Tempo de leitura: 4 minutos
Estamos inaugurando no blog uma temporada com novas participações e novos conteúdos, alguns deles com vieses ainda pouco explorados por aqui. Nosso foco continua sendo o mesmo, mas ofereceremos ainda mais atividades e dicas para você.
Falta pouco para o Natal. Em vez de gastar esses últimos dias enfrentando filas nos shoppings, por que não passar um tempo com os filhos em casa? Reunimos quatro atividades educativas e divertidas para você fazer com eles.
-
Memorizar e declamar poesias natalinas
A memorização e recitação de poesias não exercita apenas a memória, mas também propicia aumento de vocabulário, desenvolvimento da consciência sintática e auxilia as crianças a pronunciarem corretamente as palavras. Rima, ritmo e repetição são três elementos comumente presentes na poesia que facilitam a memorização de textos e auxiliam as crianças a reproduzi-los com facilidade.
Escolha uma poesia natalina com poucos versos – o Natal já está aí e não há tempo para memorizar poesias longas! Leia-a para a criança do começo ao fim, por 2 ou 3 vezes. A seguir, releia-a, omitindo algumas palavras de maior destaque. Peça à criança para completar os versos com as palavras faltantes. Por fim, intercale os versos: você diz o primeiro verso, ela o seguinte. Se ela não conseguir, ajude-a, explicitando as palavras ou dando uma dica. Caso a poesia tenha mais de uma estrofe, trabalhe uma de cada vez. Façam isso todos os dias até o Natal!
Envolva outras crianças da família e organize um momento na celebração do Natal em que as crianças recitem poesias – você pode dividir um poema para que cada uma recite uma estrofe – e cantem canções natalinas. A expectativa da apresentação servirá para deixá-las mais empolgadas e se dedicarem mais à memorização
Este poema de Manuel Bandeira é de fácil memorização. Pode ser recitado por duas crianças, alternando as estrofes:
Canto de Natal
Manuel Bandeira
–
O nosso menino
Nasceu em Belém.
Nasceu tão somente
Para querer bem.
–
Nasceu sobre as palhas
O nosso menino.
Mas a mãe sabia
Que ele era divino.
–
Vem para sofrer
A morte na cruz,
O nosso menino,
Seu nome é Jesus.
–
Por nós ele aceita
O humano destino:
Louvemos a glória
De Jesus menino.
-
Ler em voz alta
No blog, já falamos exaustivamente sobre os benefícios da leitura em voz alta.
Aproveite as férias para fazer leituras mais longas e mais freqüentes. Para as crianças de até 5 anos, invista em livros com muitas – e belas – ilustrações, que possibilitem as práticas da nomeação (apontar um objeto ou cena e dizer o que é – ou pedir que a criança o faça), da descrição de cenas e objetos e da construção de enredos a partir de imagens.
-
Fazer cartões de Natal para a família e os amigos
Deixe as crianças se sujarem com um pouco de tinta, fazendo cartões de Natal artesanais para a alegria dos avós e tios.
-
Cozinhar algo
Mesmo que você não seja um bom cozinheiro, leve as crianças para a cozinha e façam juntos uma receita para o Natal. Biscoitos, cupcakes, bolos e tortas são boas opções. Designe as mais novas para tarefas mais simples, como buscar ingredientes na geladeira ou no armário, despejar ingredientes num recipiente, misturá-los com uma colher, cortar biscoitos com um molde, lavar utensílios de plástico utilizados, etc. Crianças mais velhas já podem quebrar ovos, medir ingredientes e cortar alimentos não muito duros com uma faca sem ponta.
A bagunça valerá a pena! Elas ficarão felizes por serem úteis e por participarem da produção de algo. Manusear talheres, transferir líquidos e sólidos e cortar são tarefas que desenvolvem a coordenação motora fina. Dar-lhes instruções a seguir é também um ótimo exercício para a memória auditiva de curto prazo. “Vá até a geladeira, busque o leite e a manteiga e coloque-os sobre a bancada.” Para uma criança pequena, armazenar todos esses comandos não é tão simples quanto parece. Por isso, a quantidade de comandos deve ser proporcional à idade e às capacidades da criança.
Deixe suas dúvidas e opiniões aqui embaixo! Obrigado por compartilhar nosso conteúdo!
Receba em seu email nosso ebook “As 5 Etapas para Alfabetizar seus Filhos em Casa”, um guia completo e totalmente gratuito para introduzir seus filhos no universo da Alfabetização. Clique aqui: https://goo.gl/FDS4xU.
Link permanente
Supee amei as dicas! E vou coloca las em pratuca ainda hj! Obrigada pelos emails!
Link permanente
Excelentes atividades para as crianças. Parabéns pelo blog, é excepcional. Conteúdo fantástico.
Link permanente
Pena que seja apenas pré alfabetização. Professor pense em ampliar o leque. Até uns 10 anos.rsrsrsrs. seria perfeito. Parabéns pelo trabalho já indiquei pra várias mães. Abs