vai perceber que seus filhos começarão a brincar com essa atividade. Às vezes, sozinha, a criança começa a pronunciar palavras destacando os sons iniciais, imitando a ênfase dada pelos pais; ou a brincar com os nomes de familiares e amigos. Meu filho mesmo faz isso com alguma freqüência. É claro que essa é apenas uma atividade que você pode praticar em sua casa e que faz parte da preparação para a alfabetização. Porém, existem ainda outras atividades. Vou apresentá-las na próxima Jornada da Alfabetização em Casa. Se você ainda não cadastrou seu email, cadastre-se e receba todas as informações sobre a Jornada da Alfabetização em Casa.


Faça o download da versão em áudio e ouça essa dica quando quiser!

Assine nosso podcast no iTunes e receba gratuitamente nossos conteúdos em áudio. Assine em seu computador pelo link bit.ly/cesf-podcast. Siga-nos e deixe um review!


Deixe suas dúvidas e opiniões aqui embaixo! Obrigado por compartilhar nosso conteúdo!

Receba em seu email nosso ebook “As 5 Etapas para Alfabetizar seus Filhos em Casa”, um guia completo e totalmente gratuito para introduzir seus filhos no universo da Alfabetização. Clique aqui: https://goo.gl/FDS4xU.

7 Comentários


  1. Acompanho vcs desde antes do meu filho nascer, no ano que vem ele vai estar com 2 anos e meio então irei fazer o curso, mas já leio bastante, ele adora os livrinhos, também adora música, pois eu e o meu marido somos músicos, comprei um violino pra ele e ele toca e canta do jeito dele…rs está com um ano e oito meses e já fala muitas palavras e agora começou a formar frases pequenas, gostaria de algumas dicas para essa idade.

    Responder

  2. Olá Professor, parabéns, gosto muito de seu material.
    Sou pedagoga e trabalho com crianças em preparação para alfabetização com deficiência auditiva que são protetizadas, usando aparelhos retroauriculares ou implantes cocleares, oralizadas, porém é claro que o atraso na linguagem oral e escrita é maior, devido ao tempo que ficaram sem ouvir. Alguns limiares elas ainda não discriminam, pois além de aprender a ouvir, elas têm que aprender a processar a informação. O senhor tem alguma experiência ou material nessa área para compartilhar?

    Responder

  3. Eu gostaria de começar a alfabetizar minha filha que acabou de fazer 4 anos. Por onde devo começar utilizando suas técnicas?

    Responder
    1. Pâmela Arumaa

      Olá, Ilma! Aqui é a Pâmela, tudo bem?

      Você já fez o download gratuito do nosso e-book? Para isso, basta se cadastrar conforme indicado no link abaixo.

      Clique aqui: http://www.comoeducarseusfilhos.com.br/ebook-5-etapas/

      Você receberá um email de confirmação, nele constará um link que lhe redirecionará à página do arquivo.

      Abraços.

      Responder

  4. Muito bom!!!👏👏👏gosto muito dd suas dicas!que Deus continue te abençoando.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *