Tempo de leitura: 5 minutos
Confira 4 atividades para melhorar a postura de seu filho no novo vídeo do prof. Robson Furlan.
Você já parou para pensar quantas vezes falou para o seu filho durante um dia “Filho, sente-se direito” ou “Filho, caminhe corretamente”?
Algumas crianças apresentam dificuldades para manter a postura quando estão sentadas ou quando estão caminhando. Foi por isso que selecionei 4 posições estáticas que, se treinadas corretamente, com certeza vão contribuir para a melhora da postura de seu filho.
E a primeira posição que você acabou de ver chama-se apoio facial. Sabe aquela posição de quando você está fazendo flexão de braço? Então, as mãos estão logo abaixo dos ombros e o corpo está alinhado. Essa é a posição apoio facial.
A segunda posição que você viu chama-se apoio dorsal. Ela lembra um pouquinho a posição de flexão: mãos logo abaixo dos ombros, corpo alinhado. Para o seu filho realizar bem essa posição, ele deverá estar sentado com os joelhos estendidos e o tronco ereto. Ele deverá posicionar as mãos com os dedos voltados para frente, ao lado do bumbum, e aí elevar o quadril o mais alto que puder.
Vamos chamar a terceira posição de apoio em “v”. Quando seu filho realiza tal posição, parece que o corpo dele está fazendo o formato da letra “v”. Para essa posição, seu filho deverá iniciar sentado, com o tronco ereto, joelhos estendidos, posicionar as mãos com os dedos voltados para frente, próximas ao joelho; depois ele vai elevar os pés, elevar as pernas o mais alto que puder, mantendo essa posição.
A quarta e última posição é a vela. Talvez essa seja a posição mais desafiadora, por isso quero propor um exercício auxiliar antes de seu filho ir para a vela. Peça para ele deitar de barriga para cima, em decúbito dorsal, e flexionar os joelhos, deixando os pés permanecerem no chão. Depois você pede para ele tirar o bumbum do solo, mantendo o corpo elevado, o mais alto que conseguir. Depois você vai pedir para ele deitar novamente de barriga para cima e só elevar as pernas. Se você conseguir, segure ambos os pés do seu filho com uma das mãos, e a outra mão você vai posicionar próximo à barriga do seu filho, um pouquinho mais alto que a barriga dele. Então você pede para ele elevar a barriga até tocar na sua mão; então você vai distanciando cada vez mais até que ele consiga manter o corpo ereto, com somente as costas e a nuca em contato com o chão, e, claro, as mãos. Depois que ele chegou a essa posição, você pede para ele tirar as mãos do chão, apoiando-as nas costas; aí você vai controlando, segurando os pés dele para ver se ele já é capaz de manter a posição vela.
É importante que você treine cada posição de 10 a 20 vezes e se certifique de que seu filho já é capaz de realizar e manter cada uma dessas posições por pelo menos 10 segundos.
Vamos então realizá-las em seqüência:
Primeiro, posição 1, apoio facial, e posição 2, apoio dorsal. Cinco segundos em apoio facial, seguidos de 5 segundos em apoio dorsal. Será que seu filho é capaz de realizar a transição do apoio facial para o apoio dorsal?
Desafio! Realize junto com ele! Tentem realizar o apoio facial e depois o apoio dorsal.
Treinadas essas posições e seqüência, vamos para as duas últimas posições: apoio em “v”, seguido de vela.
Então, 5 segundos em apoio em “v”, e aí seu filho deverá voltar os pés no solo para depois realizar a vela – é importante que o intervalo entre uma e outra não seja grande ou que nem haja intervalo: ao botar os pés no chão, já vai para a vela (e aí são 5 segundos na vela).
Depois vamos combinar as 4 posições. Cinco segundos em apoio facial, 5 segundos em apoio dorsal, 5 segundos em apoio em “v”, 5 segundos em vela.
Será que vocês são capazes de realizar juntos essas 4 posições em seqüência?
Vocês perceberam que na maioria das posições, sempre que foi possível, mantive meu corpo alinhado, o meu tronco ereto e meus joelhos estendidos? Mas, por uma questão de flexibilidade, é natural que seu filho não consiga realizar todas as posições com os joelhos estendidos, e, provavelmente, ele não vai conseguir manter o tronco ereto, ou então o corpo alinhado em todas as posições; mas deixe que ele treine algumas vezes. O que mostrei para você é a postura ideal. Porém seu filho vai seguir uma progressão: ele vai treinar algumas vezes para que consiga chegar a essas posições.
Para variar a atividade, última dica: insira um comando aleatório.
Se você não estiver realizando junto, fazendo um espelho com seu filho, insira um comando aleatório: enquanto ele estiver fazendo a seqüência das 4 posições, por exemplo, quando estiver no apoio dorsal, peça para ele levantar e dar um salto. Aí ele deverá saltar e voltar à mesma posição. Você conta os 5 segundos e continua a seqüência.
“5, 4, 3, 2, 1. Trocou! 5, 4, 3, 2, 1. Salta! 5, 4, 3, 2…”
Espero que você tenha gostado da dica de hoje.
Um abraço e fique com Deus.
Deixe suas dúvidas e opiniões aqui embaixo! Obrigado por compartilhar nosso conteúdo!
Receba em seu email nosso ebook “As 5 Etapas para Alfabetizar seus Filhos em Casa”, um guia completo e totalmente gratuito para introduzir seus filhos no universo da Alfabetização. Clique aqui: https://goo.gl/FDS4xU.
Link permanente
Bom dia! Tenho um filho com TEA, leve. Ele é inteligente, porém não consigo fazer as atividades com ele. Ele tem 3 anos. Qual a melhor didática para crianças autistas?
Link permanente
Olá, Vanda.
Você já assistiu este vídeo? https://comoeducarseusfilhos.com.br/blog/fernando-capovilla-nenhuma-crianca-deve-ser-deixada-para-tras/
Link permanente
Olá, adoro suas dicas, obrigada! Só uma dúvida: a partir de que idade é recomendado que uma criança tente fazer estas posições? Abraços
Link permanente
Olá, Karla.
A partir dos dois anos e meio.