ANA
]]>Só devo comprar um instrumento se ela for fazer a aula do instrumento? E precisa ser uma aula que o professor ensine audiação? Qual primeiro instrumento você me indica para essa idade (3 anos)?
]]>Segundo Victor Zuckerkandl, todo ser humano é um “homo musicus”. A musicalidade não é um dom, mas um atributo dos seres humanos. A música não é uma aptidão especial, reservada apenas a um pequeno número de eleitos. Todo ser humano tem algum potencial para entender e aprender música. Além disso, a idade cronológica não está diretamente relacionada com a idade musical.
É claro que aquilo que você deixou de estimular na infância está perdido para sempre. Não é possível remediar, mas é possível compensar.
Agora, do ponto de vista prático. Não sei quais são seus objetivos com música. Quando você fala em ser músico, você quer dizer dedicar a vida a essa atividade? Não sei de quanto tempo você dispõe, qual seu grau determinação e o quanto você está disposto a sacrificar…
Um conselho prático! Procure um coral para cantar. É um excelente meio de medir o quanto você tem de disposição para a música.
Boa sorte e um abraço!
]]>meu pai sempre gostou de escutar música e colocava os discos de vinil — jazz, música clássica, trilhas sonoras de filmes, rock, etc. — para tocar desde a época que eu ainda não tinha nascido; nos meus primeiros anos de vida isso se tornou, segundo ele, na minha hora favorita do dia. Com 6 ou 7 anos guardava as músicas na memória e, enquanto as ouvia, acompanhava o ritmo delas com as mãos, batendo-as nos joelhos ou os dedos da mão esquerda na mão direita. Até hoje — aos 26 anos — não aprendi a tocar nenhum instrumento nem a ler partituras. Depois de ler este artigo e o anterior talvez possa, mesmo depois de tantos anos, ser músico e até um compositor, mas ao mesmo tempo o desânimo é grande: faltaram alguns aprendizados na infância — como o canto de padrões tonais e rítmicos — e por não ter tentado verificar na época se tinha talento para isso, deixando o tempo passar e perder essa chance que parece ser a única. O senhor tem algum conselho? Como eu faço para verificar se eu ainda posso ser músico?
PS: Se quiser enviar uma dúvida eu posso usar o email [email protected]?
Abraços,
Samuel.
]]>