Boa tarde! Sou de Cascavel-PR e gostaria de saber se é do conhecimento de vocês que alguma escola ou professor aqui na minha cidade esteja seguindo a proposta educacional do Prof. Carlos Nadalim. Estou conhecendo escolas por aqui para escolher para minha filha de 3 anos e meio.
Agradeço imensamente se puderem me ajudar!
Assisti esse vídeo (sinais8 Sinais de que Você está DISTANTE de seu Filho) e possuo todos os sinais. Mas a preocupação maior é que tenho dificuldade com minhas filhas, tenho uma rotina de trabalho muito extensa e quando chego em casa nãos tenho disposição. Quando tenho algum tempo quero descansar e ter um tempo pra mim. E acabo me distanciando de minhas filhas. Eu me sinto um monstro pois só sei brigar com elas e mandá-las fazer as tarefas, fico triste pois não consigo mudar por si próprio, choro muito quando lembro que perdi quase toda a infância da minha filha menor, trabalhando muito, e agora ela já tem 8 anos e percebo que ainda estou na mesma situação. Preciso muito de ajuda.
Tenho um filho de 5 anos, poderia me passar uma lista de livros infantis que não tenha histórias bobocas. Preciso de indicações, já que tenho comprado alguns livros e realmente as historias são similares ao que o Prof. Olavo disse “A borboletinha que se apaixonou pelo hipopótamo”.
Grata
Ola!
Meu filho tem 9 anos, a dificuldade dele e na leitura mas a falta de atenção está atrasando na hora das tarefas da escola.
Para minha tristeza, o professor disse que estar sem ideias para ajudar na atenção, pois em outros assuntos ele e um aluno mediano.
O QUE POSSO FAZER PARA AJUDAR?
Desde já agradeço!
Por favor gostaria de ter sugestões de como trabalhar a letra cursiva com as crianças. Qual a melhor idade e como iniciar esse trabalho. Uma sequência ou algo do tipo. Por onde começar e quais os cuidados com esse trabalho.
Cheguei aqui pelo canal do Terca Livre,
Voce podem incluir no blog como sub-topico: Filhos com Pais Separados.
Acho uma necessidade que pais e maes separados precisam de algum parametro nesse sentido que nao seja o caos na cabeca das criancas para tentar viver dois mundos em tudo. Os dois mundos de pais que, alem de nao se darem bem (litigio sem fim), acham que o melhor mundo para o filho e o seu proprio!
Obrigada por pela partilha do saber,
Sou Educadora de Infância Portuguesa ligada ao Brasil por um objetivo comum- educar com coração.
Já conhecia o trabalho do Estevão Marques através do mundo da internet e agora acabei de fazer download do ebook “As 5 Etapas para Alfabetizar seus Filhos em Casa”. Tudo o que partilham com o mundo é louvável “adoro o gosto de partilha dos brasileiros”.
Numa noite de insónias ando à procura de ajuda para conseguir que a minha filhota ganhe mais gosto pelo estudo do violoncelo em casa e acordei para o problema… temos ouvido pouca música instrumental cá em casa, o que tem sido uma grande falha. E depois lembrei-me do quanto tenho ouvido pouca música com os meus meninos lá na escola, às vezes é preciso que nos relembrem de vez em quando aquilo o que nunca devemos esquecer.
Já valeu a pena a insónia.
Uma vez mais,
Grata pela vossa partilha
Sara Machado
Ola, eu ja recebi o email abrindo a inscrição para novembro mas não tem instruçoes de como se matricular. Estou perdida com tantos emails e blogs e ja paguei pelos exercícios auditivos mas não recebi nenhuma instrução de como baixa-los. Por favor, algum lugar que eu possa ligar e rapidamente ter acesso aos cursos e material? Existe um local central onde eu possa pagar e receber tudo de uma vez ou pelo menos ter acesso a tudo que preciso sem ter que ser pelos emails? Obrigada!
Professor, desde já agradeço, pretendo aplicar o método com minha filha de três anos e estou um pouco anciosa, pois já estava lendo e ensinando algumas coisas a ela em casa ela fez três anos dia 6 de setembro então acho que posso dar um futuro melhor pra ela.
Muito Obrigada.
olá professor Carlo,
Amei o teu video, aprendi muito com ele, e muito obrigado pelo lindo trabalho que têm feito.
Mas, tenho uma dúvida este método pode ser utilizado em crianças autistas? tenho um filho autista e tenho exactamente deste grande problema ensina-ló a ler e escrever. Está matriculado no 2.º ano com método global infelizmente, vivo em Angola. Não temos escola que ensinam com método Fônico.
Quero fazer em casa, quero alfabetiza-ló em casa.
Olá professor Carlos Nadalim, é um prazer entrar em contato com o senhor e sua equipe. Eu me chamo Wellington Souza e sou pai de Caio e Pedro, ambos estudando na series inicias em uma escola pública aqui em nossa cidade (Queimadas-Bahia). Professor preciso que o senhor me oriente nos seguintes pontos se for possível ao senhor. Eu gostaria de saber o seguinte: ao apresentar os fonemas devo na sequencia apresentar o grafema ou devo somente me ater aos fonemas? Quando devo formar as primeiras silaba para eles interagirem? O senhor possui algum tipo mecanismo que possa nos orientar a produzir sons de algumas letras? Confesso que fiquei sem opção de som para algumas letras, por isso peço a ao senhor que se for possível me ajude nesse sentido. Outra duvida é: ao apresentar o fonema a criança pode ela não associar o som ao grafema de imediato?
Professor, eu sou pedagogo formado recentemente pela faculdade regional do Jacuípe. Em meus 04 anos de curso não abordaram uma metodologia que realmente ajudasse a produzir indivíduos dotados da capacidade de leitura, ainda na infância ou nas séries inicias. Eu quero muito que essa sua forma de alfabetizar seja real. Não me leve a mal em minha fala, não tenho intenção de ofender ou duvidar do senhor e de sua técnica de alfabetizar, pois, sou fruto da metodologia antiga tanto no que tange a ser alfabetizado, como formado em uma pedagogia sem uma metodologia real e consistente para formar leitores.
Obrigado desde já por sua atenção e orientação!
Ola tenho um filho de 6 anos entrando na fase de alfabetização, gostaria de ajudar ele nessa nova fase estimulando cada vez mais esse gosto pela leitura, ele ainda não lê mais ja reconhece as letras, gostaria de baixar o E-book mais nao estou conseguindo como faco
Bom dia à todos da equipe do Pof: Carlos NADALIM
Me chamo Sarah, moro na França e aqui a escola é obrigatoria a partir dos 6anos , mas as crianças naturalmente começam o maternal apartir dos 03.
Desde os 18meses do meu filho, percebi que ele tinha um gosto para brincar com os numeros , aos 2 anos ele lia todas as placas de carros nos estacionamentos,
, entrar em lojas era um sufoco pois ele queria levar todas as etiquetas de
Enfim com meus proprios meios e meio sem noçao de como fazer a coisa certa , ´´ fiz a coisa errada, Prof Nadalim que me perdoe , pela musiquinha do alfabeto e todo o blablabla que fazemos ….. mas em alguma coisa acertei pois o ensinei tambem a fonetica de cada letra (Sem querer ). Formas geometricas, cores , escrever numeros até 100 e tudo isso em portugues frances e ingles.
Um dia procurando algo na internet , onde eu pudesse me apoiar, achei coisas que até Deus duvida e inclusive o Prof Nadalim
Pensei’MAS esse ai vai me deixar louca de vez .
Enquanto isso meu filho ja com 4anos segundo ano de maternal ENTEDIADO porque o programa nao o interessava , a professora teve a OUSADIA de pedir para freia-lo pois nao sabia o que fazer com ele . Fim de ano , troquei de escola , o problema continua . Voltei a ver os videos de “Sao Nadalim” e resolvi por em pratica a alphabetizaçao em casa paralelo com a escola.
Resolvi ler entao o seu livro , e inclusive acompanhar todos os videos , e ficava cada dia mais triste pois vi que estava entrando numa grange enrascada
1° dia retirei a imagem que correspondia a palavra e ai a Lei Sao Nadalim foi comprovada … meu filho so sabia dizer aquela palavra se visse a imagem??
PANIICO TOTAL… DESESPERO!!
(acho que vou morrer , isso NAO da certo? )
2°dia ele ja entendia o que eram silabas e ja começava a formar palavras..
5meses depois :
Num ritmo de 2Xpor semana durante apenas 30mins cada dia meu filho lê
tudo o que vê pela frente (adora fazer a minha lista de supermercado e como se nao bastasse ele agora aprendeu a me corrigir , enfim sou eu que estou aprendendo com ele, a professora ja confirmou que ele vai precisar pular direto p primario.
Grandioso MESTRE Professor Carlos Nadalim
O B R I G A D A
Sarah.
Saindo de fininho para ir ver as aulas do Dr. Italo Massi
Pois a desobediencia e as birras sao proporcionais à inteligencia.
Ola, tenho muito interesse no ebook porém não estou conseguindo receber o link por email para baixar…. Podem me enviar por favor?
Minha filha tem 3 anos e meio, e tem trauma de escola, não quer ir de jeito nenhum, por isso gostaria de iniciar o ensino em casa para ela ir se adaptando aos poucos!
Com esse material eu consigo alfabetizar ela em casa?
Olá Arno! Tudo bem?
Meu nome é Geberson e acompanho o blog Como Educar seus Filhos há algum tempo.
Postei um conteúdo do Prof. Carlos, e gostaria de saber se existe alguma restrição ou regra para compartilhar textos e vídeos do blog em nossa fan page: https://www.facebook.com/psicobrunamarconi/
Desde já, muito obrigado!
Olá, Geberson! Tudo bem?
Agradecemos o interesse e o elogio a nosso material. Você pode compartilhar nosso conteúdo sem problema algum, só pedimos que o compartilhamento seja feito a partir de nossa página e não baixando o vídeo. O mesmo vale para a reprodução dos textos e demais conteúdos, sempre citando a fonte.
Abraço!
Olá!!
Tenho interesse em adquirir o curso, conheço algumas mães que fizeram e tiveram sucesso em ensinar os filhos a ler em casa, fora as atividades, brincadeiras ensinadas nos vídeos. Mas eu falo inglês com meu filho eventualmente (falava sempre quando ele tinha 1 ano e 3 meses, mas quando ele começou a falar português e a se comunicar mais, tive medo de continuar e parei, hoje me arrependo de ter parado), hoje ele tem 2 anos e 4 meses e estou retomando essa prática devagarinho e naturalmente. Gostaria de saber se tem algum vídeo sobre biliguismo, se eu poderia adaptar o curso alfabetizando em inglês…tenho muitas dúvidas quanto a isso. Eu lia em inglês e ele assistia desenhos em inglês. Ele apontava os objetos nos livros que eu perguntava em inglês “where is the airplane?”, por exemplo, hoje ainda faz isso, mas se eu ler um livro de estória mais complexa em inglês, ele pede pra eu parar e ler em português. Ele ouve se forem estórias bem simples, de uma frase por página por exemplo. Hoje meu filho entende tudo em português, e cada dia fala palavras novas. O inglês ele entende algumas palavras e frases, e ele fala algumas coisas misturadas com português, mas bem pouco. Eu gostaria de manter aberta a mente dele para a segunda língua. Meu inglês é fluente.
Muito obrigada!
Temos o costume de ler todas as noites para nossas filhas, Maitê de 2 anos e 8 meses e Marina de 7 meses. Maitê sempre se mostra muito interessada na leitura partilhada, ela mesmo escolhe os livros que vamos ler. Porém existem dois fatos que ocorrem com frequência em nossas leituras. Um deles é o fato de todas as vezes ela escolher sempre a mesma história, Chapeuzinho Vermelho. O outro é o de sempre interromper a leitura para fazer algum comentário referente a história. Como devo proceder nesses dois casos? Deixo ela escolher os livros de sua preferência, mesmo que sejam repetidos todos dias, e fazer suas observações no momento da leitura?
Essas interrupções são normais, mas com o tempo, tente explicar que após a leitura haverá um momento para os comentários, que agora você deseja que ela apenas ouça.
Boa noite!
Gostaria de saber se existe material impresso sobre as aula, material didático e outros para adquirir.
Como faço para tê-los.
Obrigada Joelma
Todo o nosso material está apenas disponível para os alunos do curso.
O que temos aberto ao público é o nosso E-Book “As cinco etapas para alfabetizar seus filhos em casa”. Você pode fazer o download gratuito aqui mesmo em nosso blog, na parte superior.
Olá Carlos Nadalim!
Gostaria de tirar uma dúvida; tenho um filho de 3 anos e sete meses, e ele estuda desde os 2 anos e 3 meses. Quando ele iniciou na escola, já conhecia e identificava as vogais e algumas das letras do alfabeto, e com isso só fez com o aprendizado viesse um pouco precoce. Hoje ele já reconhece e identifica todas as letras do alfabeto, porém de um forma ainda desordenada , ou seja, ele identifica as letras em textos,livros, cartazes, rótulos e palavras. Fiz um comentário em seu vídeo, o da 5º Jornada da Alfabetização, que sou pedagoga e na oportunidade mencionei meu filho que no qual no comentário, coloquei que ele tem muito contato com esses materiais em casa, e já pude notar seu interesse e o seu despertar para aprender a ler, e como tenho acompanhado seu trabalho sobre a jornada de alfabetização, gostaria de inserir seu método de pré-alfabetização com ele. Gostaria de saber então se por ele já ter esse conhecimento das letras o ajudaria com a utilização de seu método no processo de alfabetização e aprendizagem, ou se por já conhece las tornaria o processo dificultoso?
Aguardo sua resposta.
Franciliana, moro na cidade de Russas- Ceará.
Boa tarde prof. Carlos, tenho uma filha de 7 anos já alfabetizada em inglês e estou começando a alfabetiza-la em português. Gostaria de agradecer todo seu ensinamento pois tem me guiado para alfabetizar minha filha aqui nos EUA e pelo que vi ate agora o seu método é o mesmo usado aqui e realmente é bem melhor. Minha filha ainda não ler em português apenas em inglês mas tenho certeza que ao final dessa Jornada e do Curso eu estarei apta à orienta-la. Meu muito obrigada desde ja.
Encantada com as ideias e a clareza e objetividade dos vídeos!
Tenho uma pergunta: É didaticamente correto pré-alfabetizar crianças dev5 anos usando letra cursiva?
Olá estou com dificuldade em ensinar o som de todas as letras, pelo que vi eu não fui alfabetizada corretamente, mas quero muito ajudar minhas filhas.
Gostaria de saber se tem um vídeo explicando como ensinar o som/fonemas das letras?
Desde já obrigada, estou acompanhando o site e esperando ansiosa o curso.
A previsão da próxima turma do curso é para o início de maio, ainda não temos um valor fechado. O valor do investimento para participar da última turma de 2015 foi de 1.997 reais a vista (ou 12 vezes, com juros). Nossa previsão é que esse preço se mantenha o mesmo para a primeira turma de 2016.
Seu interesse muito nos alegra, peço apenas a gentileza de entrar em contato através do e-mail [email protected], lá a equipe responderá todas as suas dúvidas.
Olá Professor, gostaria de parabenizá-lo seu maravilhoso trabalho e agradecer por partilhá-lo conosco. Meu filho completou 7 anos, dia 5 deste mês, está na segunda série e tem dificuldades para leitura. Ele tem o conhecimento das sílabas, sabe como formá-las, porém não consegue juntá-las para formar uma palavra e ler… Baixei o ebook, achei excelente e coloquei em prática numa Atividade que a professora deu para fazer em casa, onde tinha que se completar com R ou RR… primeiramente mostrei a ele a diferença do som de um palavra com apenas um R, e da palavra que continham dois R… ele teve um ótimo desempenho e de 30 palavras errou umas 4 apenas, fiquei satisfeitíssima com o resultado… estou abaixando os áudios no meu celular, ouço e desenvolvo com ele, e está sendo muito bom pois ele não percebe que estou moldando-o e entra na brincadeira achando divertida e com isso os resultados são ótimos, já que não está sendo pressionado a nada, faz naturalmente… Não tenho internet em minha casa e nem mesmo computador, utilizo no meu emprego para baixar os áudios e em casa ouço e prático. Tem sido de valor imensurável, e espero com isso conseguir ajudá-lo a desenvolver a leitura, pois essa é uma dificuldade que ele tem. Quando leio para ele procuro por bastante entusiasmo, faço vozes, caras, atuo, (rsrsrsrs) para que desperte nele o interesse e eu consiga quebrar este bloqueio ou impedimento na evolução para leitura que ele tem… Deus abençoe ricamente a tua vida, a tua carreira e a tua família e muito obrigada por partilhar seu valioso conhecimento conosco.
Boa tarde, tenho uma filha de 6 anos que está na no 1o ano. Tenho percebido que ela tem esquecido o que lhe é ensinado. Desde bem pequena tem uma memoria ótima. com 1 ano e meio contava historias e ela repetia ao pai quando chegava em casa. Tem um vocabulário talvez maior do que o meu. Contudo está com dificuldade na escrita e leitura, simplesmente escreve as letras e números espelhados, troca sílabas com palavras numa frase. Esquece de escrever sílabas numa palavra ao ditado. As letras reconhece mas muitas vezes troca fonemas. Li o livro e gostaria de tentar aplicar com ela porém não sei por onde começar. Ela tem uma imaginação bastante fértil. Adora inventar histórias. Estou tentando me inscrever na jornada e não recebe e-mail. Segundo ela fez uma atividade sozinha na escola hoje e tirou zero. Me ajudem.
Olá professor!Boa noite.
Tenho um filho de 4 anos que ele é autista do grau leve,ele tem dificuldade na fala.ele ta na escola, mais a professora dele fala que ele não gosta de aprestar atenção.é todo tempo agitado.tento ensinar ele a conhecer as letras mais não consigo prender a atenção dele.leio as historinhas logo ele desinterresa.gostaria de saber se tem métodos simples pra ensinar no caso dele que é autista pra alfabetizar.por favor me ajuda pra que possar alfabetizar meu filho.desde já agradeço pela resposta.
E parabéns pelo esse trabalho que vcs estão ajudando a milhares de pais que tem dificuldade de ensinar seus filhos.
Olá professor,encontrei o blog em um momento de desespero,meu filho vai fazer 7 anos e vai pra primeira série,e ainda não consegue nem reconhece todas as letras do alfabeto.sendo que faz três anos que frequenta a pré escola e além de tudo tem problemas fonoaudiológicos nos que não pronuncia corretamente vários fonemas,e vendo este projeto me entusiasmei .Já me cadastrei e espero ansiosamente seu retorno eis que é a minha ultima esperança.
Professor eu sou um pouco diferente de muitas mães, a educação dos meus filhos começou em casa por mim mesma, eu já era alfabetizada, então comecei mais cedo a educação deles. Antes de frequentar a escola eles já sabia a ler, fazer pequenas contas, e o mais importante, como comportar na escola com colegas e professores. Eu não vejo nada demais começar a educar nossos filhos antes de frequentar a esacola.
Olá professor,
Tenho um filho de 7 anos, que já está no 2°ano.
Desde que foi alfabetizado, possui um traçado de letra muito ruim, apresenta constantes erros de ortografia com omissão de algumas letras e separações ou junções indevidas.
Ele estuda em uma das escolas mais tradicionais de Belo Horizonte e já tentamos aplicar todas essas sugestões, sem sucesso até então.
Isso tem trazido um enorme desgaste emocional e em determinadas situações ele chega até a se recusar a escrever.
Não sei mais como ajuda -lo.
Algumas peculiaridades : ele é canhoto e está em avaliação para diagnóstico de TDAH.
Obrigada
Parabéns pelo site e dicas!!
Eu acompanho os videos e tento por em pratica!! Tenho 2 filhos, um de 4 anos e uma de 10 meses.
Minha dúvida é: qual a melhor forma de ensinar inglês para eles?
Eu e meu marido falamos inglês, moramos fora alguns anos, mas não sabemos como proceder, como cobrar, e qual a frequência , para não confundir ou atrapalhar a alfabetização deles.
Olá Prof. Carlos Nadalim. Meu problema é justamente o oposto! Sou Brasileira, e meu marido tem ambas nacionalidades. Desde quando casamos, decidimos que a criança seria alfabetizada na lingua de onde morássemos mas, aprenderia ambas linguas, tanto coloquial e escrita. Moramos nos States há 06 anos e, hoje temos uma filha de 02 anos, que iniciei a educação domiciliar semana passada. Ela escuta e fala português e inglês. Sei que desejo iniciar a alfabetização em inglês mas, estou em dúvida como e quando devo introduzir o português escrito. Aguardo anciosa caso haja uma resposta, Muito obrigada.
Preciso de uma orientação, porque a minha filha de sete anos está trocando as vogais. Isso é normal? e o problema que a professora está exigindo dela que ela escreva corretamente as palavras e com isso ela está ficando nervosa e brava com a professora.
boa tarde,
gostaria de compartilhar com vocês minha aflição.
Tenho 3 filhos eles são super inteligentes. a mais velha de 7 anos sempre gostou de ir a escola, no momento ela esta no 2º ano, mas tem 2 meses que tivemos a troca de professores. e ela não quer ir de jeito nenhum, diz que o profssor é muito bravo e se mostra assustada. hoje quando a deixei na escola ela não quis descer do carro. e se escondeu atrás do banco se encolhendo toda. esta reclamando todos os dias de dores pelo corpo e na cabeça, mas as dores é só na hora de ir pra aula.
pessoal não sei mais o que fazer.
já fui na escola e conversei com a direção , com o professor novo, com a orientadora e não adianta.
Cada dia que passa tem sido uma tortura pra minha filha.
o que fazer nesta situação???
Professor, tenho um filho de 2 anos e 6 meses, que faz muita birra, chora muito , tem mania de se jogar no chão, toda vez que negamos algo a ele, ou o corrigimos.
Meu marido fala que acha que ele esta muito mimado, mas não somos de dar tudo o que quer, ate porque somos contra o consumismo infantil.
Ele chora por tudo, se nao consegue fazer algo fica nervoso e chora, tudo pede chorando.
Ja estamos preocupados.
E queria tbm uma orientação de como criar uma rotina em casa com meus filhos
Professor Carlos tenho um filho de 7 anos e ele esta no 2 ano do ensino fundamental em escola publica e ainda não consegue ler ele conhece o alfabeto mais não consegue juntar consoantes com as vogais, algum método que eu poderia usar para estar ajudando ele ou seria algum problema de deficit de atenção.
Obrigado
Bom dia.
Por gentileza professor, eu gostaria de de saber qual autor eu poderia ler que me desse suporte a bons métodos de ensino a minhas crianças, ou seja uma introdução ao homeschooling, e tambem o basico e intermediario, ok?
obrigado, Salve Maria.
Ola Carlos , bom dia ! Gostaria de dicas sobre bilingusimo, acredito que este seja um caso muito particular nosso, mas se tiver conhecimento ou dicas por favor me ajude . Tenho muitas duvidas sobre como proceder com meu filho que esta fazendo mes que vem 3 anos ! Moramos fora do Brasil ele nasceu aqui. Ele ja esta na creche e la somente falam o ingles entretanto em nossa casa falamos portugues . Ele esta demorando para falar, fala palavres soltas , e muito esperto ja conhece numeros, alfabeto, formas, aninais, veiculos , alguns alimentos mas nao esta formando sentencas ainda e o ingles foi a sua escolha apesar de entender tudo que falamos em portugues . Tenho colocado em pratica o que me ensinou neste blog e agradeco muito . Minha duvida e como eu devo fazer com ele , devo repetir tudo o que falo em ingles e portugues ? Sera que isso gera conflito na cabeca dele e vou confundi-lo ? Como devo proceder ? Desde ja meu mto obrigado !
Achei muito interessante a iniciativa de criação deste blog e debate sobre o homeschooling.
Acaba de ser lançada uma das primeiras obras jurídicas no Brasil sobre o tema em questão. “O homeschooling sob a ótica do melhor interesse da criança e do adolescente” de autoria da Professora e Advogada Fernanda São José.
Olá Arno e prof.Carlos!
Há um ano acompanho o maravilhoso trabalho de vocês com alegria e esperança. Participei do Congresso de Porto Alegre e foi muito bom conhecê-los e ouví-los. O trabalho está apenas começando, pois vocês começam a preencher uma imensa lacuna para os pais que optam pelo homeschooling.
Vocês planejam oferecer algum conteúdo/serviço mais voltado para a formação e planejamento de um currículo de homeschooling? Ou algum serviço de assessoria? É uma ótima ideia, não acham?
Fica minha pergunta e também sugestão, com votos de que Deus “torne ainda mais fecundo o trabalho de vossas mãos.”
Muito obrigado, Aline! Fico feliz que nosso trabalho esteja ajudando sua família. Sua idéia é ótima, sim! É uma das lacunas que pretendemos preencher em breve. Obrigado pelos votos! Fique com Deus!
Link permanente
Boa tarde! Sou de Cascavel-PR e gostaria de saber se é do conhecimento de vocês que alguma escola ou professor aqui na minha cidade esteja seguindo a proposta educacional do Prof. Carlos Nadalim. Estou conhecendo escolas por aqui para escolher para minha filha de 3 anos e meio.
Agradeço imensamente se puderem me ajudar!
Link permanente
Santo dia!
Favor, orientar como proceder com a compra do curso de pre alfabetização.
Link permanente
Assisti esse vídeo (sinais8 Sinais de que Você está DISTANTE de seu Filho) e possuo todos os sinais. Mas a preocupação maior é que tenho dificuldade com minhas filhas, tenho uma rotina de trabalho muito extensa e quando chego em casa nãos tenho disposição. Quando tenho algum tempo quero descansar e ter um tempo pra mim. E acabo me distanciando de minhas filhas. Eu me sinto um monstro pois só sei brigar com elas e mandá-las fazer as tarefas, fico triste pois não consigo mudar por si próprio, choro muito quando lembro que perdi quase toda a infância da minha filha menor, trabalhando muito, e agora ela já tem 8 anos e percebo que ainda estou na mesma situação. Preciso muito de ajuda.
Link permanente
Professor,
Tenho um filho de 5 anos, poderia me passar uma lista de livros infantis que não tenha histórias bobocas. Preciso de indicações, já que tenho comprado alguns livros e realmente as historias são similares ao que o Prof. Olavo disse “A borboletinha que se apaixonou pelo hipopótamo”.
Grata
Link permanente
Ola!
Meu filho tem 9 anos, a dificuldade dele e na leitura mas a falta de atenção está atrasando na hora das tarefas da escola.
Para minha tristeza, o professor disse que estar sem ideias para ajudar na atenção, pois em outros assuntos ele e um aluno mediano.
O QUE POSSO FAZER PARA AJUDAR?
Desde já agradeço!
Link permanente
Por favor gostaria de ter sugestões de como trabalhar a letra cursiva com as crianças. Qual a melhor idade e como iniciar esse trabalho. Uma sequência ou algo do tipo. Por onde começar e quais os cuidados com esse trabalho.
Link permanente
Cheguei aqui pelo canal do Terca Livre,
Voce podem incluir no blog como sub-topico: Filhos com Pais Separados.
Acho uma necessidade que pais e maes separados precisam de algum parametro nesse sentido que nao seja o caos na cabeca das criancas para tentar viver dois mundos em tudo. Os dois mundos de pais que, alem de nao se darem bem (litigio sem fim), acham que o melhor mundo para o filho e o seu proprio!
Abraco
Link permanente
como faço para adquirir as planilhas de discriminação visual, espacial e outras ? recebi um link esses dias para fazer a compra mas não consegui
Link permanente
Olá, Sara.
Segue o link: https://comoeducarseusfilhos.com.br/planilhas-dv-falta-pouco-pla-lancamento/
Abraços.
Link permanente
Obrigada por pela partilha do saber,
Sou Educadora de Infância Portuguesa ligada ao Brasil por um objetivo comum- educar com coração.
Já conhecia o trabalho do Estevão Marques através do mundo da internet e agora acabei de fazer download do ebook “As 5 Etapas para Alfabetizar seus Filhos em Casa”. Tudo o que partilham com o mundo é louvável “adoro o gosto de partilha dos brasileiros”.
Numa noite de insónias ando à procura de ajuda para conseguir que a minha filhota ganhe mais gosto pelo estudo do violoncelo em casa e acordei para o problema… temos ouvido pouca música instrumental cá em casa, o que tem sido uma grande falha. E depois lembrei-me do quanto tenho ouvido pouca música com os meus meninos lá na escola, às vezes é preciso que nos relembrem de vez em quando aquilo o que nunca devemos esquecer.
Já valeu a pena a insónia.
Uma vez mais,
Grata pela vossa partilha
Sara Machado
Link permanente
quando vai abrir uma nova turma ? quero fazer o curso.
Link permanente
Olá, Mivaldo.
Que bom que você tem interesse em nosso curso! 🙂
A próxima turma está prevista para maio. Sugiro que se cadastre na lista de espera: https://comoeducarseusfilhos.com.br/lista-de-espera/
Esperamos por você!
Link permanente
Boa tarde,
Minha filha tem dez anos e já passou da idade de alfabetização, porém, ela tem muitas dificuldades na leitura.
Tem com corrigir esta deficiência?
Grato,
Link permanente
Ola, eu ja recebi o email abrindo a inscrição para novembro mas não tem instruçoes de como se matricular. Estou perdida com tantos emails e blogs e ja paguei pelos exercícios auditivos mas não recebi nenhuma instrução de como baixa-los. Por favor, algum lugar que eu possa ligar e rapidamente ter acesso aos cursos e material? Existe um local central onde eu possa pagar e receber tudo de uma vez ou pelo menos ter acesso a tudo que preciso sem ter que ser pelos emails? Obrigada!
Link permanente
como participar
Link permanente
Como posso comprar o livro impresso.
Link permanente
Não consigo baixar o ebook. Já tentei várias vezes e não consegui. Tenho dois filhos e pretendo ajudá-los através desse material. Desde já agradeço.
Link permanente
Excelente conteúdo! Recomendo a leitura a todas as mães!
Link permanente
Bom dia!
Tenho interesse em fazer o curso, mas não estou conseguindo acessar o video sobre as inscrições abertas, como faço para tentar uma vaga?
Link permanente
Professor, desde já agradeço, pretendo aplicar o método com minha filha de três anos e estou um pouco anciosa, pois já estava lendo e ensinando algumas coisas a ela em casa ela fez três anos dia 6 de setembro então acho que posso dar um futuro melhor pra ela.
Muito Obrigada.
Link permanente
olá professor Carlo,
Amei o teu video, aprendi muito com ele, e muito obrigado pelo lindo trabalho que têm feito.
Mas, tenho uma dúvida este método pode ser utilizado em crianças autistas? tenho um filho autista e tenho exactamente deste grande problema ensina-ló a ler e escrever. Está matriculado no 2.º ano com método global infelizmente, vivo em Angola. Não temos escola que ensinam com método Fônico.
Quero fazer em casa, quero alfabetiza-ló em casa.
Link permanente
Olá professor Carlos Nadalim, é um prazer entrar em contato com o senhor e sua equipe. Eu me chamo Wellington Souza e sou pai de Caio e Pedro, ambos estudando na series inicias em uma escola pública aqui em nossa cidade (Queimadas-Bahia). Professor preciso que o senhor me oriente nos seguintes pontos se for possível ao senhor. Eu gostaria de saber o seguinte: ao apresentar os fonemas devo na sequencia apresentar o grafema ou devo somente me ater aos fonemas? Quando devo formar as primeiras silaba para eles interagirem? O senhor possui algum tipo mecanismo que possa nos orientar a produzir sons de algumas letras? Confesso que fiquei sem opção de som para algumas letras, por isso peço a ao senhor que se for possível me ajude nesse sentido. Outra duvida é: ao apresentar o fonema a criança pode ela não associar o som ao grafema de imediato?
Professor, eu sou pedagogo formado recentemente pela faculdade regional do Jacuípe. Em meus 04 anos de curso não abordaram uma metodologia que realmente ajudasse a produzir indivíduos dotados da capacidade de leitura, ainda na infância ou nas séries inicias. Eu quero muito que essa sua forma de alfabetizar seja real. Não me leve a mal em minha fala, não tenho intenção de ofender ou duvidar do senhor e de sua técnica de alfabetizar, pois, sou fruto da metodologia antiga tanto no que tange a ser alfabetizado, como formado em uma pedagogia sem uma metodologia real e consistente para formar leitores.
Obrigado desde já por sua atenção e orientação!
Link permanente
Ola tenho um filho de 6 anos entrando na fase de alfabetização, gostaria de ajudar ele nessa nova fase estimulando cada vez mais esse gosto pela leitura, ele ainda não lê mais ja reconhece as letras, gostaria de baixar o E-book mais nao estou conseguindo como faco
Link permanente
Bom dia à todos da equipe do Pof: Carlos NADALIM
Me chamo Sarah, moro na França e aqui a escola é obrigatoria a partir dos 6anos , mas as crianças naturalmente começam o maternal apartir dos 03.
Desde os 18meses do meu filho, percebi que ele tinha um gosto para brincar com os numeros , aos 2 anos ele lia todas as placas de carros nos estacionamentos,
, entrar em lojas era um sufoco pois ele queria levar todas as etiquetas de
Enfim com meus proprios meios e meio sem noçao de como fazer a coisa certa , ´´ fiz a coisa errada, Prof Nadalim que me perdoe , pela musiquinha do alfabeto e todo o blablabla que fazemos ….. mas em alguma coisa acertei pois o ensinei tambem a fonetica de cada letra (Sem querer ). Formas geometricas, cores , escrever numeros até 100 e tudo isso em portugues frances e ingles.
Um dia procurando algo na internet , onde eu pudesse me apoiar, achei coisas que até Deus duvida e inclusive o Prof Nadalim
Pensei’MAS esse ai vai me deixar louca de vez .
Enquanto isso meu filho ja com 4anos segundo ano de maternal ENTEDIADO porque o programa nao o interessava , a professora teve a OUSADIA de pedir para freia-lo pois nao sabia o que fazer com ele . Fim de ano , troquei de escola , o problema continua . Voltei a ver os videos de “Sao Nadalim” e resolvi por em pratica a alphabetizaçao em casa paralelo com a escola.
Resolvi ler entao o seu livro , e inclusive acompanhar todos os videos , e ficava cada dia mais triste pois vi que estava entrando numa grange enrascada
1° dia retirei a imagem que correspondia a palavra e ai a Lei Sao Nadalim foi comprovada … meu filho so sabia dizer aquela palavra se visse a imagem??
PANIICO TOTAL… DESESPERO!!
(acho que vou morrer , isso NAO da certo? )
2°dia ele ja entendia o que eram silabas e ja começava a formar palavras..
5meses depois :
Num ritmo de 2Xpor semana durante apenas 30mins cada dia meu filho lê
tudo o que vê pela frente (adora fazer a minha lista de supermercado e como se nao bastasse ele agora aprendeu a me corrigir , enfim sou eu que estou aprendendo com ele, a professora ja confirmou que ele vai precisar pular direto p primario.
Grandioso MESTRE Professor Carlos Nadalim
O B R I G A D A
Sarah.
Saindo de fininho para ir ver as aulas do Dr. Italo Massi
Pois a desobediencia e as birras sao proporcionais à inteligencia.
Link permanente
Ola, tenho muito interesse no ebook porém não estou conseguindo receber o link por email para baixar…. Podem me enviar por favor?
Minha filha tem 3 anos e meio, e tem trauma de escola, não quer ir de jeito nenhum, por isso gostaria de iniciar o ensino em casa para ela ir se adaptando aos poucos!
Com esse material eu consigo alfabetizar ela em casa?
Link permanente
Olá Arno! Tudo bem?
Meu nome é Geberson e acompanho o blog Como Educar seus Filhos há algum tempo.
Postei um conteúdo do Prof. Carlos, e gostaria de saber se existe alguma restrição ou regra para compartilhar textos e vídeos do blog em nossa fan page: https://www.facebook.com/psicobrunamarconi/
Desde já, muito obrigado!
Link permanente
Olá, Geberson! Tudo bem?
Agradecemos o interesse e o elogio a nosso material. Você pode compartilhar nosso conteúdo sem problema algum, só pedimos que o compartilhamento seja feito a partir de nossa página e não baixando o vídeo. O mesmo vale para a reprodução dos textos e demais conteúdos, sempre citando a fonte.
Abraço!
Link permanente
Olá!!
Tenho interesse em adquirir o curso, conheço algumas mães que fizeram e tiveram sucesso em ensinar os filhos a ler em casa, fora as atividades, brincadeiras ensinadas nos vídeos. Mas eu falo inglês com meu filho eventualmente (falava sempre quando ele tinha 1 ano e 3 meses, mas quando ele começou a falar português e a se comunicar mais, tive medo de continuar e parei, hoje me arrependo de ter parado), hoje ele tem 2 anos e 4 meses e estou retomando essa prática devagarinho e naturalmente. Gostaria de saber se tem algum vídeo sobre biliguismo, se eu poderia adaptar o curso alfabetizando em inglês…tenho muitas dúvidas quanto a isso. Eu lia em inglês e ele assistia desenhos em inglês. Ele apontava os objetos nos livros que eu perguntava em inglês “where is the airplane?”, por exemplo, hoje ainda faz isso, mas se eu ler um livro de estória mais complexa em inglês, ele pede pra eu parar e ler em português. Ele ouve se forem estórias bem simples, de uma frase por página por exemplo. Hoje meu filho entende tudo em português, e cada dia fala palavras novas. O inglês ele entende algumas palavras e frases, e ele fala algumas coisas misturadas com português, mas bem pouco. Eu gostaria de manter aberta a mente dele para a segunda língua. Meu inglês é fluente.
Muito obrigada!
Link permanente
Temos o costume de ler todas as noites para nossas filhas, Maitê de 2 anos e 8 meses e Marina de 7 meses. Maitê sempre se mostra muito interessada na leitura partilhada, ela mesmo escolhe os livros que vamos ler. Porém existem dois fatos que ocorrem com frequência em nossas leituras. Um deles é o fato de todas as vezes ela escolher sempre a mesma história, Chapeuzinho Vermelho. O outro é o de sempre interromper a leitura para fazer algum comentário referente a história. Como devo proceder nesses dois casos? Deixo ela escolher os livros de sua preferência, mesmo que sejam repetidos todos dias, e fazer suas observações no momento da leitura?
Link permanente
Olá, Lívia! Aqui é a Pâmela, tudo bem?
Você já assistiu a este vídeo? https://comoeducarseusfilhos.com.br/blog/por-que-as-criancas-adoram-ouvir-sempre-as-mesmas-historias/
Essas interrupções são normais, mas com o tempo, tente explicar que após a leitura haverá um momento para os comentários, que agora você deseja que ela apenas ouça.
Você pode usar estas dicas aqui também: https://comoeducarseusfilhos.com.br/blog/meu-filho-pequeno-nao-se-concentra-na-leitura-em-voz-alta-que-fazer/
Abraços.
Link permanente
Boa noite!
Gostaria de saber se existe material impresso sobre as aula, material didático e outros para adquirir.
Como faço para tê-los.
Obrigada Joelma
Link permanente
Olá, Joelma.
Todo o nosso material está apenas disponível para os alunos do curso.
O que temos aberto ao público é o nosso E-Book “As cinco etapas para alfabetizar seus filhos em casa”. Você pode fazer o download gratuito aqui mesmo em nosso blog, na parte superior.
Abraços.
Link permanente
Olá Carlos Nadalim!
Gostaria de tirar uma dúvida; tenho um filho de 3 anos e sete meses, e ele estuda desde os 2 anos e 3 meses. Quando ele iniciou na escola, já conhecia e identificava as vogais e algumas das letras do alfabeto, e com isso só fez com o aprendizado viesse um pouco precoce. Hoje ele já reconhece e identifica todas as letras do alfabeto, porém de um forma ainda desordenada , ou seja, ele identifica as letras em textos,livros, cartazes, rótulos e palavras. Fiz um comentário em seu vídeo, o da 5º Jornada da Alfabetização, que sou pedagoga e na oportunidade mencionei meu filho que no qual no comentário, coloquei que ele tem muito contato com esses materiais em casa, e já pude notar seu interesse e o seu despertar para aprender a ler, e como tenho acompanhado seu trabalho sobre a jornada de alfabetização, gostaria de inserir seu método de pré-alfabetização com ele. Gostaria de saber então se por ele já ter esse conhecimento das letras o ajudaria com a utilização de seu método no processo de alfabetização e aprendizagem, ou se por já conhece las tornaria o processo dificultoso?
Aguardo sua resposta.
Franciliana, moro na cidade de Russas- Ceará.
Link permanente
Boa tarde prof. Carlos, tenho uma filha de 7 anos já alfabetizada em inglês e estou começando a alfabetiza-la em português. Gostaria de agradecer todo seu ensinamento pois tem me guiado para alfabetizar minha filha aqui nos EUA e pelo que vi ate agora o seu método é o mesmo usado aqui e realmente é bem melhor. Minha filha ainda não ler em português apenas em inglês mas tenho certeza que ao final dessa Jornada e do Curso eu estarei apta à orienta-la. Meu muito obrigada desde ja.
Link permanente
Paz &Luz!
Encantada com as ideias e a clareza e objetividade dos vídeos!
Tenho uma pergunta: É didaticamente correto pré-alfabetizar crianças dev5 anos usando letra cursiva?
Link permanente
Olá estou com dificuldade em ensinar o som de todas as letras, pelo que vi eu não fui alfabetizada corretamente, mas quero muito ajudar minhas filhas.
Gostaria de saber se tem um vídeo explicando como ensinar o som/fonemas das letras?
Desde já obrigada, estou acompanhando o site e esperando ansiosa o curso.
Link permanente
Gostaria de saber quando terá um novo curso e qual o valor?
Eliane Marques
31-3852-9033
Link permanente
Olá, Eliane.
A previsão da próxima turma do curso é para o início de maio, ainda não temos um valor fechado. O valor do investimento para participar da última turma de 2015 foi de 1.997 reais a vista (ou 12 vezes, com juros). Nossa previsão é que esse preço se mantenha o mesmo para a primeira turma de 2016.
Sugiro que entre para a lista de espera, assim será comunicada por email assim que abrirmos as inscrições: https://comoeducarseusfilhos.com.br/lista-de-espera
Esperamos por você! 🙂
Abraços.
Pâmela Arumaa
Suporte
Link permanente
Boa noite,
Quero saber os valores do curso?
Aguardo contato
Att.
Link permanente
Olá, Ana. Tudo bem?
Seu interesse muito nos alegra, peço apenas a gentileza de entrar em contato através do e-mail [email protected], lá a equipe responderá todas as suas dúvidas.
Abraços.
Link permanente
Olá Professor, gostaria de parabenizá-lo seu maravilhoso trabalho e agradecer por partilhá-lo conosco. Meu filho completou 7 anos, dia 5 deste mês, está na segunda série e tem dificuldades para leitura. Ele tem o conhecimento das sílabas, sabe como formá-las, porém não consegue juntá-las para formar uma palavra e ler… Baixei o ebook, achei excelente e coloquei em prática numa Atividade que a professora deu para fazer em casa, onde tinha que se completar com R ou RR… primeiramente mostrei a ele a diferença do som de um palavra com apenas um R, e da palavra que continham dois R… ele teve um ótimo desempenho e de 30 palavras errou umas 4 apenas, fiquei satisfeitíssima com o resultado… estou abaixando os áudios no meu celular, ouço e desenvolvo com ele, e está sendo muito bom pois ele não percebe que estou moldando-o e entra na brincadeira achando divertida e com isso os resultados são ótimos, já que não está sendo pressionado a nada, faz naturalmente… Não tenho internet em minha casa e nem mesmo computador, utilizo no meu emprego para baixar os áudios e em casa ouço e prático. Tem sido de valor imensurável, e espero com isso conseguir ajudá-lo a desenvolver a leitura, pois essa é uma dificuldade que ele tem. Quando leio para ele procuro por bastante entusiasmo, faço vozes, caras, atuo, (rsrsrsrs) para que desperte nele o interesse e eu consiga quebrar este bloqueio ou impedimento na evolução para leitura que ele tem… Deus abençoe ricamente a tua vida, a tua carreira e a tua família e muito obrigada por partilhar seu valioso conhecimento conosco.
Link permanente
Boa tarde, tenho uma filha de 6 anos que está na no 1o ano. Tenho percebido que ela tem esquecido o que lhe é ensinado. Desde bem pequena tem uma memoria ótima. com 1 ano e meio contava historias e ela repetia ao pai quando chegava em casa. Tem um vocabulário talvez maior do que o meu. Contudo está com dificuldade na escrita e leitura, simplesmente escreve as letras e números espelhados, troca sílabas com palavras numa frase. Esquece de escrever sílabas numa palavra ao ditado. As letras reconhece mas muitas vezes troca fonemas. Li o livro e gostaria de tentar aplicar com ela porém não sei por onde começar. Ela tem uma imaginação bastante fértil. Adora inventar histórias. Estou tentando me inscrever na jornada e não recebe e-mail. Segundo ela fez uma atividade sozinha na escola hoje e tirou zero. Me ajudem.
Link permanente
Boa tarde
Como faço para ser afiliada de vocês?
Link permanente
Olá, Regina! Tudo bem?
Bom saber que você quer ser nosso afiliado!
Nós temos uma agência que gerencia nossos afiliados, eles lhe explicarão o processo para ser um de nossos parceiros.
Basta você escrever para [email protected], a Luciana é quem cuida de tudo por lá.
Espero que sejamos parceiros!
Link permanente
Olá professor!Boa noite.
Tenho um filho de 4 anos que ele é autista do grau leve,ele tem dificuldade na fala.ele ta na escola, mais a professora dele fala que ele não gosta de aprestar atenção.é todo tempo agitado.tento ensinar ele a conhecer as letras mais não consigo prender a atenção dele.leio as historinhas logo ele desinterresa.gostaria de saber se tem métodos simples pra ensinar no caso dele que é autista pra alfabetizar.por favor me ajuda pra que possar alfabetizar meu filho.desde já agradeço pela resposta.
E parabéns pelo esse trabalho que vcs estão ajudando a milhares de pais que tem dificuldade de ensinar seus filhos.
Link permanente
Olá Arno,
Assisti sua entrevista com o Erico e gostaria de me afiliar ao seu produto. Achei muito interessante o tema e o produto.
Abraços
Link permanente
Olá, Fred! Tudo bem?
Bom saber que você quer ser nosso afiliado!
Nós temos uma agência que gerencia nossos afiliados, eles lhe explicarão o processo para ser um de nossos parceiros.
Basta você escrever para [email protected], a Luciana é quem cuida de tudo por lá.
Espero que sejamos parceiros!
Link permanente
Professor,
Minha pergunta é simples: por onde começar?
Há vários materiais no site. Gostaria de uma formação sistemática.
O que fazer?
Gratia et pax
Link permanente
Como faço para receber a data em que terá ..vaga para As 5 etapas dd como alfanetizar. Seu filho…
Link permanente
Olá, Jaqueline.
Sugiro que você entre para lista de espera, para receber informações sobre as próximas turmas: https://comoeducarseusfilhos.com.br/espera
Abraço!
Link permanente
Olá professor,encontrei o blog em um momento de desespero,meu filho vai fazer 7 anos e vai pra primeira série,e ainda não consegue nem reconhece todas as letras do alfabeto.sendo que faz três anos que frequenta a pré escola e além de tudo tem problemas fonoaudiológicos nos que não pronuncia corretamente vários fonemas,e vendo este projeto me entusiasmei .Já me cadastrei e espero ansiosamente seu retorno eis que é a minha ultima esperança.
Link permanente
Professor eu sou um pouco diferente de muitas mães, a educação dos meus filhos começou em casa por mim mesma, eu já era alfabetizada, então comecei mais cedo a educação deles. Antes de frequentar a escola eles já sabia a ler, fazer pequenas contas, e o mais importante, como comportar na escola com colegas e professores. Eu não vejo nada demais começar a educar nossos filhos antes de frequentar a esacola.
Link permanente
Olá professor,
Tenho um filho de 7 anos, que já está no 2°ano.
Desde que foi alfabetizado, possui um traçado de letra muito ruim, apresenta constantes erros de ortografia com omissão de algumas letras e separações ou junções indevidas.
Ele estuda em uma das escolas mais tradicionais de Belo Horizonte e já tentamos aplicar todas essas sugestões, sem sucesso até então.
Isso tem trazido um enorme desgaste emocional e em determinadas situações ele chega até a se recusar a escrever.
Não sei mais como ajuda -lo.
Algumas peculiaridades : ele é canhoto e está em avaliação para diagnóstico de TDAH.
Obrigada
Link permanente
Olá!Professor gostaria muito que fizesse um vídeo abordando a produção textual na alfabetização.Obrigada.
Link permanente
Ola, boa tarde Carlos!!
Parabéns pelo site e dicas!!
Eu acompanho os videos e tento por em pratica!! Tenho 2 filhos, um de 4 anos e uma de 10 meses.
Minha dúvida é: qual a melhor forma de ensinar inglês para eles?
Eu e meu marido falamos inglês, moramos fora alguns anos, mas não sabemos como proceder, como cobrar, e qual a frequência , para não confundir ou atrapalhar a alfabetização deles.
Aguardo ansiosamente um retorno.
Obrigada!!!
Liane Groberio
Link permanente
Olá Prof. Carlos Nadalim. Meu problema é justamente o oposto! Sou Brasileira, e meu marido tem ambas nacionalidades. Desde quando casamos, decidimos que a criança seria alfabetizada na lingua de onde morássemos mas, aprenderia ambas linguas, tanto coloquial e escrita. Moramos nos States há 06 anos e, hoje temos uma filha de 02 anos, que iniciei a educação domiciliar semana passada. Ela escuta e fala português e inglês. Sei que desejo iniciar a alfabetização em inglês mas, estou em dúvida como e quando devo introduzir o português escrito. Aguardo anciosa caso haja uma resposta, Muito obrigada.
Link permanente
Preciso de uma orientação, porque a minha filha de sete anos está trocando as vogais. Isso é normal? e o problema que a professora está exigindo dela que ela escreva corretamente as palavras e com isso ela está ficando nervosa e brava com a professora.
Por gentileza me oriente!
Viviane
Link permanente
boa tarde,
gostaria de compartilhar com vocês minha aflição.
Tenho 3 filhos eles são super inteligentes. a mais velha de 7 anos sempre gostou de ir a escola, no momento ela esta no 2º ano, mas tem 2 meses que tivemos a troca de professores. e ela não quer ir de jeito nenhum, diz que o profssor é muito bravo e se mostra assustada. hoje quando a deixei na escola ela não quis descer do carro. e se escondeu atrás do banco se encolhendo toda. esta reclamando todos os dias de dores pelo corpo e na cabeça, mas as dores é só na hora de ir pra aula.
pessoal não sei mais o que fazer.
já fui na escola e conversei com a direção , com o professor novo, com a orientadora e não adianta.
Cada dia que passa tem sido uma tortura pra minha filha.
o que fazer nesta situação???
Link permanente
Professor, tenho um filho de 2 anos e 6 meses, que faz muita birra, chora muito , tem mania de se jogar no chão, toda vez que negamos algo a ele, ou o corrigimos.
Meu marido fala que acha que ele esta muito mimado, mas não somos de dar tudo o que quer, ate porque somos contra o consumismo infantil.
Ele chora por tudo, se nao consegue fazer algo fica nervoso e chora, tudo pede chorando.
Ja estamos preocupados.
E queria tbm uma orientação de como criar uma rotina em casa com meus filhos
Link permanente
Professor Carlos tenho um filho de 7 anos e ele esta no 2 ano do ensino fundamental em escola publica e ainda não consegue ler ele conhece o alfabeto mais não consegue juntar consoantes com as vogais, algum método que eu poderia usar para estar ajudando ele ou seria algum problema de deficit de atenção.
Obrigado
Link permanente
Olá, Andreza.
Anotamos sua pergunta e ela já está em nossa pauta para futuros vídeos. Continue nos acompanhando! 🙂
Abraços!
Pâmela Arumaa
Suporte
Link permanente
Bom dia.
Por gentileza professor, eu gostaria de de saber qual autor eu poderia ler que me desse suporte a bons métodos de ensino a minhas crianças, ou seja uma introdução ao homeschooling, e tambem o basico e intermediario, ok?
obrigado, Salve Maria.
Link permanente
Ola Carlos , bom dia ! Gostaria de dicas sobre bilingusimo, acredito que este seja um caso muito particular nosso, mas se tiver conhecimento ou dicas por favor me ajude . Tenho muitas duvidas sobre como proceder com meu filho que esta fazendo mes que vem 3 anos ! Moramos fora do Brasil ele nasceu aqui. Ele ja esta na creche e la somente falam o ingles entretanto em nossa casa falamos portugues . Ele esta demorando para falar, fala palavres soltas , e muito esperto ja conhece numeros, alfabeto, formas, aninais, veiculos , alguns alimentos mas nao esta formando sentencas ainda e o ingles foi a sua escolha apesar de entender tudo que falamos em portugues . Tenho colocado em pratica o que me ensinou neste blog e agradeco muito . Minha duvida e como eu devo fazer com ele , devo repetir tudo o que falo em ingles e portugues ? Sera que isso gera conflito na cabeca dele e vou confundi-lo ? Como devo proceder ? Desde ja meu mto obrigado !
Link permanente
Achei muito interessante a iniciativa de criação deste blog e debate sobre o homeschooling.
Acaba de ser lançada uma das primeiras obras jurídicas no Brasil sobre o tema em questão. “O homeschooling sob a ótica do melhor interesse da criança e do adolescente” de autoria da Professora e Advogada Fernanda São José.
Link permanente
Obrigada pela informação, Fernanda. E por nos acompanhar também! 🙂
Pâmela Arumaa
Suporte
Link permanente
Olá Arno e prof.Carlos!
Há um ano acompanho o maravilhoso trabalho de vocês com alegria e esperança. Participei do Congresso de Porto Alegre e foi muito bom conhecê-los e ouví-los. O trabalho está apenas começando, pois vocês começam a preencher uma imensa lacuna para os pais que optam pelo homeschooling.
Vocês planejam oferecer algum conteúdo/serviço mais voltado para a formação e planejamento de um currículo de homeschooling? Ou algum serviço de assessoria? É uma ótima ideia, não acham?
Fica minha pergunta e também sugestão, com votos de que Deus “torne ainda mais fecundo o trabalho de vossas mãos.”
Link permanente
Muito obrigado, Aline! Fico feliz que nosso trabalho esteja ajudando sua família. Sua idéia é ótima, sim! É uma das lacunas que pretendemos preencher em breve. Obrigado pelos votos! Fique com Deus!