Tempo de leitura: 4 minutos
Ginástica artística para crianças pequenas? Isso mesmo! Pratique com seus filhos estas 4 atividades desafiadoras apresentadas pelo prof. Robson Furlan.
PROF. CARLOS: Essa é a segunda parte das dicas de atividades físicas para você que é pai e quer praticar exercícios físicos ao ar livre com seus filhos durante as férias. O professor Robson Furlan vai passar 4 atividades de ginástica artística para crianças pequenas. É possível isso, professor?
PROF. ROBSON: É isso mesmo. Para este vídeo teremos 4 atividades. Uma delas destaca o padrão de deslocamento e as demais os padrões de posição estática. Se você não assistiu o último vídeo, clique aqui.
A primeira atividade é a “centopéia”. É uma atividade em 6 apoios, com pés, mãos e joelhos no solo. A criança vai acompanhar quem está à frente, segurando pelos pés. Quem está à frente vai deslocando mãos e pés e aumentando ou diminuindo a velocidade. Com o passar do tempo, a prática dessa atividade bastante simples e interativa fará com que seus filhos adquiram a coordenação necessária para sincronizar os movimentos. Essa primeira atividade é muito simples e interativa e trabalha os padrões de deslocamento.
Para a segunda atividade, envolvendo o padrão de posição estática, pai e filho devem ficar em posição de apoio facial, uma posição de flexão com as mãos e pés no solo, e devem tocar as mãos alternando ora uma, ora outra. Isso ajudará bastante no desenvolvimento da consciência corporal da criança. É importante que o quadril da criança não esteja muito elevado ou muito baixo, mas em uma espécie de linha reta em que a criança possa olhar para a frente. Às vezes a criança adota o padrão de afastar as pernas ou flexionar os joelhos, o que facilita o movimento – e, a princípio, não há problema nenhum em a criança adotar essa posição. Ao longo da realização dessa atividade os pais podem ir corrigindo a postura das crianças.
Nesta atividade nós faremos uma posição estática em apoio invertido, uma parada de cabeça. Podemos usar nessa posição tanto a parada de cabeça quanto a parada de mãos. A criança deve posicionar as mãos ao lado do pai ou mãe, que deve auxiliar o filho segurando-o pelo quadril. A criança deve então fazer uma parada de cabeça. É uma atividade simples e bastante divertida. A posição inicial também pode ser aquela em que a criança mantém a cabeça no colo do pai. Você deve então pedir para ela levantar o quadril sem tirar os pés do chão e levantar uma perna e depois a outra. É provável que a criança coloque a testa no joelho dos pais, mas nessa atividade a criança deve apoiar o meio da cabeça.
A quarta e última atividade é bastante desafiadora para as crianças e envolve muito equilíbrio. A criança deve fazer o “Superman” nas costas do adulto, sem apoiar os pés no chão. Portanto, o pai deve se abaixar bastante a princípio e, conforme o filho for melhorando, pode ir se erguendo até a posição de 4 apoios. A criança então deve deitar sobre as costas do pai e esticar braços e pernas, mantendo-se equilibrada. É bastante provável que seu filho não consiga realizar a atividade na primeira tentativa, mas com a prática ele adquirirá as habilidades necessárias. Trata-se de uma atividade divertida e pouco comum que desafia bastante as crianças. Realmente é complexo para ela manter o equilíbrio com o corpo totalmente estendido. O objetivo é conseguir manter a posição do vôo do “Superman”, equilibrando-se nas costas do pai ou da mãe.
PROF. CARLOS: Robson, muito obrigado pelas atividades. Além dos seus artigos, agora contamos com mais 2 vídeos e esperamos que continue com esse trabalho em conjunto com o blog.
PROF. ROBSON: Certamente! Será um prazer!
PROF. CARLOS: Fiquem com Deus e até a próxima!
Deixe suas dúvidas e opiniões aqui embaixo! Obrigado por compartilhar nosso conteúdo!
Receba em seu email nosso ebook “As 5 Etapas para Alfabetizar seus Filhos em Casa”, um guia completo e totalmente gratuito para introduzir seus filhos no universo da Alfabetização. Clique aqui: https://goo.gl/FDS4xU.