Um Livro para Cantar, Brincar e Alfabetizar

Tempo de leitura: 5 minutos

No vídeo de hoje, falo sobre Linha, agulha e costura: canção, brincadeira e leitura, um livro+CD que produzi com o contador de histórias Chico dos Bonecos e o músico brincante Estevão Marques para ajudar as crianças no aprendizado da leitura de maneira simples e natural. Está imperdível!

Esta certamente será uma das dicas mais importantes e especiais do blog Como Educar Seus Filhos. Quem acompanha nossas publicações sabe muito bem que eu tenho o costume de sugerir títulos de livros e CDs de músicas. Hoje vou indicar um título que mistura ambas as coisas, pois nele vocês encontrarão letras com ilustrações encantadoras, além de um CD com belíssimas canções.

Linha, agulha e costura: canção, brincadeira e leitura é o título do livro que produzi junto com o contador de histórias e espalhador de brincadeiras Chico dos Bonecos e o músico brincante Estevão Marques. Como o próprio nome sugere, o livro tem uma intenção educativa de ajudar as crianças no aprendizado da leitura, que pode começar na escola ou em casa.

Com muita freqüência eu recebo aqui no blog mensagens de pais que querem aprender os valores fonológicos das letras. Para simplificar: os sons das letras. Eles querem aprender esses sons para ensiná-los a seus filhos. A partir de agora isso não será mais um problema, porque nesse livro há várias canções que fazem exatamente isso, de forma muito simples e natural.

Mas por que é tão importante ensinarmos para uma criança os valores fonológicos das letras? Por uma razão muito simples. Quando ensinamos uma criança a dominar pelos sons das letras os fonemas, mostramos a ela o caminho mais rápido e seguro para a leitura. É o que acontece nesse livro. Aqui há várias canções que dão ênfase aos valores fonológicos, que explicitam esses valores para as crianças. Isso acontece em canções como “Chuva”, “Só o som”, “Mamãe”, “As letras são como nós” e “Fumaça”. Aliás, segundo o Estevão, “Fumaça” será um grande sucesso. Aqui em casa ela já contagia meus filhos, sobretudo o mais velho, que sai pela casa imitando um trem e realizando o valor fonológico da letra “f”. A canção inspira várias brincadeiras, vários gestos, e a criança aprende os valores fonológicos de forma muito natural.

No livro não há apenas canções que explicitam os valores fonológicos das letras para as crianças, há muito mais. Vocês encontrarão trava-línguas, rimas, o silêncio das palavras, jogos de linguagem em que as crianças vão realizar análises e sínteses fonêmicas, enfim, há muita coisa nesse material.

Chegou o momento de revelar um segredo a vocês. A partir de agora as canções desse livro serão a porta de entrada para os meus cursos online: o de pré-alfabetização e o de alfabetização. Por meio das canções as crianças, de forma alegre e divertida, vão absorver padrões de linguagem, padrões de exercícios, realizar jogos de linguagem, que são atividades fundamentais no processo de alfabetização, e assim vão adquirir aquelas habilidades consideradas centrais no aprendizado da leitura.

Sabe como essa história começou? Em 2013 eu e o Arno lançamos o blog Como Educar Seus Filhos e em seguida eu conheci o Chico dos Bonecos, um exímio contador de histórias que tem uma habilidade fora do comum para elaborar jogos de linguagem. O Chico então me apresentou o filho dele, Estevão Marques, um excelente músico e educador musical, que já fez parte do Palavra Cantada, do Grupo Triii e que agora tem um site na internet em que ministra cursos para professores e pais. Pois bem, eu entrei com as atividades de alfabetização, atividades que são fundamentais, Chico converteu essas atividades em jogos de linguagem e Estevão compôs as canções.

Aliás, já ia me esquecendo de mencionar outro nome de peso que participou desse livro: Walter Lara, o responsável pelas belíssimas ilustrações. Walter Lara foi escolhido a dedo pelo Chico dos Bonecos. Confesso que muitas vezes no blog me sinto desconfortável ao indicar certos títulos de livros, pois nem sempre a qualidade das ilustrações é similar ou superior à qualidade dos textos. Mas aqui nesse livro isso não acontece, pois há um casamento perfeito entre as letras das canções e as ilustrações de Walter Lara.

Nesse meu livro, que produzi junto com Chico dos Bonecos, Estevão Marques e Walter Lara, temos jogos de linguagem que são fundamentais no aprendizado da leitura, ilustrações belíssimas e canções que dispensam comentários.

Quer adquirir um volume do livro Linha, agulha e costura: canção, brincadeira e leitura? Basta clicar aqui e comprar quanto antes o seu exemplar. Depois é só ouvir as canções com seus filhos e contemplar as belas ilustrações com as crianças.

Fique com Deus e até a próxima!


Deixe suas dúvidas e opiniões aqui embaixo! Obrigado por compartilhar nosso conteúdo!

Receba em seu email nosso ebook “As 5 Etapas para Alfabetizar seus Filhos em Casa”, um guia completo e totalmente gratuito para introduzir seus filhos no universo da Alfabetização. Clique aqui: https://goo.gl/FDS4xU.

4 Comentários


  1. Quando o Livro estará em outra livrarias e lojas físicas? (Frete para minha cidade inviabiliza a compra)

    Responder

  2. Muito boa a concepção deste livro. Fará muito sucesso na minha casa com a pequena Ana Júlia de 2a10m (que está aprendendo a falar de forma mais correta agora). Tenho certeza que a temática do livro ajudará … e muito!!! Parabéns pela excelente ideia 🙂

    Responder

  3. Boa tarde
    O livro possui alguma indicação de faixa etária? É adequado para crianças de 5 anos?

    Responder

  4. Bom dia. Parabéns pelo excelente trabalho pedagógico.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *