Tempo de leitura: 2 minutos
Será que devo usar com meu bebê o mesmo tom de voz que uso na conversação com adultos? A “fala materna” é ou não benéfica para o desenvolvimento lingüístico dos bebês?
Quer saber a resposta? Não deixe de assistir a este vídeo!
Se você é pai ou mãe de primeira viagem certamente já percebeu como seu comportamento se alterou com a chegada do bebê, sobretudo a voz. Diante do bebê, você começa a utilizar uma voz carinhosa, lenta e melodiosa, que nós chamamos de “fala materna” e que também empregamos para falar com filhotes de animais, com a pessoa amada, etc.
Há algum problema em utilizar a “fala materna” com bebês? Será que devo usar com meu bebê o mesmo tom de voz que uso na conversação com adultos? A “fala materna” é benéfica para o desenvolvimento lingüístico dos bebês?
A fala materna é uma forma autêntica e adequada de conversarmos com bebês, pois eles não possuem uma audição muito boa. Eles são sensíveis a uma gama muito limitada de tons. Na “fala materna”, aumentamos o volume da voz para que os bebês escutem melhor os sons verbais e ainda falamos mais lentamente, destacando especialmente as vogais e facilitando a percepção dos padrões lingüísticos. Além disso, a “fala materna” é uma fala muito aguda, cerca de uma oitava mais alta que a fala empregada na conversação normal. E quando usamos a “fala materna” pronunciamos as palavras com mais clareza e destacamos os padrões tônicos da língua.
Por fim, a “fala materna” tem um impacto ainda mais benéfico quando usada de forma alegre e carinhosa. Empregue essa fala com seu bebê, posicionando seu rosto a uma distância de cerca de trinta centímetros do rosto do bebê.
Não tenha receio de usar a “fala materna”, pois ela ajudará seu bebê a desenvolver-se lingüisticamente.
Faça o download da versão em áudio e ouça essa dica quando quiser!
Assine nosso podcast no iTunes e receba gratuitamente nossos conteúdos em áudio. Assine em seu computador pelo link bit.ly/cesf-podcast. Siga-nos e deixe um review!
Deixe suas dúvidas e opiniões aqui embaixo! Obrigado por compartilhar nosso conteúdo!
Receba em seu email nosso ebook “As 5 Etapas para Alfabetizar seus Filhos em Casa”, um guia completo e totalmente gratuito para introduzir seus filhos no universo da Alfabetização. Clique aqui: https://goo.gl/FDS4xU.