8 Atividades para Evitar a Troca de Letras

8 Atividades para Evitar a Troca de Letras

5 minutos Quando vamos ao supermercado sabemos distinguir as diferenças entre tomates e maçãs só de olhar. Do mesmo modo, somos capazes de identificar nosso carro no estacionamento ao lado de outros veículos. No dia-a-dia, realizamos facilmente essas atividades graças à habilidade de discriminação visual, que é a capacidade de identificar com precisão as diferenças e semelhanças entre objetos ou formas semelhantes. Essa habilidade começa a se desenvolver desde muito cedo e desempenha um papel fundamental no aprendizado de crianças de todas as idades. Continue lendo

Como Preparar seus Filhos para o Aprendizado da Leitura

Como Preparar seus Filhos para o Aprendizado da Leitura

4 minutos A aquisição de habilidades básicas de leitura é essencial para a formação de bons leitores. Porém é possível recuperar maus leitores? É a isso que respondo neste vídeo, além de dar uma dica simples, mas muito valiosa! As diferenças entre bons e maus leitores aparecem desde o início da aprendizagem da leitura. Segundo José Morais, estudos sobre a progressão das habilidades de leitura durante o primeiro grau demonstram, por exemplo, que as distâncias entre bons e maus leitores tendem a se acentuar de Continue lendo

Atrasos na Linguagem: Como Identificar, Prevenir e Remediar

Atrasos na Linguagem: Como Identificar, Prevenir e Remediar

5 minutos Embora existam marcos do desenvolvimento da linguagem oral, da leitura e da escrita que apontam as habilidades que as crianças geralmente adquirem até certa idade, há aquelas que se adiantam e outras que apresentam alguns atrasos. Em muitos casos basta aguardar um pouco mais para que se desenvolvam as habilidades esperadas para a idade. No entanto, há crianças que fazem poucos progressos e precisam de uma ajuda extra dos pais ou mesmo de profissionais. Por isso, é importante que os pais fiquem Continue lendo

6 Mitos sobre o Aprendizado da Leitura

6 Mitos sobre o Aprendizado da Leitura

11 minutos As crianças podem aprender a ler sozinhas? Conheça este e outros mitos sobre o aprendizado da leitura. #1: A criança pode aprender a ler sozinha, pois ler é um processo natural Se uma criança aprende a falar apenas ao escutar seus pais conversando, ela também deveria aprender a ler ao ser exposta a textos escritos, certo? Errado. Aprender a falar é sim um processo natural. Basta que a criança seja exposta à comunicação oral – e não apresente problemas nos aparelhos fonador Continue lendo

4 Maneiras de Incrementar a Brincadeira com Blocos de Montar

4 Maneiras de Incrementar a Brincadeira com Blocos de Montar

5 minutos Ao ver uma criança brincando de blocos, não raro um adulto suspira: “Vejam! Um futuro engenheiro!” A associação mais óbvia é certamente essa. Porém, há vários outros benefícios que essa prática pode proporcionar. Como já dissemos aqui, brincar com blocos de madeira, de plástico, blocos magnéticos ou Lego® pode ajudar a desenvolver a atenção, a criatividade, a coordenação motora fina, a coordenação visomotora, a orientação espacial e a capacidade de resolver problemas. A prática mais comum é deixar as crianças brincarem livremente Continue lendo

Um Livro para Cantar, Brincar e Alfabetizar

Um Livro para Cantar, Brincar e Alfabetizar

5 minutos No vídeo de hoje, falo sobre Linha, agulha e costura: canção, brincadeira e leitura, um livro+CD que produzi com o contador de histórias Chico dos Bonecos e o músico brincante Estevão Marques para ajudar as crianças no aprendizado da leitura de maneira simples e natural. Está imperdível! Esta certamente será uma das dicas mais importantes e especiais do blog Como Educar Seus Filhos. Quem acompanha nossas publicações sabe muito bem que eu tenho o costume de sugerir títulos de livros e CDs Continue lendo

Como os Pais podem Auxiliar no Processo de Alfabetização dos Filhos

Como os Pais podem Auxiliar no Processo de Alfabetização dos Filhos

5 minutos É cada vez maior o número de pais que se queixam de que os filhos apresentam dificuldade em leitura e compreensão de textos e, mesmo após os dez anos de idade, ainda tropeçam em palavras. E não são nada incomuns os casos de estudantes de Ensino Médio sem fluência em leitura e com vocabulário muito pobre. Conseqüentemente tem crescido também o interesse dos pais em participar de alguma forma do processo de alfabetização das crianças e em buscar corrigir as deficiências em Continue lendo

As Atividades de Vida Prática na Sala de Aula e em Casa

As Atividades de Vida Prática na Sala de Aula e em Casa

5 minutos Em meu artigo anterior – primeiro de uma série na qual compartilho minha experiência como professora na Educação Infantil – quis exortar meus colegas professores, pedagogos e demais profissionais da educação a estabelecer uma parceria efetiva com os pais e as famílias. Sugeri que essa parceria deve se concretizar harmonicamente, com humildade e salutar subserviência e disposição da parte dos professores. Estarmos abertos para dar ciência aos pais e famílias acerca do que planejamos em sala de aula é necessário. Somos nós, Continue lendo

Como as Crianças Usam a Memória de Trabalho para Aprender

Como as Crianças Usam a Memória de Trabalho para Aprender

6 minutos Já lhe aconteceu de ir a um cômodo da casa buscar um objeto e, ao chegar lá, esquecer o que foi buscar? Você já foi ao supermercado sem levar uma lista de compras, pensando que conseguiria se lembrar de tudo o que precisava e, ao voltar para casa, percebeu que itens essenciais não haviam sido comprados? Pois você já experimentou as limitações da memória de trabalho, esse post it mental de que lançamos mão para armazenar informações enquanto precisamos delas. A memória Continue lendo