Tempo de leitura: 3 minutos
No vídeo de hoje eu falo sobre um cuidado básico que você deve tomar antes de ler um livro para seus filhos. Assista!
Hoje reservei para vocês algumas dicas relacionadas à preparação para aquele momento tão importante que é a leitura em voz alta e a alguns critérios para escolher as histórias que serão lidas para seus filhos. São dicas conhecidas, mas às vezes nós, pais, esquecemos de observá-las.
Você está se preparando para ler em voz alta para o seu filho, certo? Então, a primeira dica é: leia em voz alta, para você mesmo, o livro escolhido. Por que fazer isso? Primeiro, para se familiarizar com a narrativa; você deve dominar a história antes de lê-la para as crianças. Isso porque elas percebem quando o pai ou a mãe está lendo por ler uma determinada história. Elas sabem quando estamos fingindo interesse por alguma história, e isso não é legal. Evite isso a todo custo.
Além de se familiarizar com o texto, ler em voz alta para você mesmo serve para analisar se a sonoridade da escrita é agradável, atraente. Isso conta muito na hora de ler a história. Às vezes, você pode gostar do texto e do conteúdo dele, mas ele pode não ser tão atrativo para o seu filho. O texto precisa ser interessante para o leitor e para o ouvinte. Por isso, coloque-se no lugar de seu filho e comece a observar se o conteúdo é instigante, se a sonoridade é agradável, e assim por diante.
Outro ponto importante: ler antes o livro também permite ver se existe algum ponto do texto que deva ser omitido ou que não mereça destaque. Muitas vezes, nós, pais, pegamos o primeiro livro que temos à mão e fazemos a leitura. Surge então um trecho ou palavra que você julga inadequado para a criança naquele momento e você acaba lendo sem pensar. Ela então ouve o que você disse e começa a repetir. Já acompanhei casos de pais que leram livros sem se preparar e a criança começou então a repetir certos “palavrões” que ouviu durante a leitura em voz alta. Por isso, você tem de analisar: “Devo substituir isso ou aquilo” ou “meu filho já tem idade e será capaz de entender o significado dessa palavra em outros contextos”. Enfim, você precisa avaliar. Um determinado livro, apesar de ser muito bom, pode conter algum trecho que você considere inadequado para o seu filho. Para fazer a omissão, você precisa se preparar e dominar o texto.
A ilustração também merece cuidados. A ilustração vai atrair a criança? Vai chamar a atenção dela?
Também veja se ao longo da história há frases repetidas. Isso é muito importante. Frases repetidas mantêm a atenção das crianças, por incrível que pareça. Isso mesmo! Quando você lê histórias em que as frases se repetem, isso cria expectativa na criança, ela espera pela repetição da frase. Trata-se de um recurso interessante para a leitura em voz alta[1].
São essas as dicas que trago hoje. Obviamente existem muitas outras acerca desse assunto tão vasto que é a preparação da leitura em voz alta e os critérios para você escolher os livros e as histórias.
[1] No vídeo o professor Carlos indica o livro Sapato novo, de Mary França e Eliardo França. Editora Ática, 1999.
Faça o download da versão em áudio e ouça essa dica quando quiser!
Assine nosso podcast no iTunes e receba gratuitamente nossos conteúdos em áudio. Assine em seu computador pelo link bit.ly/cesf-podcast. Siga-nos e deixe um review!
Deixe suas dúvidas e opiniões aqui embaixo! Obrigado por compartilhar nosso conteúdo!
Receba em seu email nosso ebook “As 5 Etapas para Alfabetizar seus Filhos em Casa”, um guia completo e totalmente gratuito para introduzir seus filhos no universo da Alfabetização. Clique aqui: https://goo.gl/FDS4xU.
Link permanente
Bom dia, sou Pedagoga e mãe do Eduardo de 3 anos. Desde a Faculdade de Pedagogia que eu andava insatisfeita com os métodos tradicionais de alfabetizaçâo. Assisti neste momento p primeiro vídeo do prof. Carlos e estou maravilhada com essa excelente iniciativa de compartilhar seus estudos e descobertas com nossas famílias. Deus o abençoe.
Link permanente
Boa tarde, professor! Primeiro, gostaria de agradecer pelo seu trabalho que tanto nos ajuda! Obrigada por ser instrumento de Deus em nossa caminhada!
Bom, tenho uma bebê de onze meses que gosta muito de nos ouvir lendo para ela e também adora manipular os livros. Só que… rasga, come… enfim, detona mesmo. Ela não aceita só ouvir, é ela quem vira as páginas (rs). E se não for assim, ela zanga e não quer mais ouvir a leitura. (É mole ou quer mais?)
Gostaria que o senhor me indicasse livros ou me orientasse quanto ao tipo de literatura para a idade em que ela está. Devo incentivar essa manipulação ainda desastrada, ou isso pode acarretar algum problema futuro como, por exemplo, falta de capricho com os livros?
Obrigada pelo espaço e pela atenção!
Deus o abençoe!
Juliana
Link permanente
Olá, Juliana. Tudo bem?
Ela é ainda muito novinha, indicamos aqueles livros para hora do banho, assim ela poderá manusear à vontade em quanto você lê outro livro para ela.
Sugiro que veja este conteúdo: https://comoeducarseusfilhos.com.br/blog/meu-filho-pequeno-nao-se-concentra-na-leitura-em-voz-alta-que-fazer/
Abraços.
Abraços.
Link permanente
Dentre meus netos, tenho a Vitória, 3 anos e o João Gabriel, 7 anos.
Apesar de não estar durante a semana com eles, gostaria de seguir seus ensinamentos e dicas.
Link permanente
Conte conosco, Sra. Alba.
É perfeitamente possível praticar nossas dicas no tempo que dispor com eles.
Abraços.
Link permanente
gostei do tema e gostaria de ser participante…..
Link permanente
Que bom, José Abreu.
Para participar de nossa jornada, basta se cadastrar gratuitamente através do link: https://comoeducarseusfilhos.com.br/5jac
Abraços.