Tempo de leitura: 5 minutos
Que pai ou mãe não fica com o coração na mão ao ver o filho que mal aprendeu a andar querendo descer uma escada sozinho ou subir na cadeira? Ou, então, se culpa por não ter conseguido evitar uma queda da criança que tentava descer da cama?
É justamente em momentos como esses que a criança está desenvolvendo suas habilidades motoras, dentre elas, o equilíbrio, que constitui a base para várias outras. Afinal, praticamente todo movimento que executamos exige equilíbrio, que pode ser tanto dinâmico, relacionado com a capacidade de movimentar-se de maneira adequada, quanto estático, que tem relação com a capacidade de nos mantermos em posição ereta, sem desvios ou oscilações, mesmo com a gravidade atuando sobre nosso corpo.
Além do importante papel que o equilíbrio exerce na execução de funções cotidianas – como andar, ficar em pé, correr e pular – , ele também tem suas implicações no aprendizado da criança, especialmente no processo de alfabetização. Crianças com a habilidade de equilíbrio pouco desenvolvida podem apresentar dificuldades para:
- Assentar-se adequadamente numa cadeira;
- Coordenar os movimentos da mão e dos olhos durante a escrita;
- Escrever em linha reta, respeitando os espaços entre as linhas (reais ou imaginárias);
- Movimentar os olhos adequadamente durante a leitura.
Como aprimorar essa habilidade
Em atividades rotineiras como subindo e descendo escadas ou em brincadeiras ao ar livre, como andar sobre um tronco de árvore ou um banco, seu filho já está aprimorando suas habilidades motoras, particularmente o equilíbrio.
Já falamos aqui no blog sobre como as atividades físicas são de fundamental importância para o desenvolvimento cognitivo das crianças. Em casa, você pode ajudar o seu filho a aprimorar o equilíbrio (dinâmico e estático) com algumas das atividades que sugerimos abaixo:
Equilíbrio estático (parado)
Pular amarelinha. Neste artigo, mostramos como a amarelinha trabalha tanto o equilíbrio estático quanto o dinâmico.
De olhos abertos e fechados. Peça para seu filho ficar parado sobre um pé só, primeiro com os olhos abertos, depois fechados. Repita a mesma atividade com os dois pés no chão. Essa brincadeira não tem restrição de idade, você pode fazê-la até com aqueles que aprenderam a andar há pouco tempo.
De um lado para o outro. Peça para a criança jogar todo o peso do corpo para o lado direito. Então peça para ela levantar a perna esquerda, mantendo-a esticada. Veja quanto tempo ela consegue ficar nessa posição sem se mexer muito. Repita o exercício com o outro lado.
Disco de equilíbrio. Se você tiver em casa um disco de equilíbrio, muito usado por quem pratica pilates, peça para seu filho subir no disco e tentar manter o equilíbrio sem se mexer.
Equilíbrio dinâmico (em movimento)
Subir e descer escadas. Coloque a criançada para subir e descer escadas. Essa atividade pode ser desenvolvida por crianças acima de 2 anos sob supervisão de um adulto.
Marchar. Peça para seu filho marchar, seguindo um ritmo ditado por você. Você pode, por exemplo, cantar uma música como “1, 2, feijão com arroz” para orientá-lo. Crianças acima de 2 anos já conseguem realizar essa atividade, da qual tirarão outros benefícios além do desenvolvimento do equilíbrio.
Andar sobre a linha. Use um giz, barbante ou fita crepe e ponha seu filho para andar na linha. Aqui sugerimos 3 exercícios divertidos para propôr aos pequenos.
Brincar de balé. Coloque uma música e peça à criança para realizar movimentos conforme a música, imitando as poses de um bailarino. Peça-lhe para girar com um pé só sobre o próprio corpo, com os braços em arco sobre a cabeça; para andar na ponta dos pés; para dar saltos com as pernas esticadas e para dobrar a perna esquerda, encostando o pé esquerdo no joelho direito (e vice-versa) e ver por quanto tempo consegue se manter nessa posição.
Pular com um pé só. Coloque seu filho para equilibrar-se em um pé só. Cole uma fita crepe no chão. Depois, peça para a criança pular com um pé só sobre a fita. Ainda, usando a fita como referência, peça para seu filho pular para a frente e para trás ou ainda para saltar em ziguezague. Essa atividade é indicada para crianças acima de 3 anos.
Quer tornar a atividade mais dinâmica? Coloque uma música e peça para a criança pular apenas enquanto a música toca. Pare a música e a criança deverá permanecer estática sobre um dos pés. Depois volte a reproduzir a música. Peça à criança para alternar os pés de tempos em tempos.
Bola suíça. Equilibrar-se assentado sobre uma bola suíça é outra maneira de exercitar o equilíbrio. Peça à criança para balançar levemente para a direita e para a esquerda (ou para frente e para trás), tentando não cair da bola.
Vale lembrar que praticar esportes como a ginástica (artística ou rítmica) e artes marciais como o kung fu e o karatê são formas muito recomendadas de desenvolver o equilíbrio.
Deixe suas dúvidas e opiniões aqui embaixo! Obrigado por compartilhar nosso conteúdo!
Receba em seu email nosso ebook “As 5 Etapas para Alfabetizar seus Filhos em Casa”, um guia completo e totalmente gratuito para introduzir seus filhos no universo da Alfabetização. Clique aqui: https://goo.gl/FDS4xU.