Tempo de leitura: 4 minutos
Neste vídeo, o prof. Robson Furlan ensina uma brincadeira divertida e desafiadora para desenvolver a coordenação óculo-manual de crianças a partir de 6 anos. Prepare uma bola, giz, algumas formas geométricas e divirtam-se!
Neste vídeo você vai aprender uma nova brincadeira de coordenação óculo-manual com bola.
A brincadeira será semelhante à última que compartilhei aqui no blog, mas, desta vez, a atividade será realizada com deslocamento.
Confira um pouquinho da atividade:
“Amarelo. Rosa. Verde. Verde. Rosa. Amarelo.”
Vamos lá…
Essa atividade tem diversas variações, então eu vou ser breve nas explicações, até porque as demonstrações já são auto-explicativas.
Primeiro, trata-se de uma atividade indicada para crianças a partir de 6 anos de idade. Mas isso não impede seu filho mais novo de se aventurar tentando praticá-la.
Segundo, você vai precisar de um giz ou de uma fita crepe para fazer uma linha reta no chão, uma bola e 3 pares de formas geométricas. Os 3 pares de formas geométricas deverão ser de cores diferentes, mas cada par deverá ter a mesma cor. Por exemplo, eu vou utilizar 2 círculos verdes, 2 quadrados rosas e 2 triângulos amarelos.
Terceiro, certifique-se de que seu filho é capaz de quicar a bola com a mão direita e com a mão esquerda; para isso, peça para ele driblar, quicar a bola no chão 10 vezes com cada mão.
Então vamos começar a atividade!
Primeiro faça a linha reta no chão, com a fita crepe ou com o giz, e peça para seu filho se deslocar de frente e de costas, segurando a bola com ambas as mãos. Depois ele deverá quicar a bola no chão enquanto se desloca sobre a linha. Ele deverá treinar algumas vezes com a mão direita e algumas vezes com a mão esquerda, deslocando-se sobre a linha ora de frente ora de costas.
Após se familiarizar com as atividades anteriores, é hora de colocar as formas geométricas ao lado da linha que você desenhou, que você criou no chão. Vamos aumentar a demanda de atenção nessa atividade!
Você pode escolher a disposição das formas geométricas ao lado da linha, não há uma ordem específica, mas é importante que elas estejam posicionadas paralelamente.
Posicionadas as formas, seu filho deverá se deslocar sobre a linha quicando a bola. Quando ele quicar a bola sobre uma das formas geométricas, ele deverá ou dizer a cor dessa forma geométrica ou, então, o nome da forma, conforme vocês combinaram previamente.
Lembrando que ele deverá praticar das duas maneiras: ora falando somente a cor das formas geométricas, ora falando somente o nome de cada forma. E ele deverá praticar com a mão direita e com a mão esquerda.
Então temos 4 possibilidades:
1ª) Quicar com a mão direita falando a cor das formas;
2ª) Quicar com a mão esquerda falando a cor das formas;
3ª) Quicar com a mão direita falando o nome das formas;
4ª) Quicar com a mão esquerda falando o nome das formas geométricas.
“Amarelo. Rosa. Verde. Verde. Rosa. Amarelo. Quadrado. Círculo. Triângulo. Triângulo. Círculo. Quadrado.”
Para finalizar, vamos tornar a atividade imprevisível.
Peça para seu filho se deslocar quicando a bola e responder ao seu comando. Ou seja, se você disser o nome da forma geométrica quando ele quicar a bola sobre a forma, ele deverá responder dizendo a cor dessa forma; e aí ele continua se deslocando quicando a bola. Quando ele chegar à próxima forma geométrica, você poderá dizer ou a cor ou o nome da forma. Caso você diga o nome da forma – quadrado, por exemplo –, ele deverá dizer a cor dessa forma geométrica. Assim ele não saberá se terá de dizer a cor ou, então, o nome da forma geométrica.
“Triângulo”, “Amarelo”, “Rosa”, “Quadrado”, “Círculo”, “Verde”, “Círculo”, “Verde”, “Quadrado”, “Rosa”…
Novamente: o corpo e a mente da criança precisam trabalhar juntos para que obtenham sucesso nessa atividade.
Espero que você tenha gostado da dica.
Um abraço e fique com Deus.
Deixe suas dúvidas e opiniões aqui embaixo! Obrigado por compartilhar nosso conteúdo!
Receba em seu email nosso ebook “As 5 Etapas para Alfabetizar seus Filhos em Casa”, um guia completo e totalmente gratuito para introduzir seus filhos no universo da Alfabetização. Clique aqui: https://goo.gl/FDS4xU.