Por que as Crianças devem Ajudar nas Tarefas Domésticas?

Tempo de leitura: 3 minutos

Realizar tarefas domésticas é normalmente visto como castigo ou punição. Essa perspectiva é retratada em cenas de filmes e seriados de TV, em que pais mandam as crianças traquinas levarem o lixo para fora ou lavarem a louça como punição por algum mau comportamento. Mas e se dissermos que elas podem ser divertidas e, acima de tudo, ajudar na formação dos seus filhos?

Listamos três dos maiores benefícios da participação dos filhos nas tarefas domésticas para mostrar que os envolver na limpeza e organização da casa pode trazer resultados positivos. Confira!

1- Respeito e responsabilidade

Não estamos só falando de respeito aos pais, mas também ao lar e a tudo aquilo que faz parte dele. Por exemplo, se seus filhos aprendem ao menos a dobrar e guardar as próprias roupas depois de lavadas, participando de uma parte do processo, verão o esforço feito para terem roupas limpas para passear e ir à escola. Ao ensinar e delegar pequenas tarefas, você irá notar que seus filhos darão mais valor ao que possuem e aprenderão a cuidar dos itens do dia-a-dia em vez de esperar que sejam substituídos.

2 – Planejamento

Ter a responsabilidade de realizar certos afazeres ajuda as crianças a criarem um bom senso de planejamento. Se você delega uma tarefa e estipula um prazo para seu cumprimento (limpar a garagem até sexta-feira, por exemplo), elas terão de conciliar essa tarefa com outras atividades, como fazer o dever de casa ou brincar com os amigos. Essa é também uma boa maneira de encorajá-las a fazer escolhas e definir prioridades e de mostrar que nossas escolhas podem ter conseqüências positivas ou negativas.

3 – Autoconfiança

Muitas vezes, as crianças sentem-se pressionadas se acham que os pais estão tentando obter algum tipo de “confissão” sobre como estão se sentindo em casa, na escola ou com os amigos. Por isso, uma conversa descontraída durante uma tarefa doméstica pode oferecer uma oportunidade para seus filhos conversarem com você sobre qualquer coisa sem qualquer tipo de pressão. Atividades realizadas em conjunto ajudam a aumentar a confiança mútua entre pais e filhos, que é tão importante em um ambiente familiar.

Quanto mais cedo você criar em seus filhos o hábito de ajudar nas tarefas, maiores serão os benefícios. Lembre-se que existem tarefas apropriadas para cada idade: por exemplo, você pode pedir que seus filhos pequenos ajudem a guardar os brinquedos, que os filhos um pouquinho mais velhos ajudem a organizar a mesa do almoço e que os mais velhos sejam responsáveis por limpar o próprio quarto semanalmente, lavar o carro, cuidar do jardim.

Seja nas menores tarefas como tirar uma mancha de gordura da roupa, seja nas mais laboriosas como varrer o quintal, a ajuda dos filhos nas tarefas do lar trará bons resultados imediatos e a longo prazo.

Até a próxima!

Artigo escrito por Cecília Gibson


Deixe suas dúvidas e opiniões aqui embaixo! Obrigado por compartilhar nosso conteúdo!

Receba em seu email nosso ebook “As 5 Etapas para Alfabetizar seus Filhos em Casa”, um guia completo e totalmente gratuito para introduzir seus filhos no universo da Alfabetização. Clique aqui: https://goo.gl/FDS4xU.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *