Dicas de Normalização – Entrevista 2/4

Dicas de Normalização – Entrevista 2/4

6 minutos No vídeo de hoje, uma catequista da Catequese Bom Pastor fala sobre as atividades de vida prática e o poder que têm de deixar as crianças mais concentradas e atentas. Eu estou em São Paulo participando do curso da Catequese Bom Pastor. Já gravei um vídeo sobre a catequese, e a Renata apareceu nessa gravação que ficou muito famosa na internet. Hoje ela está aqui de volta para demonstrar uma atividade de vida prática e para falar sobre a importância dessas atividades. Continue lendo

Dicas de Normalização – Entrevista 1/4

Dicas de Normalização – Entrevista 1/4

4 minutos Nem só de palavras se faz uma lição. O silêncio também é muito proveitoso para o aprendizado infantil! Para saber por que, assista a esta entrevista. PROF. CARLOS: Hoje estou aqui em São Paulo ao lado do Rodrigo, que atualmente é meu amigo, mas já foi meu aluno. RODRIGO: Sim, fui o primeiro aluno da 2ª Turma do curso Ensine Seus Filhos a Ler. PROF. CARLOS: Estamos aqui em São Paulo porque eu e o Rodrigo viemos participar de um curso da Continue lendo

Atividades para Estimular as Funções Executivas dos 5 aos 7 anos

Atividades para Estimular as Funções Executivas dos 5 aos 7 anos

6 minutos Este é o último artigo da série sobre estimulação das funções executivas. Hoje trouxemos atividades para crianças de 5 a 7 anos. Nessa idade, as crianças começam a desfrutar melhor de jogos que envolvem regras, embora o nível de interesse varie bastante. Como um aspecto importante do desenvolvimento dessas habilidades é a presença constante do desafio, é importante escolher jogos complexos, mas não tão difíceis. À medida que a criança for se familiarizando com esses jogos, tente reduzir a participação dos adultos: Continue lendo

Atividades para Estimular as Funções Executivas dos 3 aos 5 anos

Atividades para Estimular as Funções Executivas dos 3 aos 5 anos

8 minutos Este é o terceiro artigo da série sobre estimulação das funções executivas. Apresentaremos hoje atividades para crianças entre 3 e 5 anos. Segundo estudos, nessa fase da infância as habilidades das funções executivas e de auto-regulação crescem em ritmo acelerado. Daí a importância de adaptar as atividades às habilidades de cada criança e reduzir gradativamente a ajuda prestada para que ela vá ganhando autonomia, conseguindo resolver cada vez mais problemas sozinha. As crianças mais novas precisarão de mais apoio para aprender e Continue lendo

Lendo para Crianças Agitadas

Lendo para Crianças Agitadas

5 minutos Para algumas crianças, permanecer sentada e em silêncio para ouvir uma história é uma tarefa muito difícil e entediante. Há crianças que simplesmente não conseguem fazê-lo! Isso pode acontecer por uma série de fatores: por excesso de estimulação, por influência de adultos também agitados – sempre a correr e com dificuldades similares para se concentrar em uma atividade -, por falta de consciência corporal e de noção de como controlar seus movimentos, por temperamento ou por uma combinação de alguns desses fatores. Continue lendo

Atividades para Estimular as Funções Executivas dos 18 meses aos 3 anos

Atividades para Estimular as Funções Executivas dos 18 meses aos 3 anos

6 minutos Na semana passada, iniciamos uma série de publicações para estimular as funções executivas. Nessa série, trazemos várias atividades para desenvolver nas crianças capacidades que as auxiliarão a resolver problemas complexos, controlar impulsos, manter o foco em suas tarefas, evitar distrações, estabelecer objetivos e manter a determinação de cumpri-los, tomar decisões, seguir instruções envolvendo várias etapas, etc. Apresentamos hoje atividades para você fazer com seu filho de 18 meses a 3 anos. As crianças maiores também podem praticá-las, mas para que elas se Continue lendo

Dislexia: Esclarecendo Conceitos e Qualificando para Ensinar a Ler

Dislexia: Esclarecendo Conceitos e Qualificando para Ensinar a Ler

30 minutos 1 – Seres humanos são dotados, naturalmente, de várias capacidades gerais. Entre elas capacidades cognitivas como as que estão envolvidas no controle das funções executivas [1], capacidades linguísticas e capacidades motoras. Capacidades gerais possuem raízes biológicas. O desenvolvimento dessas capacidades é espontâneo. Dispensa esforço conscientemente controlado. Basta ver o que ocorre com a marcha, que assiste à locomoção. Ou com a fala, que serve à comunicação. Muito diferente é o caso das habilidades específicas. Por exemplo, a habilidade de identificar e reconhecer Continue lendo

Da TV aos Livros: Dicas de uma Mãe que Decidiu Mudar

Da TV aos Livros: Dicas de uma Mãe que Decidiu Mudar

5 minutos Em nossa casa temos hoje uma rotina de leitura com as crianças. As gêmeas de 7 anos estão lendo sozinhas contos de fadas nas versões originais. Meu filho de 6 está começando a deslanchar na leitura. O de 3 sempre pede para lermos as mesmas histórias de novo. E o bebê de 2 meses começará agora a ouvir suas primeiras histórias. Mas nem sempre foi assim… Quando minhas filhas mais velhas tinham apenas meses, confiava-as aos cuidados da babá dos tempos modernos: Continue lendo

Atividades para Estimular as Funções Executivas dos 6 aos 18 meses

Atividades para Estimular as Funções Executivas dos 6 aos 18 meses

7 minutos Enquanto descasca as batatas, refoga o feijão e tempera a carne para o almoço, uma mãe consegue ajudar os filhos a fazer os deveres de casa, atender ao telefone e organizar os compromissos da semana – às vezes ao preço de ter o arroz um pouco queimado. Pais conseguem fazer milagres com o tempo para atender às demandas do trabalho e da família. Adultos memorizam um número de telefone que alguém acabou de lhes dizer até encontrarem caneta e papel para anotá-lo. E Continue lendo

Dicas de Estimulação para o Desenvolvimento da Fala em Crianças de 0 a 5 anos

Dicas de Estimulação para o Desenvolvimento da Fala em Crianças de 0 a 5 anos

5 minutos Quando uma criança apresenta certos sinais que sugerem dificuldades na comunicação oral é possível fazer alguma coisa para ajudá-la, além de buscar um tratamento especializado? Neste artigo, mostrarei que sim e apontarei algumas das principais formas de estimulação que os pais podem promover nos primeiros anos de vida dos filhos para auxiliá-los no desenvolvimento da comunicação oral. Porém, é preciso permanecer alerta. Se mesmo com a realização sistemática de estímulos e atividades, as dificuldades permanecerem, um profissional capacitado deverá ser consultado. Desde Continue lendo