Conversar com seu Filho: Algo que a T.V. NÃO Pode Fazer por Você

Tempo de leitura: 3 minutos

Desenvolva a capacidade de comunicação de seu filho de até 6 anos: desligue a T.V. e converse com ele. O prof. Carlos dá algumas dicas de como melhorar a interação verbal com ele.

A qualidade de interação verbal entre pais e filhos ajuda a desenvolver a capacidade de comunicação das crianças. É por isso que você deve adotar várias estratégias para melhorar a qualidade de interação verbal com seu filho. Já citei algumas delas aqui no blog Como Educar seus Filhos.

Adultos e crianças reagem mutuamente durante as interações e, para aprender novas palavras, estruturas gramaticais etc., as crianças precisam de adultos atenciosos, de pessoas de carne e osso que imitam e expandem o que elas sinalizam, vocalizam, cantam ou dizem. Isso é algo que a TV não pode fazer.

Então agora vamos entender melhor toda essa história.

Quando um adulto repete o que a criança diz – quando ele devolve para a criança aquilo que ela diz –, ele está imitando a criança. Agora, se além de repetir ele adiciona novas informações ao que a criança acabou de dizer, ele está expandindo o que a criança disse.

Então veja a importância de adotarmos estratégias e técnicas de interação verbal – e até mesmo não verbal – de qualidade para conversar com as crianças.

Vou apresentar agora alguns exemplos de imitação e de expansão, de ampliação, para que você entenda de que maneira pode interagir com seu filho.

Se seu filho não pronunciar de forma clara uma palavra, por exemplo, a imitação dará a ele a oportunidade de ouvi-la de forma correta. Na imitação ou expansão pronuncie sempre de forma correta as palavras, em hipótese alguma repita a pronúncia incorreta de seu filho.

Por exemplo, se seu filho disser a você a palavra “mama” ao lhe pedir a mamadeira, diga apenas “mamadeira” ou expanda dizendo-lhe “dê-me uma mamadeira, por favor”.

Outro exemplo, você está lendo em voz alta para seu filho e, de repente, ele aponta para a página do livro e diz a palavra “bola”; amplie o que ele acabou de dizer: “sim, estes meninos estão jogando bola”.

Muito bem, acho que por meio desses exemplos você já entendeu como funcionam as estratégias de imitação e expansão, ou ampliação. Então adote-as a partir de hoje para ajudar a desenvolver a capacidade de comunicação do seu filho.

Um detalhe importante, você pode adotar essas estratégias nas mais diferentes situações: na fila do banco, durante o jantar, durante o almoço, no parque, na igreja. Enfim, aproveite todas as situações para interagir verbalmente com seus filhos, adotando estratégias de interação verbal de qualidade.

Então é isso. Espero que você tenha gostado das dicas deste vídeo.

Fique com Deus e até a próxima.


Deixe suas dúvidas e opiniões aqui embaixo! Obrigado por compartilhar nosso conteúdo!

Receba em seu email nosso ebook “As 5 Etapas para Alfabetizar seus Filhos em Casa”, um guia completo e totalmente gratuito para introduzir seus filhos no universo da Alfabetização. Clique aqui: https://goo.gl/FDS4xU.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *