Tempo de leitura: 7 minutos
O contador de histórias Chico dos Bonecos dá o ar da graça aqui no blog. Nesta conversa rápida e informal, Chico transmite algumas dicas para os pais aperfeiçoarem a arte de ler e de contar histórias para seus filhos. Assista!
Hoje quem vai passar dicas para os pais é o Chico dos Bonecos!
PROF. CARLOS: Tudo bem, Chico?
CHICO: Tudo bem, Carlos. É um prazer estar aqui falando com todos vocês do blog “Como Educar Seus Filhos”.
PROF. CARLOS: O Chico dos Bonecos já é de casa. Já concedeu um bônus para o curso “Ensine Seus Filhos a Ler”, visitou a escola Mundo Balão Mágico, ocasião em que fez uma apresentação brilhante, depois passou uma semana na escola conhecendo a fundo o nosso trabalho. Bom, Chico, muitas pessoas ainda não o conhecem. Você pode se apresentar?
CHICO: Eu sou uma pessoa que passa a vida contando histórias e trabalhando com brinquedos e brincadeiras, pesquisando histórias do nosso folclore, um folclore que não é só nosso, que vai circulando pelo mundo afora e ganhando uma cor local em cada povo e cada país.
PROF. CARLOS: Por falar em histórias, no bônus que você concedeu no nosso curso, um bônus fantástico que os pais adoraram, você faz uma distinção entre ler histórias e contar histórias. Qual, afinal, é a diferença?
CHICO: Do ponto de vista da criança que está escutando a história não há diferença, são duas formas muito boas para ela entrar nesse mundo da linguagem e da imaginação. Do ponto de vista de quem está contando são duas técnicas diferentes. Ler a história vai exigir um trabalho de ler e reler várias vezes a mesma história, conhecer bem, se apoderar do enredo, marcando aqui e ali uma entonação, uma caracterização de voz e aí você vai fazer a leitura com o livro na mão. Alguns livros talvez tenham uma ilustração boa, e você pode incorporá-la no processo de contar história. Outra maneira é contar a história de viva voz, sem o apoio do livro. Nesse caso, há duas formas: ou você decora o texto exatamente como está no livro, ou decora o encadeamento dos fatos e uma ou outra expressão, uma ou outra frase que são marcantes na história.
PROF. CARLOS: Chico, o pai que quer contar histórias mas não tem um repertório muito amplo, o que fazer? Isso é uma preocupação?
CHICO: Sim, é uma preocupação. As pessoas já se sentem imobilizadas logo de início, porque começam a pensar: uma história por dia dá 365 histórias, em dois anos então, como arrumar tantas histórias? Não esquente a cabeça com isso, preocupe-se apenas em contar uma história. Possivelmente será uma história que seu pai já contou para você, sua mãe, uma história de que você goste ou lembre, e você vai buscar no livro e contar essa história. Concentre-se apenas em contar uma história, apenas uma. Essa história vai ter um brilho, um sabor tão especial que a criança vai querer que você a repita várias vezes, o que é uma característica das crianças, querer sempre repetir. Depois, a experiência de contar uma história e a criança receber com tanto entusiasmo, tanto afeto vai ser a grande animação para que você busque outras narrativas.
PROF. CARLOS: Já que falamos em contar histórias e você é um especialista na área, você poderia contar aqui um trecho de uma história, não?
CHICO: Vou contar uma história que eu também conto para os meus filhos desde pequeninhos. Meus filhos hoje tem 33 aninhos, o mais velho, e a outra tem 27 aninhos. Aliás, o mais velho já vai ser pai. A história que eu gostava de contar para eles e que conto até hoje é a seguinte: “Lá na floresta da Breja-Uva, existia uma árvore alta, muito alta, cheia de galhos, folhas e frutos. E diziam os bichos da floresta que quem comesse daquela fruta ficava com muita saúde e sapituca. Mas – e este é o primeiro ‘mas’ da história – acontece que os bichos não podiam comer daquela fruta. Será? Por quê? A árvore está ali no meio da floresta, os bichos ao redor, aparentemente nada impedindo. Vocês estão vendo alguma coisa impedindo? Por que será que então os bichos não podiam comer aquela fruta?”. E aí eu lanço um pergunta para a criança que está ouvindo, ou para as crianças. É um tipo de história que envolve a participação do ouvinte, um tipo de história muito interessante. No caso dessa especificamente, vai aparecer o nome da fruta, que é um trava-língua, então há o desafio de aprender o nome da fruta.
PROF. CARLOS: Os pais que acompanharam sua exposição devem pensar: “Meu Deus, ele deixa as crianças hipnotizadas, atentas, por mais de uma hora”. Chico, como são os seus espetáculos? Você realmente consegue manter a atenção das crianças, mas em um determinado momento elas começam a se mexer, e aí?
CHICO: Nós, pais, adultos, precisamos observar bem e compreender a criança. Para os adultos, o sinal de atenção é a imobilidade do outro. Para a criança, a necessidade do gesto é muito grande. Então, ela pode estar mexendo em alguma coisa, no próprio corpo, no pé, na mão, no cabelo ou achar algum objeto e ficar mexendo com ele. Nós podemos ficar um pouco perturbados com isso, achando que ela não está gostando ou não está atenta. Não, na maioria das vezes uma coisa não interfere na outra. Já aconteceu comigo de estar contando histórias para um grupo e observar uma criança que está mexendo em alguma coisa. Num determinado momento a criança faz uma pergunta sobre a história, uma pergunta muito precisa, muito curiosa de quem expressava a atenção dela. Temos de relativizar essa aparente dispersão que detectamos na atenção dos nossos filhos muitas vezes.
PROF. CARLOS: Vocês já perceberam que aqui está um baú de informações, seja de histórias, de brinquedos. Chico é um especialista na arte de coletar os principais brinquedos tradicionais do nosso folclore. Há muito assunto para ser explorado. Chico vai estar conosco no blog “Como Educar Seus Filhos”. Aliás, Chico e eu estamos trabalhando numa surpresa que vamos divulgar num futuro brevíssimo. Chico, muito obrigado pela sua participação aqui no blog e, por favor, deixe aqui o seu site para os pais que querem conhecer o seu trabalho.
CHICO: Eu agradeço o convite, professor Carlos Nadalim, de estar aqui participando desse trabalho importantíssimo para as crianças, os pais e professores do Brasil. O meu site é o www.chicodosbonecos.com. Depois de muitos anos fazendo muita coisa, resolvi passar uma peneira fina e separar muita coisa boa, que eu disponibilizo no site. São as coisas que acredito que possam trazer alguma contribuição e ser úteis para os pais, professores e as crianças.
Faça o download da versão em áudio e ouça essa dica quando quiser!
Assine nosso podcast no iTunes e receba gratuitamente nossos conteúdos em áudio. Assine em seu computador pelo link bit.ly/cesf-podcast. Siga-nos e deixe um review!
Deixe suas dúvidas e opiniões aqui embaixo! Obrigado por compartilhar nosso conteúdo!
Receba em seu email nosso ebook “As 5 Etapas para Alfabetizar seus Filhos em Casa”, um guia completo e totalmente gratuito para introduzir seus filhos no universo da Alfabetização. Clique aqui: https://goo.gl/FDS4xU.
Link permanente
Gostei mt do entrevistado de hj, que não conhecia..
Mas seu site está fora do ar… uma pena
De qq forma, obrigada por essas dicas