Tempo de leitura: 5 minutos
As crianças – especialmente até os 6 anos – são capazes de aprender praticamente qualquer coisa com prazer quando deixamos que manipulem enquanto lhes ensinamos. É por essa razão que brinquedos como LEGO®, Megablocks® e toda sorte de blocos plásticos de encaixe e blocos de madeira são instrumentos incríveis de aprendizado.
A criança que não demonstra interesse algum em identificar os números, a que tem uma noção espacial muito fraca, aquela que reluta para contar, aquela que tem uma preguiça enorme dos exercícios de alfabetização, todas elas podem ser beneficiadas com a aplicação de atividades com blocos.
Quer saber como aproveitar melhor os blocos de seu filho? Seguem algumas sugestões. Crianças de 2 anos já podem fazer muitas dessas atividades!
1. Separar por cor
2. Separar por forma
3. Pareamento de cores e formas
4. Formar figuras
5. Maior X menor
Trabalhe conceitos como “maior” e “menor”, pedindo à criança para construir várias torres e perguntando qual a maior e qual a menor. Solicite então que as organize por ordem de tamanho.
6. Seis maneiras de preencher um quadrado
7. Montar desenhos a partir de um modelo
Desenhe ou imprima modelos coloridos e desafie a criança a reproduzi-los fielmente com seus blocos de montar. Para os menores, comece com arranjos simples de peças do mesmo tamanho.
8. Aprendendo padrões I
Desenhe ou imprima modelos coloridos com uma seqüência de 3 a 8 blocos seguindo um determinado padrão. Comece com padrões simples, de apenas duas cores (AB), depois passe para outros (AAB, AABB, ABC…).
A partir dos 3 anos, muitas crianças já conseguem perceber padrões simples.
9. Aprendendo padrões II
Também é possível propôr a mesma atividade sem recorrer a cartelas com os modelos. Basta dispôr uma seqüência de 3 a 8 blocos seguindo um determinado padrão e pedir à criança para continuá-la. Para tornar a atividade mais difícil, use peças de formas e cores diferentes.
Ajude-a a observar o que define o padrão. São suas cores? São suas formas? Ou uma combinação de ambas?
Deixe a criança manipular as peças, tentar e errar algumas vezes, até descobrir os padrões. Converse com ela sobre suas dúvidas e descobertas.
10. Simetria
Se você tem LEGO em casa, tente o seguinte:
- (1) Divida a base em duas partes com o auxílio de uma fita crepe.
- (2) Do lado direito, disponha algumas peças paralelas na horizontal.
- (3) Peça à criança para reproduzir o desenho que você criou do lado direito, como num espelho.
11. Contar e identificar números
12. Rolar o dado e construir uma torre
Esta é uma ótima atividade para crianças que estão aprendendo a contar. Também trabalha a coordenação motora fina.
- (1) Peça à criança para rolar o dado.
- (2) Diga a ela para contar o número de bolinhas na face virada para cima.
- (3) Ela deverá construir uma torre com esse número de blocos.
Para crianças mais velhas, use 2 dados ou mais e peça para somarem o número de bolinhas de cada dado e construírem sua torre com esse número de blocos.
13. Formar letras
14. Seqüência de cores
Trabalha a memória auditiva e a atenção da criança.
- (1) Dite para a criança uma seqüência de cores de 2 itens ou mais e peça a ela para dispor os blocos nessa seqüência.
- (2) Aumente o número de itens a memorizar quando a criança já estiver com um bom desempenho.
15. Contar as sílabas de uma palavra
Uma maneira divertida de treinar a consciência silábica da criança é usar os blocos para contar sílabas.
- (1) Confeccione cartões com figuras de palavras que tenham diferentes números de sílabas. Também é possível usar cartões ilustrados de jogo da memória ou as fichas do jogo Super Lince – foi o que usamos aqui.
- (2) Mostre um cartão para a criança e peça a ela para nomear a figura.
- (3) Com uma torre de 5 blocos na mão, ela deverá contar o número de sílabas da palavra, tocando um bloco para cada sílaba. Se necessário, terá de tirar da torre os blocos excedentes.
- (4) Depois disso, deverá colocar a torre de blocos abaixo da imagem e então passar para a próxima.
16. Contar os sonzinhos (fonemas) de uma palavra
Essa atividade é exatamente como a anterior. Mas aqui cada bloco representará um fonema. Esta é uma atividade mais complexa e geralmente exige que a criança já tenha uma boa consciência silábica, um ouvido bem treinado e conheça bem os sons das letras.
17. Formar palavras
Para as crianças que já aprenderam o princípio alfabético, que já sabem a relação entre as letras e seus respectivos sons, esta é uma ótima idéia de jogo.
- (1) Pegue um bloco de plástico extenso e escreva na lateral uma palavra (use caneta para quadro branco para poder apagar depois).
- (2) Escreva várias letras nas laterais de blocos menores e deixe à disposição da palavra.
- (3) Peça a ela para procurar as letras que formam a palavra em questão e montá-la, corretamente.
- (4) Ela deverá pronunciar o som de cada letra separadamente e, por fim, com a palavra montada, juntar todos os sons e ler a palavra inteira.
18. Quantas palavras você consegue formar com estas letras?
Esta atividade também se dirige às crianças que estão aprendendo a ler.
- (1) Separe alguns blocos e escreva uma letra em cada uma de suas faces. Em alguns escreva somente consoantes, em outros somente vogais.
- (2) Agora encaixe blocos de consoantes e vogais alternadamente para formar palavras com a estrutura CVCV (consoante-vogal-consoante-vogal).
- (3) Pergunte à criança quantas palavras ela consegue formar com aquelas letras.
Seu filho gosta de brincar de blocos?
Deixe suas dúvidas e opiniões aqui embaixo! Obrigado por compartilhar nosso conteúdo!
Receba em seu email nosso ebook “As 5 Etapas para Alfabetizar seus Filhos em Casa”, um guia completo e totalmente gratuito para introduzir seus filhos no universo da Alfabetização. Clique aqui: https://goo.gl/FDS4xU.
Link permanente
Dicas preciosas! Algumas eu ja conhecia e aplico, com ótimos resultados, as crianças se divertem e ao mesmo tempo sentem-se desafiadas, o que as motiva a brincar ainda mais. Vou apresentar as outras variações para os meus filhos, muito obrigada!