Tempo de leitura: 3 minutos
Uma caixa de fósforos ou um pacote de palitos às vezes proporciona mais divertimento às crianças do que um brinquedo complicado que lhes compramos por muito dinheiro.
A vantagem que levam os palitos ou os fósforos consiste na variabilidade e no estímulo que dão à imaginação produtiva. Com esses objetos singelos e baratos, a criança cria figuras e cenas, animais, flores e estrelas, aproveitando seus conhecimentos. Causar-lhes-á grande prazer agrupar os pauzinhos em forma cada vez nova e interessante. É muito mais fácil desenhar uma janela com 9 fósforos do que com um lápis, quando as linhas ainda teimam em ser tortas. Mais tarde, a criança aprenderá a desenhar com maior facilidade todas essas coisas a mão livre, após ter-lhes estudado as formas por meio desse exercício prévio.
Dispondo os fósforos ou palitos conforme as ilustrações abaixo, podem-se compor objetos de uso, bichos, personagens de contos de fada ou da vida cotidiana e até cenas inteiras.
Com um pouco de fantasia e habilidade é possível variar os assuntos e inventar outros. Para quem sabe, por exemplo, fazer uma porta não será difícil criar um portão, e não desanimará ante o problema de fazer um copo, quem já fez uma xícara. Que tal lhes parece uma girafa ao lado do camelo? Ou um cachorrinho que acompanha o casal dos tempos antigos? Quer casar esse coelho que come uma cenoura? Faça então outro a debicar um repolho!
FIGURAS HUMANAS
Abaixo mostramos outras figuras de fósforos que levam a desenhar a figura humana, seja parada, seja em movimento.
Para desenhar uma pessoa vista de frente, divide-se toda a altura em 4 partes iguais, e a metade superior outra vez em 4 partes, uma das quais será para a cabeça. No meio da segunda seção da parte superior ficam os ombros, cuja largura é a quarta parte da distância entre eles e os pés.
Para desenhar uma figura de perfil, use as mesmas proporções, observando a posição da linha vertical e as curvas. Acertando a curva da frente, o resto será fácil.
Mostramos ainda como se fazem os desenhos de meninos e meninas vestidos conforme o último desenho da primeira fila.
Na figura de perfil, observe as curvas principais, aproveitando os desenhos das figuras de fósforos.
MAIS FIGURAS HUMANAS
Para as primeiras figuras, são precisos 5 fósforos inteiros. Se porém quiser flexionar os braços e as pernas, quebre 4 fósforos pelo meio. Para o desenho de figuras, os fósforos ajudá-lo-ão consideravelmente, pois cada parte do corpo terá a proporção adequada.
Depois de alguma prática nestes brinquedos, poderá desenhá-las sobre papel. Lembre-se de que as duas linhas das pernas são iguais ao comprimento do corpo. Os braços são em realidade um pouco mais curtos, mas isso não tem importância para o caso.
Querendo desenhar a figura humana, comece pelo esqueleto, como aprendeu com os fósforos, vestindo depois as figuras na proporção correta.
FONTE: Jogos, passatempos e habilidades compilados por Nina Caro. Porto Alegre: Edição da Livraria do Globo, 1944.
Deixe suas dúvidas e opiniões aqui embaixo! Obrigado por compartilhar nosso conteúdo!
Receba em seu email nosso ebook “As 5 Etapas para Alfabetizar seus Filhos em Casa”, um guia completo e totalmente gratuito para introduzir seus filhos no universo da Alfabetização. Clique aqui: https://goo.gl/FDS4xU.