3 Tipos de Atividades Fundamentais para que Seus Filhos Compreendam Textos Futuramente

Tempo de leitura: 3 minutos

Tenha sempre em mente os 3 tipos de atividades que menciono no vídeo de hoje. Eles são fundamentais para que seus filhos compreendam textos no futuro. Assista!

Hoje apresentarei 3 áreas importantíssimas na aquisição da leitura, às quais é preciso estar atento para que seu filho, no futuro, tenha condições de compreender textos com facilidade. Decidi falar sobre essas 3 áreas porque, apesar de termos várias dicas relacionadas a elas espalhadas em nosso blog, gostaria de mostrar aqui que há uma espécie de unidade entre elas. Para tirar maior proveito das dicas esparsas pelo blog, recomendo que você siga o caminho que vou apontar. Logo abaixo disponibilizamos uma playlist indicando essas dicas que estão no blog Como Educar Seus Filhos.

Vejamos então a uma breve exposição sobre cada uma dessas áreas!

A primeira é a área do desenvolvimento da linguagem oral e da escuta. As crianças precisam ter um alto desempenho em atividades envolvendo, por exemplo, a compreensão de informação oral. Isso porque, se o texto mapeia as unidades sonoras da fala, é evidente que crianças com uma base muito fraca em linguagem oral e em compreensão de informações orais terão um baixo desempenho em compreensão textual. De nada adianta insistir em leitura com crianças que têm dificuldade em compreensão textual, porque muitas vezes essas crianças já enfrentam há muito tempo problemas no desenvolvimento da linguagem oral e da escuta. Portanto, é preciso estimular a atenção auditiva das crianças.

No blog há várias dicas sobre o desenvolvimento da linguagem oral e da escuta, dentre as quais se destacam as atividades envolvendo o treinamento da memória auditiva de curto prazo. Um exercício fundamental é o da obediência a instruções e comandos, pois uma criança que não consegue reter na memória uma sequência de instruções, provavelmente não terá sucesso na leitura, já que o sucesso em compreensão textual está ligado à compreensão auditiva.

A segunda área é a da consciência de impressão. Há um vídeo na playlist sobre a importância de desenvolvê-la. Grosso modo, as crianças precisam entender que a linguagem oral é representada por palavras e que essas palavras são dispostas nos textos de maneira ordenada, de cima para baixo, da esquerda para a direita; enfim, as crianças precisam ter esse senso de ‘direcionalidade’ do texto.

A terceira área é a da leitura em voz alta. Você precisa praticar diariamente a leitura em voz alta com seus filhos desde a mais tenra idade para que eles adquiram um vocabulário mais rico, comecem a memorizar estruturas frasais mais complexas, padrões frasais não utilizados na conversação do cotidiano, pois mais tarde, no momento da leitura, eles irão se deparar com esses padrões e com um vocabulário mais amplo. Se nesse momento a criança não tiver um vocabulário rico, com certeza não será capaz de compreender textos. Por isso, insisto: leia para seus filhos livros com um vocabulário rico e com estruturas frasais complexas, pois nas conversas do dia-a-dia não os encontramos com frequência. Em nosso blog há várias dicas proveitosas sobre a leitura em voz alta.

São essas as 3 áreas: desenvolvimento de linguagem oral e de escuta, consciência de impressão e leitura em voz alta realizada pelos pais. Dedicando-se a cada uma delas, você preparará seu filho para a leitura e, como consequência, ele será bem sucedido na compreensão de textos no futuro.


Faça o download da versão em áudio e ouça essa dica quando quiser!

Assine nosso podcast no iTunes e receba gratuitamente nossos conteúdos em áudio. Assine em seu computador pelo link bit.ly/cesf-podcast. Siga-nos e deixe um review!


Deixe suas dúvidas e opiniões aqui embaixo! Obrigado por compartilhar nosso conteúdo!

Receba em seu email nosso ebook “As 5 Etapas para Alfabetizar seus Filhos em Casa”, um guia completo e totalmente gratuito para introduzir seus filhos no universo da Alfabetização. Clique aqui: https://goo.gl/FDS4xU.

13 Comentários


  1. Achei muito interessante seu método, vou acompnha-lo. Tenho tres filhas, em especial a de cinco que tem dificuldades com as palavras.

    Responder

  2. Vejo esse site e o Prof Carlos como uma esperança! Obrigada por essa ajuda que não tem preço! O futuro dos meus filhos sei que tem uma grande chance de ser melhor depois dessas dicas maravilhosas! Eu gostaria que todos os pais se interessassem e buscassem aplicar essas dicas em seus filhos porque o resultado é real!

    Responder
    1. Pâmela Arumaa

      Amém, Lorena.

      Nós que agradecemos a confiança e o carinho com que deixou essa mensagem.

      Abraços!

      Pâmela Arumaa
      Suporte

      Responder

  3. boa tarde professor. eu me chamo Brena,moro em fortaleza ceara e tenho um príncipe de quatro anos,ele gosta muito dessa fase atual de tecnologia que o mundo vive hoje,tem algum jogo,app ou atividade que possa me indicar para o auxilio dele na internet para que alem de conhecer um novo mundo ele tire proveito dele? um abraço.

    Responder
    1. Pâmela Arumaa

      Olá, Brena! Aqui é a Pâmela, faço parte da equipe de suporte. Tudo bem?

      Não temos, infelizmente. Apenas recomendamos o mínimo de exposição possível à monitores.

      Abraços!

      Pâmela Arumaa
      Suporte

      Responder

  4. Bom dia!
    Que bom saber que tem pessoas preocupada com a preparação para a alfabetização, algo que é muito importante para o processo de alfabetizar.
    Suas dicas são interessante, mas quero saber se posso aplica-las a crianças com dificuldade de aprendizagem que chegam pra nós as vezes com 6 a 9 anos sem reconhecer letras ou saber ler e escrever.

    Responder

  5. Sou professora da Rede Pública Municipal do Rio de Janeiro e alfabetizadora por opção e amor.
    Já pratico suas dicas desde de que observei a carência das crianças ao iniciarem nas classes de alfabetização e permanecerem nelas sem nenhum avanço.
    Suas dicas ratificaram minha atuação em sala de aula, gostaria de saber mais sobre alfabetização para crianças com oito anos ou mais.
    Já tenho um resultado muito positivo aplicando diariamente suas práticas, porém gostaria de saber se para estas crianças, nesta faixa etária eu poderia complementar com outras rotinas ?

    Responder
    1. Pâmela Arumaa

      Olá, Heloísa. Tudo bem?

      A nossa proposta contempla a fase de pré-alfabetização, que vai dos dois anos e meio aos cinco anos de idade. Claro que se a criança não foi submetida ao treinamento das habilidades necessárias para se tornar um leitor hábil na idade correta, ela terá que ser treinada fora dessa faixa etária.

      Agora, se as crianças de 8 anos já estão lendo palavras simples, em breve lançaremos nossa proposta de alfabetização. Peço que aguarde.

      Abraços.

      Responder

  6. Gostaria muito de participar do grupo e de alfabetizar meu filho por seu método, mas estou tendo dificuldades para acessar o site! Não sei mais o que fazer!

    Responder
    1. Pâmela Arumaa

      Olá, Denise. Aqui é a Pâmela, faço parte da equipe de suporte. Tudo bem?

      Qual a sua dificuldade? Peço que escreva para [email protected] e lhe ajudaremos com isso.

      Abraços.

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *