Salta ou passa? Uma brincadeira para curtir o finalzinho das férias em casa com as crianças

Tempo de leitura: 2 minutos

Muita chuva por aí? Confira esta brincadeira para gastar as energias dos pequenos dentro de casa.

Para aproveitar esse finalzinho de férias, preparei uma atividade muito especial para você praticar com seu filho aí na sua casa, interagir e se divertir com ele.

“Um…, dois…, um…, dois…”

Legal a brincadeira, não é?

Utilizei uma corda de 6 metros, mas se você tiver uma de 3 metros já é o suficiente; amarrei as extremidades dessa corda nas pernas de duas cadeiras – para manter a corda estendida – e mantive essa corda a, pelo menos, 50 centímetros de altura – uma altura que seja suficiente para a criança passar embaixo dessa corda. Também utilizei um material acolchoado, um tapete; porém, caso você tenha um colchonete, ou qualquer outro material semelhante, também é possível usar.

E como funciona a brincadeira?

Você emite comandos, e a criança precisa realizar ações correspondentes a esses comandos. Como você viu no exemplo, para o comando 1, a criança saltava transpondo a corda, e para o comando 2, ela passava por debaixo da corda.

Mas, veja, é importante que você treine primeiro as ações isoladas: só o saltar livremente transpondo a corda – para verificar se seu filho já é capaz de saltar transpondo a corda –, e, depois, passar por baixo da corda. Se ele já dominou essas ações, você pode realizar a brincadeira propriamente dita.

Então combine com ele, por exemplo: “Filho, quando eu disser um, você vai saltar transpondo a corda; quando eu disser dois, você vai passar por debaixo dessa corda”.

E para aumentar um pouquinho o nível de dificuldade da atividade, você pode incluir um terceiro comando. Quando você disser três, seu filho deverá fazer um rolamento lateral, passando por debaixo da corda. Lembre-se de treinar o rolamento lateral antes de incluir esse terceiro comando.

“Um…, dois…, um…, três…”

Uma última observação: quanto maior o número de participantes, mais divertida ficará essa atividade, e quanto maior o espaço que você tem, maior poderá ser o número de participantes.

Espero que você tenha gostado dessa dica.

Um abraço e fique com Deus.


Deixe suas dúvidas e opiniões aqui embaixo! Obrigado por compartilhar nosso conteúdo!

Receba em seu email nosso ebook “As 5 Etapas para Alfabetizar seus Filhos em Casa”, um guia completo e totalmente gratuito para introduzir seus filhos no universo da Alfabetização. Clique aqui: https://goo.gl/FDS4xU.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *