A Melhor Estratégia para os Pais com Pouco Tempo Disponível

Tempo de leitura: 5 minutos

Muitos pais gostariam de ensinar seus filhos em casa (alfabetização, línguas etc.), mas não se animam, pois acreditam que é preciso muito tempo livre para atingir resultados visíveis. Isso, porém, não é verdade. No vídeo de hoje, eu explico qual é a estratégia a ser adotada pelos pais que têm pouco tempo. Essa estratégia, geradora de excelentes resultados, eu utilizo na escola de minha mãe. Confira!

Muitos pais nos encaminham mensagens preocupados com a necessidade do estabelecimento de uma rotina em casa e com a falta de tempo para se dedicar exclusivamente aos filhos. Mesmo com pouco tempo é possível praticar atividades com as crianças e atingir resultados satisfatórios? É sobre isso que falaremos hoje.

Antes de mais nada é preciso fazer uma distinção entre orientação e educação. Sei que na internet as pessoas estabelecem uma diferença entre educação e instrução, porém adotarei a definição que aprendi com o grande musicólogo Edwin Gordon. Ele diz que a orientação é informal e é praticada pelos pais em casa, sendo eles os “grandes professores” dos filhos. Ao praticar a orientação informal em casa, os pais podem adotar duas estratégias: orientação não-estruturada e orientação estruturada.

A orientação informal não-estruturada acontece quando os pais expõem naturalmente as crianças à escuta de histórias, a músicas folclóricas, atividades manuais, contemplação da natureza etc. Na orientação informal estruturada os pais fazem uma programação da exposição, com rotinas de leitura, de exposição a músicas, e assim por diante. Em ambas as formas de orientação os pais não esperam reações específicas dos filhos, elas se dão espontaneamente como fruto da própria estimulação.

Em um dado momento, a criança passa então à educação formal. Ela segue um currículo com um programa estruturado baseado em um método. Aqui se espera que a criança reaja de determinada maneira ao receber a estimulação. Por que faço essa distinção? Porque a princípio parece que a rotina só deveria estar presente na educação formal, todavia ela também acontece na orientação informal (estruturada ou não), quando os pais se preparam para a leitura em voz alta e determinam as histórias ou músicas a serem trabalhadas, por exemplo. No entanto não se espera nenhuma reação específica a essas exposições.

É fundamental estabelecer rotinas em casa. Assim como as crianças têm sensibilidade à ordem externa, elas também têm necessidade da repetição de certas ações. As crianças não podem comer a todo instante ou fazer as atividades a qualquer hora. Procure realizar a leitura em voz alta, a escuta de música e todas as outras atividades sempre nos mesmos horários e lugares, pois é primordial fortalecer na criança o sentimento de previsibilidade de que falei no último vídeo e, com isso, modelar também a ordem interna da criança.

Mas o que fazer se você tem pouco tempo? De quanto tempo dispõe? Meia hora? Dez minutos? Não é possível que você não tenha dez minutos diários para se dedicar à prática de uma atividade com seu filho! Aproveite o tempo que tem disponível – qualquer que seja ele – para aplicar alguma atividade. Dez minutos diários podem parecer pouco; os adultos têm a sensação de que não adianta se dedicar por tão pouco tempo. Mas com a manutenção da rotina e a repetição de certas atividades você aumentará o foco do seu filho e conquistará sua atenção.

Na escola Mundo Balão Mágico iniciamos o ensino de latim para crianças de 9 e 10 anos. Apesar de não ser um latinista, faço o que está ao meu alcance. Comecei com um projeto de aulas de latim por dez minutos todos os dias, apenas dez minutos. No primeiro dia tive a sensação de que os alunos não aprenderam nada. No segundo dia notei que aprenderam um pouco. No final da semana percebi que minha impressão inicial era falsa. As crianças absorvem o que lhes dizemos, embora não tenham os meios de expressão para manifestá-lo.

A mesma capacidade de absorção também se dá em crianças menores. Na escola vejo como os pequenos memorizam com facilidade poesias, parlendas e outras histórias. O que a escola faz é algo muito simples: todos os dias pedimos às crianças que recitem a poesia escolhida. No começo há dificuldade. Já na segunda semana todas as crianças estão sabendo a poesia de cor.

Aproveite seu tempo disponível para realizar atividades com seus filhos. Ainda que sejam apenas dez minutos, você conseguirá muitos resultados surpreendentes!


Faça o download da versão em áudio e ouça essa dica quando quiser!

Assine nosso podcast no iTunes e receba gratuitamente nossos conteúdos em áudio. Assine em seu computador pelo link bit.ly/cesf-podcast. Siga-nos e deixe um review!


Deixe suas dúvidas e opiniões aqui embaixo! Obrigado por compartilhar nosso conteúdo!

Receba em seu email nosso ebook “As 5 Etapas para Alfabetizar seus Filhos em Casa”, um guia completo e totalmente gratuito para introduzir seus filhos no universo da Alfabetização. Clique aqui: https://goo.gl/FDS4xU.

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *