Tempo de leitura: 4 minutos
Para as crianças, é fundamental uma “dieta” equilibrada e diária de movimentos. Se você tem um quintal em casa e quer que as crianças o aproveitem melhor, ou tem acesso ao playground de um parque, confira os brinquedos e elementos que proporcionam os melhores movimentos para o desenvolvimento de seu filho. E tudo começa com o chão!
1. UM PEQUENO MONTE
As crianças não resistem a escalar. Seja porque isso as faz sentirem-se maiores, ou porque a própria natureza das coisas escaláveis as atrai, o fato é que quase sempre uma rampa ou um “montinho” torna-se o centro das atenções na hora da brincadeira. Ao mesmo tempo, escalar proporciona às crianças um ótimo desenvolvimento do sistema vestibular (equilíbrio), das linhas médias e da propriocepção (capacidade de reconhecer a localização espacial do corpo, a força exercida pelos músculos e a posição de cada parte do corpo em relação às demais). Um monte com inclinação de 30-40 graus proporciona uma escalada mais desafiadora e uma descida (correndo ou rolando) com um bom impulso. Tudo de que você precisa é de um pequeno monte coberto de grama, ou um monte de terra ou areia – para os que não têm medo da sujeira. É sucesso na certa!
2. ÁRVORE
Brincar na natureza é a melhor opção para se exercitar de forma saudável. As árvores proporcionam barras naturais. Se você tiver uma por perto, tire proveito dela! Para os pequenos, pode-se pendurar um balanço e deixá-los se divertir. Para os mais crescidinhos, uma escalada com supervisão de um adulto ajudará no desenvolvimento da força física e da autoconfiança.
3. ELEMENTOS MODULARES
Os brinquedos de maiores dimensões em um playground são ótimos para atividades repetitivas, que ajudam a construir autoconfiança por meio da prática. Porém, é essencial criar novos desafios de vez em quando. É aí que os elementos modulares podem fazer uma grande diferença. Pequenos elementos modulares podem ser dispostos de inúmeras maneiras para criar experiências empolgantes para as crianças. E você não precisa de uma grande quantidade para tirar o melhor proveito daquilo que tem. Esses cinco elementos o ajudarão a incrementar as brincadeiras…
- Bambolês
- Cones
- Blocos
- Traves
- Cavaletes (para fazer pontes e túneis)
4. BARRAS
Em termos de brinquedos de grandes dimensões, nada melhor para desenvolver o sistema vestibular (equilíbrio) e a propriocepção (espaço) do que as barras. Escalar, pendurar-se (pelos braços ou pelas pernas) e balançar fortalece o tronco e a coordenação das linhas médias, ao mesmo tempo em que desafia as crianças a se moverem de maneiras novas e criativas.
5. BALANÇO
Balanços dão uma sensação intensa de movimento e liberdade. As crianças experimentam um pouco o gostinho de voar , ao mesmo tempo em que afinam o equilíbrio, o senso de ritmo e o timing.
6. GIRA-GIRA
O controle sobre o movimento de girar é crítico para o desenvolvimento do sistema vestibular das crianças. Por isso, o gira-gira, ou qualquer outro brinquedo giratório, deveria estar presente em todos os playgrounds.
7. TRAVES
Uma tábua simples pode proporcionar horas de atividades envolvendo movimentos inovadores. Instale a trave de modo que seja possível erguê-la ou baixá-la, para testar crianças de diferentes idades e níveis de habilidade.
8. TÚNEIS
Túneis favorecem o desenvolvimento da consciência espacial (propriocepção) ao mesmo tempo em que proporcionam às crianças lugares fantásticos para se esconder!
9. GANGORRA
É preciso duas pessoas e alguma prática para aprender a impulsionar e descer o banquinho da gangorra. As noções de peso e de equilíbrio são naturalmente desenvolvidas enquanto as crianças se revezam na gangorra!
10. ESCORREGADOR
A sensação de velocidade proporcionada pelo escorregador é empolgante para as crianças e as motiva a continuar se movimentando! Quando seu filho estiver pronto, convide-o a escorregar de diferentes maneiras para ver como é!
Esses são os 10 brinquedos principais, mas há muitos outros ótimos elementos para incrementar o playground das crianças, incluindo…
- Trampolim
- Barra giratória
- Caixa de areia
- Escada de cordas, pontes e redes para escalada em cordas
- Cubículos (pequenos cubos para os pequenos se esconderem)
- Passarelas sensoriais (crie uma passarela com diferentes texturas – feijões, brita, areia etc.)
E, por fim, esteja o playground no meio da cidade ou no campo, procure explorar ao máximo a natureza. Árvores, grama, flores e arbustos – tudo serve para criar um ambiente mais natural e surpreendente para a melhor hora do dia… a hora de brincar!
Artigo de Gill Connel e Cheryl Mccarthy traduzido e adaptado do inglês com permissão de Moving Smart
Deixe suas dúvidas e opiniões aqui embaixo! Obrigado por compartilhar nosso conteúdo!
Receba em seu email nosso ebook “As 5 Etapas para Alfabetizar seus Filhos em Casa”, um guia completo e totalmente gratuito para introduzir seus filhos no universo da Alfabetização. Clique aqui: https://goo.gl/FDS4xU.