Texto exclusivo para o Blog Como Educar Seus Filhos
Uma das melhores coisas que já fiz (e continuo fazendo) pela educação dos meus filhos é algo que, somente tempos depois, vi sendo recomendado por psicólogos, médicos e professores (inclusive pelo prof. Carlos): a leitura em voz alta. Começamos, anos atrás, com alguns minutos de leitura durante a tarde, mas em pouco tempo a atividade foi se tornando tão prazerosa que ganhou mais alguns minutos durante a noite, antes de dormir. E assim permanece até hoje: um pouco à tarde e um pouco à noite, diariamente.
Pode parecer pouca coisa, mas ler para as crianças todos os dias faz uma diferença enorme e contribui de maneira decisiva para o desenvolvimento do gosto pela leitura. Reservar um tempo específico para a leitura em voz alta e dedicar-se a ela, trabalhando prosódia e dramatização, estabelece uma rotina que, por natureza, acalma o corpo, estimula a mente e aproxima pais e filhos, estreitando os vínculos de amor.
Todavia, embora a leitura coletiva seja um “divisor de águas” na rotina familiar, há um outro elemento essencial para que a leitura torne-se um hábito individual, algo próprio da criança, enraizado em sua personalidade: o exemplo dos pais. Na verdade, se fôssemos analisar com calma, veríamos que a questão do exemplo é fundamental para quase tudo na formação das crianças, logo, aqui também não poderia deixar de sê-lo.
EXCLUSIVO: Saiba tudo sobre o lançamento do novo curso da Camila Abadie
Não importa o quanto digamos que valorizamos o conhecimento, os estudos, os livros se nós mesmos, em nossas ações corriqueiras, não damos um testemunho coerente, valorizando tais coisas. Por maiores que sejam os nossos esforços nesse sentido, é o nosso exemplo pessoal que falará mais alto. Assim, precisamos também nós, pais e mães, reservar um tempo diário para a leitura individual, investindo em nosso próprio aprimoramento. Não se trata aqui de precisar tornar-se um intelectual ou reservar horas e horas aos livros: trata-se apenas de procurar vencer algumas páginas de um assunto do seu interesse todos os dias.
A vivência e a percepção de pequenas atitudes como essa transmitirão à criança confiança, segurança e, mais importante, a certeza de que a família toda caminha em uma mesma direção, estimando com palavras e atitudes as mesmas coisas, na busca por uma vida coerente.
Mas lembre-se: é a constância na prática das leituras, coletiva e individual, que garante o sucesso das dicas, isto é, o desenvolvimento do gosto pelos livros na vida das crianças não é instantâneo, mas faz parte de um processo de transformação pessoal e familiar.