Deixe Seu Filho Rolar!

Tempo de leitura: 6 minutos

ELES GOSTAM DE ROLAR…

Quem tem filhos pequenos sabe o quanto eles gostam de rolar pelo chão. O que você pode não saber é que a atividade de rolar é excelente para o corpo e para o cérebro, por vários motivos, tais como:

  • Desenvolvimento do sistema vestibular (auxiliando no desenvolvimento do equilíbrio)
  • Desenvolvimento da consciência das linhas médias (auxiliando na coordenação entre movimento e pensamento)
  • Desenvolvimento sensorial (auxiliando na percepção física do ambiente em torno)
  • Coordenação motora bruta (treinando força e coordenação)
  • Propriocepção (auxiliando no desenvolvimento da percepção tátil do espaço)

Por isso, a atividade de rolar é uma das minhas favoritas para fazer com as crianças.

Mas, depois que a criança tiver rolado por um tempo, o que fazer?

Aqui vão algumas sugestões…

… ENTÃO DEIXE-OS ROLAR!

Essas atividades são indicadas para crianças que já saibam andar, correr e saltar

– a partir de 4 anos aproximadamente. Elas podem ser praticadas dentro de casa sobre um tapete, tatame ou colchonete fino ou fora de casa sobre uma área gramada.

APENAS ROLE

O QUE FAZER

Comece pedindo que seu filho demonstre como rolar pelo chão.

POR QUE FAZER?

Esse aquecimento servirá como um “treino”, permitindo que os músculos e o cérebro se recordem das sensações dos movimentos que serão necessários para as atividades mais avançadas.  

O QUE VOCÊ DEVE OBSERVAR

No início, as crianças tendem a rolar primeiro a parte superior do corpo, para só depois jogarem as pernas para o lado. Observe se seu filho consegue manter o corpo reto e rígido como uma régua, demonstrando algum grau de controle durante a rolagem. Veja se ele consegue rolar em ambas as direções. Isso proporcionará uma atividade equilibrada para o desenvolvimento tanto do corpo quanto do cérebro.

ROLANDO LADO A LADO

O QUE FAZER

Se houver mais de uma criança, peça que elas se deitem uma ao lado da outra, ombro com ombro. Escolha um lado e peça que elas rolem juntas ao mesmo tempo. OBSERVAÇÃO: Se não houver outra criança, experimente você mesmo deitar-se no chão e rolar junto com seu filho.

POR QUE FAZER?

Quando a criança pratica a “rolagem sincronizada”, duas coisas acontecem:

1. O movimento fica mais lento, o que proporcionará ao cérebro uma melhor absorção e retenção da sensação física do movimento, ajudando-o a fortalecer o senso de equilíbrio (sistema vestibular).

2. Desenvolvimento do senso de trabalho em equipe, pois, ao pedir às crianças que façam a atividade juntas, você criará uma dinâmica para ajudá-las a desenvolver habilidades sociais básicas, como a cooperação, a tomada de decisões, o apoio e o encorajamento ao colega, ensinando-as a trabalhar em equipe. Se for você quem estiver brincando com seu filho, deixe que ele fique no comando da atividade.

O QUE VOCÊ DEVE OBSERVAR

Em havendo mais de uma criança, observe se elas conseguem observar o que as outras estão fazendo, ao se revezarem no rolamento, a fim de que todas tenham a oportunidade de “liderar” o movimento.

ROLANDO CABEÇA COM CABEÇA

O QUE FAZER

Duas crianças (você também pode fazer com seu filho) deitam-se no chão, em sentidos opostos, encostando uma cabeça contra a outra. Coloque um brinquedo macio ou um pedaço de pano (pode ser uma meia) entre as cabeças. As crianças devem rolar sincronizadamente, sem deixar o brinquedo escapar.

Se houver apenas uma criança, estenda um cordão no chão e peça ao seu filho que mantenha os dedos sobre ele enquanto rola.

POR QUE FAZER?

Esse exercício aumenta o grau de dificuldade do rolamento em dupla.

1. O movimento fica mais lento. E o movimento mais lento ajuda a fortalecer o senso de equilíbrio.

2. Rolar sem usar os braços. Rolar com o auxílio apenas dos ombros, quadris e pernas requer o uso de mais força, maior coordenação e concentração.

3. Desenvolvimento do senso de trabalho em equipe. Essa atividade, que também requer cooperação entre as crianças, lhes ensinará o sentido de trabalhar em equipe.

O QUE VOCÊ DEVE OBSERVAR

Incentive as crianças a rolarem juntas de modo a não se atrapalharem nem perderem o controle. Uma vez que elas não poderão ver uma à outra, essa atividade requer maior esforço concentrado para imaginar o que a outra pessoa está fazendo e trabalhar sincronizadamente.

BRINCANDO DE ESTEIRA TRANSPORTADORA

O QUE FAZER

Essa atividade funciona melhor com três crianças ou mais, mas pode ser realizada por duas. (Fará o maior sucesso se houver várias crianças!) Peça que elas se deitem no chão, ombro alinhado com ombro. Coloque um brinquedo macio, como um ursinho de pelúcia, sobre a barriga da primeira criança da fila. Explique que, rolando o corpo, elas devem mover o ursinho da primeira à última criança – e, o mais importante: sem utilizar as mãos! Explique que elas devem rolar sincronizadamente, criando uma “esteira transportadora” que fará o ursinho passar de criança para criança.

POR QUE FAZER?

Por ser um jogo praticado em grupo, essa atividade desenvolve:

1. O senso de responsabilidade compartilhada. As crianças trabalharão juntas, mas cada uma terá sua cota de responsabilidade de passar o ursinho adiante.

2. Espírito de equipe. Jogos que envolvem várias crianças desenvolvem o senso de pertencimento e comprometimento com o grupo.

3. Senso de realização. Ao trabalhar juntas, as crianças experimentam o senso de terem cumprido uma tarefa juntas.

O QUE VOCÊ DEVE OBSERVAR

Instrua-as a manter os ombros juntos. Não deve haver espaços vazios entre as crianças. Por isso, elas devem ficar atentas ao colega do lado enquanto rolam. Atribua à última criança da fila o papel de capitão, que deverá ajudar a coordenar o grupo, mudando o sentido do rolamento, se necessário.

Divirta-se! E não se esqueça de nos contar como foi sua experiência com essas atividades.

Artigo de Gill Connell e Cheryl Mccarthy traduzido do inglês com permissão de Moving Smart

Adaptado para o uso domiciliar a partir do “Moving Smart Smart Steps Preschool Playground Program”.


Deixe suas dúvidas e opiniões aqui embaixo! Obrigado por compartilhar nosso conteúdo!

Receba em seu email nosso ebook “As 5 Etapas para Alfabetizar seus Filhos em Casa”, um guia completo e totalmente gratuito para introduzir seus filhos no universo da Alfabetização. Clique aqui: https://goo.gl/FDS4xU.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *