Música para Crianças: o que os Pequenos Devem Ouvir?

Música para Crianças: o que os Pequenos Devem Ouvir?

4 minutos Este texto sobre educação musical foi escrito pelo amigo Miguel Queiroz, mineiro, professor de música e de flauta doce e integrante do incrível Duo Rodapião. Falecido neste final de semana, publicamos, em sua memória, este breve artigo sobre diversidade cultural no ensino de música. Em seu trabalho no Duo Rodapião e em sua participação no Movimento da Canção Infantil Latino-americana e Caribenha, foi notável seu esforço por apresentar às crianças (e aos adultos) a riqueza, a beleza e a diversidade não só Continue lendo

Nossa homenagem a Miguel Queiroz, do Duo Rodapião

Nossa homenagem a Miguel Queiroz, do Duo Rodapião

5 minutos No início desta semana, recebemos com tristeza a notícia do falecimento de Miguel Queiroz, integrante do Duo Rodapião. Veja nossa singela homenagem a esse artista espetacular. No dia 4 de abril de 2016, eu gravei um vídeo para o blog indicando CDs do Duo Rodapião, formado por Eugênio Tadeu e Miguel Queiroz, que desde 1994 faz espetáculos cênico-musicais direcionados ao público infantil. Neste vídeo falarei novamente sobre o Duo Rodapião, mas agora por um motivo muito triste para todos nós do blog Continue lendo

Perdido na Floresta

Perdido na Floresta

2 minutos Sem gasolina e com as crianças em casa sem ter o que fazer? Aproveite a oportunidade para fazer esta brincadeira divertida com elas! A brincadeira de hoje vai ter um pouquinho de mistério e um pouquinho de aventura; eu a chamo de perdido na floresta. Já adianto que essa atividade vai estimular a imaginação do seu filho, vai aumentar a atenção e vai contribuir para o aumento do domínio corporal e da consciência corporal também. Essa brincadeira é muito divertida, as crianças Continue lendo

Como Escolher Livros para Ler em Voz Alta?

Como Escolher Livros para Ler em Voz Alta?

9 minutos “É preciso garantir que os primeiros encontros da criança com a leitura sejam agradáveis, a fim de que ela retorne com alegria, agora e sempre, à experiência de ler. Mas, se esses encontros são repetidamente penosos, a leitura não será mais do que uma obrigação escolar, em vez de um hábito pelo resto da vida.” — Jim Trelease, “The Read-Aloud Handbook” Para ilustrar a importância da leitura em voz alta, vale a pena conhecer a história do menino Christopher, da pequena cidade Continue lendo

Pega-Pega Mestre

Pega-Pega Mestre

3 minutos “Mãe, pai, de que a gente vai brincar agora?” Sem idéias? Assista ao novo vídeo do prof. Furlan e inspire-se. A brincadeira de hoje vai contribuir para a melhora da consciência corporal e espacial, da atenção e do tempo de reação de escolha do seu filho. Essa brincadeira é muito legal porque exige um esforço cognitivo dos participantes, contribuindo para o seu desenvolvimento físico e mental. Eu chamo essa brincadeira de pega-pega mestre; criei tal variação a partir do pega-pega tradicional justamente Continue lendo

Desloque-se se Puder

Desloque-se se Puder

3 minutos Sem idéia do que fazer para as crianças gastarem um pouco de energia? Assista à nova brincadeira do prof. Furlan! Neste vídeo vou ensinar uma brincadeira que vai contribuir para o desenvolvimento da consciência e domínio corporal, memória de curto prazo e equilíbrio de seu filho. Eu a chamo de desloque-se se puder. Para essa brincadeira você só vai precisar de um giz, ou de uma fita-crepe, ou qualquer outro material que você tenha disponível aí para fazer um caminho, uma linha Continue lendo

Letramento, o VILÃO da Alfabetização no Brasil

Letramento, o VILÃO da Alfabetização no Brasil

18 minutos No Brasil, sobra letramento, mas ler e compreender textos bem é raridade. Conheça um dos graves problemas educacionais que impede nossas crianças de aprender a ler com eficácia. “A aprendizagem das funções sociais da língua escrita é o que se chama letramento” Você sabe o que é letramento? Se você quer se informar e se instruir para assumir essa tarefa e ajudar a livrar seu filho do analfabetismo funcional, conte comigo! Você sabe por que muitas crianças brasileiras não aprendem a ler Continue lendo

“Quem é? Pode entrar!”: Uma Atividade para Treinar o Reconhecimento de Sons Iniciais com seu Filho

“Quem é? Pode entrar!”: Uma Atividade para Treinar o Reconhecimento de Sons Iniciais com seu Filho

3 minutos Esta é uma atividade que você pode propôr a seu filho de 3 a 6 anos, antes mesmo de ele aprender as letras e seus nomes. Ela desenvolve a consciência fonêmica, mais especificamente a consciência dos sons iniciais das palavras. Saber identificar os “sonzinhos” das palavras (fones) e manipulá-los é uma habilidade muito importante no processo de aprendizado da leitura e da escrita. Para saber mais sobre o treino da consciência fonológica, a habilidade de ouvir, reconhecer e manipular as unidades sonoras Continue lendo

Como a Música pode Ajudar seu Filho a Aprender a Ler

Como a Música pode Ajudar seu Filho a Aprender a Ler

10 minutos A música pode ajudar seu filho a aprender a ler? Assista a este vídeo e descubra! Recentemente o Fantástico exibiu um trecho de um documentário da BBC que apresentava um experimento: foram espalhadas várias câmeras por uma casa e gravadas mais de duzentas mil horas do primeiro ano e meio de um bebê na companhia de seus pais. O objetivo era registrar o momento em que o bebê aprende a falar as primeiras palavras e também levantar hipóteses sobre o que o Continue lendo

Diga a Cor

Diga a Cor

4 minutos Já viu a atividade psicomotora da semana? Ela treina a atenção e o equilíbrio e é indicada para crianças de 2 anos e meio a 6 anos. Neste vídeo você vai aprender uma brincadeira interessantíssima para desenvolver a atenção de seu filho. Ao realizar essa atividade, com certeza ele estará se desenvolvendo motora e cognitivamente. A atividade é fantástica para crianças entre 2 anos e meio e 6 anos; mas, caso seu filho tenha 7, 8 ou 9 anos, sem dúvidas ele Continue lendo