2 Técnicas para Estimular a Linguagem e a Imaginação de seus Filhos

Tempo de leitura: 3 minutos

A primeira dica da série “Dica para o fim de semana” é sobre a técnica de leitura em voz alta. Na verdade, são duas dicas que estimulam a linguagem e a imaginação de seus filhos, além de divertirem toda a família.

A primeira etapa da leitura em voz alta é a da “nomeação”. E como funciona? Você escolherá um livro. Se for para crianças entre 6 e 12 meses, o livro deve trazer ilustrações que chamem a atenção da criança e ser feito de um material que permita que ela possa folheá-lo, manipulá-lo. Pois, dependendo da idade do bebê, ele pega o livro com força, consegue virar páginas, fica manipulando-o, até chegar a mãe ou o pai, pegar o livro e começar a ler a história. Então você começa a ler para o seu filho, mostrando-lhe as imagens.

Depois de ler a história, você passará à etapa de descrição das imagens presentes no livro. Por exemplo, está lá a imagem de duas crianças se preparando para escovar os dentes. Você descreverá essa imagem para o seu filho, dizendo que há um menino, uma menina, a cor dos pijamas, por que eles estão subindo num banquinho, o que eles pegam, a água escorrendo, etc. Você fará uma descrição detalhada da cena.

Depois, caso o seu filho já saiba falar, você começará o processo de nomeação.

Antes, você tinha feito uma descrição nomeando os elementos presentes na cena. Agora, num segundo momento, você pode fazer a seguinte brincadeira: aponte para uma parte da cena e peça que a criança nomeie aquilo que você está apontando. Se você apontou para o menininho, a criança deve falar: “o menininho, que está usando o pijama verde”, etc. É possível também fazer o contrário: diga uma palavra para a criança, ela vai ouvir e então apontar para a cena, indicando onde está aquilo que você acabou de dizer. Se você perguntar: “Onde está o banquinho?”, ela terá de apontar para o banquinho, etc. Esse é o processo de nomeação.

Mas existe um segundo processo, que também é muito importante, chamado “linguagem de evocação”. Por meio de perguntas, você conduzirá a criança a outros episódios e a outras imagens que não estão presentes na cena em questão, mas que provavelmente aconteceram, ou seja, cenas que o seu próprio filho irá imaginar e que teriam antecedido a cena que ele vê na página.

Por exemplo: essas crianças provavelmente estavam fazendo o quê, antes de entrarem no banheiro? Estavam dormindo. A que horas será que acordaram? Será que dormiram muito cedo ou foram dormir tarde? E assim por diante.

Desse modo, seu filho será estimulado a construir cenas e a reportar-se a imagens que, embora não estejam presentes na cena que você está descrevendo, teriam contribuído para que ela acontecesse.

E, assim, você irá desenvolvendo nele a linguagem evocativa.


Deixe suas dúvidas e opiniões aqui embaixo! Obrigado por compartilhar nosso conteúdo!

Receba em seu email nosso ebook “As 5 Etapas para Alfabetizar seus Filhos em Casa”, um guia completo e totalmente gratuito para introduzir seus filhos no universo da Alfabetização. Clique aqui: https://goo.gl/FDS4xU.

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *