Tempo de leitura: 2 minutos
Você só precisa de 2 folhas de papel, régua, giz de cera… e de uma criança que gosta – ao menos um pouquinho – de colorir!
Neste vídeo vou ensinar a você uma atividade muito simples que pode ajudar a melhorar a capacidade de observação e aprimorar a memória de seu filho. Por meio dessa atividade, você vai encorajá-lo a copiar com precisão cores numa tabela.
Esse exercício, em princípio, destina-se a crianças a partir de 4 anos, mas, se seu filho tem apenas 3 anos, avalie se ele já é capaz de resolvê-lo.
O nome da atividade é Copiando as cores.
E de que você vai precisar? De folhas, lápis de cor ou giz colorido.
Com um lápis ou com uma caneta, faça duas tabelas com 16 quadrados cada. Caso seu filho tenha apenas 3 anos, faça duas tabelas com 9 quadrados cada. Se você quiser, pode fazer essas tabelas no Word e imprimi-las.
Numa tabela, usando cores diferentes, pinte de forma aleatória uma seqüência de quadrados; em seguida peça para o seu filho observar essa tabela – que lhe servirá como modelo – e pintar, colorir, a tabela dele, da mesma forma como você coloriu a sua.
Para fazer isso, seu filho terá de seguir a mesma disposição dos quadradinhos que você pintar; ele terá de contar esses quadradinhos nas linhas e colunas correspondentes para memorizar a seqüência de cores, e assim por diante.
Se seu filho apresentar dificuldades para copiar as cores na tabela dele, peça que observe, por exemplo, coluna por coluna ou linha por linha, para que, então, ele só copie, por exemplo, as cores da primeira coluna, da segunda coluna, e assim por diante.
Uma régua pode ser muito útil nesse momento. Posicione-a, por exemplo, sob uma linha, ou ao lado de uma coluna; a régua vai guiar o olhar de seu filho, facilitando a memorização das seqüências de cores e a cópia.
“Um, dois, três… Um, dois… Um, dois, três… Um, dois, três…”
Pois bem, como eu disse no começo deste vídeo, trata-se de uma atividade muito simples, mas que vai aprimorar a capacidade de seu filho de observar, de notar semelhanças e diferenças, algo que será muito importante no futuro, quando ele começar a aprender a ler e escrever.
Esse é um dos exercícios, há outros, mas esse já é um assunto para outro vídeo.
Então é isso! Espero que você tenha gostado da dica.
Fique com Deus e até a próxima.
Deixe suas dúvidas e opiniões aqui embaixo! Obrigado por compartilhar nosso conteúdo!
Receba em seu email nosso ebook “As 5 Etapas para Alfabetizar seus Filhos em Casa”, um guia completo e totalmente gratuito para introduzir seus filhos no universo da Alfabetização. Clique aqui: https://goo.gl/FDS4xU.