Tempo de leitura: 6 minutos
No vídeo de hoje, uma catequista da Catequese Bom Pastor fala sobre as atividades de vida prática e o poder que têm de deixar as crianças mais concentradas e atentas.
Eu estou em São Paulo participando do curso da Catequese Bom Pastor. Já gravei um vídeo sobre a catequese, e a Renata apareceu nessa gravação que ficou muito famosa na internet. Hoje ela está aqui de volta para demonstrar uma atividade de vida prática e para falar sobre a importância dessas atividades.
PROF. CARLOS: Renata, seja bem-vinda ao blog Como Educar Seus Filhos.
RENATA: É um prazer estar aqui, Carlos.
PROF. CARLOS: Você é catequista da Catequese Bom Pastor?
RENATA: Sim, sou catequista, e aqui em São Paulo desenvolvo esse trabalho há 7 anos.
PROF. CARLOS: Na Catequese Bom Pastor vocês introduzem as atividades de vida prática, não é isso?
RENATA: Sim, nós começamos sempre com atividades de vida prática para que a criança se normalize, se acalme. Quando ela é pequena, está formando seu ser. E não parece, mas faz todo sentido o movimento das mãos, para guiar o corpo e o aspecto intelectual. É uma coisa que acabaremos vendo no futuro dessa criança.
PROF. CARLOS: Vocês praticam essas atividades com crianças pequenas?
RENATA: Sim, com crianças de 3 a 6 anos.
PROF. CARLOS: Eu já gravei um vídeo aqui no blog apresentando 3 atividades, mas existem várias. Você poderia mencionar algumas?
RENATA: Você já gravou a dos feijões, em que colocamos os feijões em um pote e usamos uma pinça para separá-los conforme a cor. Esse movimento ajuda a criança no movimento de escrita. Temos outras variações da pinça. Você pode usar uma pinça maior, como aquelas de pegar gelo, um balde, água e cubos de gelo daqueles comprados para crianças. São coisas práticas.
PROF. CARLOS: São aqueles cubos de plástico?
RENATA: Isso, com água dentro. A criança fará um movimento maior, pegando de um balde que não tem nada e colocando no balde com água.
PROF. CARLOS: E uma variação da atividade com as jarrinhas?
RENATA: Você fez com duas jarrinhas. Ele também pode ser feito com uma jarrinha e um copo. Use água colorida, pois isso chama a atenção das crianças. Faça uma marca no copo com uma fita ou uma caneta mesmo. A criança deve colocar a água até aquele nível. Essa atividade é um pouco mais complicada, porque a criança precisará controlar o movimento, mas também é bem interessante, pois ela precisará de mais concentração. Depois da normalização nós geralmente contamos um segredo para a criança. Há os segredos da missa, do modelo de altar, das vestes do sacerdote, do Natal. Isso nós fazemos em uma linha que também é montessoriana, de normalizar a criança e praticar outras atividades.
PROF. CARLOS: Um erro que os pais cometem é aprender uma atividade de vida prática, ensinar à criança e, assim que a criança faz uma vez e cumpre o propósito, eles param a atividade e passam para a próxima. A criança não deveria repetir essa atividade para que ocorra a normalização?
RENATA: Sim, a criança tem de repetir a atividade, senão vamos criar mais crianças ansiosas que não se satisfazem com nada. Ela tem de repetir a atividade até que aquilo satisfaça o ser dela. Você pode alterar a atividade colocando mais feijões ou fazendo uma atividade para transvasar sólidos, usando grão-de-bico, em que a criança deve passar de uma jarra para outra. A concentração virá da repetição do movimento. Nós não podemos ter 10 modelos dessas atividades e fazer todos em um dia só. É importante que a criança faça, refaça, volte e faça de novo. É importante a continuidade.
PROF. CARLOS: Renata, você reservou uma atividade?
RENATA: Sim, certamente. Nesta atividade vocês usarão um pano simples com algumas marcações, e trabalharemos com a criança a dobra. Um dia ela aprenderá a dobrar a calça, as camisas, então ela aprenderá isso, além da normalização. Você pode ver que são feitos diversos tipos de dobras: quadradas, retangulares.
PROF. CARLOS: Para a criança você faz apenas a demonstração?
RENATA: Isso, faço a demonstração sem palavras. No máximo digo: “Vou mostrar a você como se faz e depois você pode continuar”. “Mas a criança não vai cansar?”. Não, deixe ela fazer e vá repetindo a atividade até ela aprender todas as formas de dobra, como a atividade com o botão. Há uma atividade em que a criança costura usando aqueles botões maiores e uma agulha mais grossa. Ela deve passar e tirar a agulha prendendo o botão e depois você corta e utiliza o material de novo. São atividades que concentram demais a criança e contribuem para a normalização.
PROF. CARLOS: E quando a criança chega à catequese e ela começa uma atividade e larga. Parte para outra e larga também. Isso significa o quê?
RENATA: O problema de hoje em dia é a nossa agitação. Os pais às vezes são um pouco culpados, pois fazemos várias atividades com a criança, quando o importante é que ela se fixe em alguma coisa. Muitas vezes a criança cresce, mas não fez nada. Ela participou do balé, fez natação, mas não se formou em nada. É importante que os pais insistam em algumas atividades. Haverá atividades em que a criança terá mais afeição e outras em que não irá tão bem. Se ela errar, você não dirá que errou, mas mostrará a ela como se faz. A criança aos 3 ou 4 anos imita muito os adultos. As mães percebem isso com facilidade quando escovam os dentes, pois as crianças as acompanham e repetem os gestos. A criança deve aprender fixando; é importante para ela fixar.
PROF. CARLOS: No vídeo da catequese você aparece fazendo uma explicação. Como foi a repercussão? Como foi depois do lançamento daquele vídeo?
RENATA: Depois daquele vídeo a catequese teve um “boom”. Nós estamos sendo procurados em todo o Brasil para a formação. A catequese formará o ser da criança, trabalhando com sinais, que é o método da Igreja. Não colocamos nada nosso, só servimos a criança para que ela mesma encontre a Deus. Nós damos o meio, mas ela deverá buscar a Deus.
PROF. CARLOS: Eu fico feliz e agradeço mais uma vez pela oportunidade de conhecer a catequese Bom Pastor. Espero ter você conosco aqui no blog novamente.
RENATA: Eu que agradeço.
PROF. CARLOS: Fiquem com o Bom Pastor e até a próxima!
Deixe suas dúvidas e opiniões aqui embaixo! Obrigado por compartilhar nosso conteúdo!
Receba em seu email nosso ebook “As 5 Etapas para Alfabetizar seus Filhos em Casa”, um guia completo e totalmente gratuito para introduzir seus filhos no universo da Alfabetização. Clique aqui: https://goo.gl/FDS4xU.