Comentários sobre: Como Introduzir seu Filho na Aprendizagem de um Instrumento Musical https://comoeducarseusfilhos.com.br/blog/como-introduzir-seu-filho-na-aprendizagem-de-um-instrumento-musical/ Mon, 07 Jan 2019 22:22:37 +0000 hourly 1 https://wordpress.org/?v=4.8.3 Por: Ana https://comoeducarseusfilhos.com.br/blog/como-introduzir-seu-filho-na-aprendizagem-de-um-instrumento-musical/#comment-22581 Wed, 24 Jan 2018 07:55:29 +0000 https://comoeducarseusfilhos.com.br/blog/?p=800#comment-22581 Olá, sou professora de música, com certeza vocë deve permanecer com as aulas, creio que o intuito desse artigo é justamente esse, esclarecer o quanto pode ser negativo o aprendizado precoce sem a formação da acuidade musical.. que é a audição. Com certeza é assim que sua filho irá desenvolver essa acuidade, com brincadeiras, com a produção sonora através de cançoes que falem de sapo, borboletas, pipoca… enfim um vasto repertório.
Minha opinião.

ANA

]]>
Por: Priscila Medeiros https://comoeducarseusfilhos.com.br/blog/como-introduzir-seu-filho-na-aprendizagem-de-um-instrumento-musical/#comment-22274 Fri, 05 May 2017 12:36:03 +0000 https://comoeducarseusfilhos.com.br/blog/?p=800#comment-22274 Recentemente, aqui em Piracicaba/SP, matriculei minha filha de dois anos e cinco meses, numa escola de música. É uma escola específica para bebês e crianças até 7 anos. Ali ela não aprende um instrumento específico, mas a professora canta várias músicas com diversos instrumentos. É bem lúdico, por exemplo, numa canção que fala de sapo e perereca, eles dão para as crianças um sapo e uma perereca de borracha para cada um, e eles imitam o “sapinho”. Eles dançam, fazem movimentos corporais, cantam, achei bem divertido e lendo este artigo, fiquei na dúvida se foi uma atitude correta. Minha filha é apaixonada por música! Ela ama dançar e cantar, por isso quis fazer o investimento. Ela canta o tempo todo, sempre estimulei ela com música, na hora de tomar banho, fazer xixi, dormir, guardar os brinquedos, sempre canto uma canção relacionada com o momento. Você acha que devo continuar com as aulas? São aulas semanais e duram 45 minutos. Obrigada pelo artigo!

]]>
Por: Anderson https://comoeducarseusfilhos.com.br/blog/como-introduzir-seu-filho-na-aprendizagem-de-um-instrumento-musical/#comment-22254 Fri, 28 Apr 2017 03:40:04 +0000 https://comoeducarseusfilhos.com.br/blog/?p=800#comment-22254 E para um adulto que quer começar do zero? Qual a melhor maneira? Obrigado.

]]>
Por: Carol https://comoeducarseusfilhos.com.br/blog/como-introduzir-seu-filho-na-aprendizagem-de-um-instrumento-musical/#comment-22110 Mon, 24 Oct 2016 10:16:27 +0000 https://comoeducarseusfilhos.com.br/blog/?p=800#comment-22110 Robison,
Tudo bom?
Gostaria de saber se seu curso já está disponível?

]]>
Por: Silvia https://comoeducarseusfilhos.com.br/blog/como-introduzir-seu-filho-na-aprendizagem-de-um-instrumento-musical/#comment-22071 Mon, 22 Aug 2016 19:47:32 +0000 https://comoeducarseusfilhos.com.br/blog/?p=800#comment-22071 Caro Prof Robson,
Tomei conhecimento de um método mais moderno de ensino de leitura musical e que utiliza trechos de partitura sem clave para que as crianças solfejem começando com notas diferentes. Falo de crianças que tem boa audiação, e que já estão aprendendo instrumentos. Minha dúvida é porque o trecho já continha terças, além de pausas, ponto de aumento, semínimas e mínimas, muitos elementos complexos para a leitura à primeira vista de quem está aprendendo.
Esse método é superior ao clássico aprendizado do solfejo em clave de sol, ou clave de fá (ou ambas dependendo do instrumento que a criança toca)? Pareceu-me uma analogia do “método global de alfabetização”, e por isso meu receio.
Agradeço sua atenção

]]>
Por: Anlive https://comoeducarseusfilhos.com.br/blog/como-introduzir-seu-filho-na-aprendizagem-de-um-instrumento-musical/#comment-21936 Mon, 20 Jun 2016 12:45:10 +0000 https://comoeducarseusfilhos.com.br/blog/?p=800#comment-21936 Adorei seu artigo sobre iniciação musical, mas ainda tenho duvidas… Queria, por exemplo, comprar um instrumento de aniversário de 3 anos para minha filha Caroline, mas, pelo que entendi no artigo, primeiro preciso verificar a audiação dela, né? Estou um pouco confusa…

Só devo comprar um instrumento se ela for fazer a aula do instrumento? E precisa ser uma aula que o professor ensine audiação? Qual primeiro instrumento você me indica para essa idade (3 anos)?

]]>
Por: Samuel da Silva Marcondes https://comoeducarseusfilhos.com.br/blog/como-introduzir-seu-filho-na-aprendizagem-de-um-instrumento-musical/#comment-21935 Thu, 16 Jun 2016 18:54:20 +0000 https://comoeducarseusfilhos.com.br/blog/?p=800#comment-21935 Obrigado pela resposta, professor. Vou procurar um coral sim.

]]>
Por: Robison Poreli https://comoeducarseusfilhos.com.br/blog/como-introduzir-seu-filho-na-aprendizagem-de-um-instrumento-musical/#comment-21934 Thu, 16 Jun 2016 04:21:51 +0000 https://comoeducarseusfilhos.com.br/blog/?p=800#comment-21934 Prezado Samuel,

Segundo Victor Zuckerkandl, todo ser humano é um “homo musicus”. A musicalidade não é um dom, mas um atributo dos seres humanos. A música não é uma aptidão especial, reservada apenas a um pequeno número de eleitos. Todo ser humano tem algum potencial para entender e aprender música. Além disso, a idade cronológica não está diretamente relacionada com a idade musical.
É claro que aquilo que você deixou de estimular na infância está perdido para sempre. Não é possível remediar, mas é possível compensar.

Agora, do ponto de vista prático. Não sei quais são seus objetivos com música. Quando você fala em ser músico, você quer dizer dedicar a vida a essa atividade? Não sei de quanto tempo você dispõe, qual seu grau determinação e o quanto você está disposto a sacrificar…

Um conselho prático! Procure um coral para cantar. É um excelente meio de medir o quanto você tem de disposição para a música.

Boa sorte e um abraço!

]]>
Por: Samuel da Silva Marcondes https://comoeducarseusfilhos.com.br/blog/como-introduzir-seu-filho-na-aprendizagem-de-um-instrumento-musical/#comment-21933 Wed, 15 Jun 2016 19:22:04 +0000 https://comoeducarseusfilhos.com.br/blog/?p=800#comment-21933 Prezado professor Robison,

meu pai sempre gostou de escutar música e colocava os discos de vinil — jazz, música clássica, trilhas sonoras de filmes, rock, etc. — para tocar desde a época que eu ainda não tinha nascido; nos meus primeiros anos de vida isso se tornou, segundo ele, na minha hora favorita do dia. Com 6 ou 7 anos guardava as músicas na memória e, enquanto as ouvia, acompanhava o ritmo delas com as mãos, batendo-as nos joelhos ou os dedos da mão esquerda na mão direita. Até hoje — aos 26 anos — não aprendi a tocar nenhum instrumento nem a ler partituras. Depois de ler este artigo e o anterior talvez possa, mesmo depois de tantos anos, ser músico e até um compositor, mas ao mesmo tempo o desânimo é grande: faltaram alguns aprendizados na infância — como o canto de padrões tonais e rítmicos — e por não ter tentado verificar na época se tinha talento para isso, deixando o tempo passar e perder essa chance que parece ser a única. O senhor tem algum conselho? Como eu faço para verificar se eu ainda posso ser músico?

PS: Se quiser enviar uma dúvida eu posso usar o email [email protected]?

Abraços,

Samuel.

]]>