Dicas de Normalização – Entrevista 3/4

Tempo de leitura: 3 minutos

O prof. Carlos esteve no curso da Catequese Bom Pastor e conversou sobre normalização e atividades de vida prática com um dos pais presentes no evento. Saiba mais sobre essas atividades que ajudam a aumentar a concentração das crianças.

Estou em São Paulo participando do curso da Catequese Bom Pastor e tenho ao meu lado o Francisco.

PROF. CARLOS: Boa tarde, Francisco! Tudo bem?

FRANCISCO: Tudo bem, graças a Deus!

PROF. CARLOS: É verdade que você já acompanha há um bom tempo o blog Como Educar Seus Filhos?

FRANCISCO: Sim, acompanho há um bom tempo e sempre tirei dali boas idéias para a educação de meus filhos.

PROF. CARLOS: Você tem quantos filhos?

FRANCISCO: Tenho dois filhos, um de 4 anos e outro de 1 ano.

PROF. CARLOS: Aqui no curso nós aprendemos várias atividades que podem ser aplicadas pelos pais em casa independentemente da Catequese. Você quer comentar um pouco a respeito dessas atividades?

FRANCISCO: Sim, são as chamadas atividades de vida prática. Essas atividades têm importância na normalização da criança.

PROF. CARLOS: O que é a normalização?

FRANCISCO: A normalização nada mais é do que manter a continuidade entre uma atividade motora e o pensamento. Muitas vezes a criança sai de um ambiente para outro e fica inquieta, irritada, e essas atividades acabam por ajudar a criança a centrar-se e concentrar-se. Além disso, as atividades de normalização também podem ser utilizadas para a introdução de outras atividades.

PROF. CARLOS: Por exemplo, se quero ler em voz alta para o meu filho, mas ele está muito agitado, posso usar então uma atividade de vida prática antes da leitura para normalizá-lo. É isso?

FRANCISCO: Exato. Você mostrou em seu blog algumas atividades de vida prática, como transvasar líqüidos. Da mesma forma, podemos transvasar granulados ou usar uma peneira para separar feijões que estão dentro da farinha, atividades de pinça (como pegar prendedores que estão dentro de uma bandeja e prendê-los na borda); tudo isso são atividades que contribuem para a normalização da criança.

PROF. CARLOS: Você já empregou alguma dessas atividades na rotina de sua casa com os seus filhos?

FRANCISCO: Sim, há atividades muito fáceis como essa de transvasar líqüidos, em que é preciso usar apenas duas jarras. Da mesma forma, na atividade que citei com o pregador de roupa, é preciso apenas uma pequena bandeja com a borda de plástico ou papelão e que você tire o pregador e depois o devolva à borda, fazendo assim o movimento de pinça. Um erro que acontece muito com as pessoas que querem realizar atividades de vida prática é pensar que elas são para a aquisição de habilidades. Na verdade, essa repetição de movimento é o importante. A criança se concentra com essa repetição.

PROF. CARLOS: Ou seja, a criança fez uma atividade com a pinça e executa o movimento perfeitamente. O pai vê e diz: “Isso ela já aprendeu, vamos fazer outra atividade”. Isso é um erro?

FRANCISCO: Sim, é um erro. O pai precisa apresentar esse material para a criança e, sempre que ela quiser, poderá repetir esse movimento.

PROF. CARLOS: Perfeito! Francisco, muito obrigado pelas dicas!

Então é isso, pessoal! Espero que tenham gostado do vídeo.

Fiquem com o Bom Pastor e até a próxima!


Faça o download da versão em áudio e ouça essa dica quando quiser!

Assine nosso podcast no iTunes e receba gratuitamente nossos conteúdos em áudio. Assine em seu computador pelo link bit.ly/cesf-podcast. Siga-nos e deixe um review!


Deixe suas dúvidas e opiniões aqui embaixo! Obrigado por compartilhar nosso conteúdo!

Receba em seu email nosso ebook “As 5 Etapas para Alfabetizar seus Filhos em Casa”, um guia completo e totalmente gratuito para introduzir seus filhos no universo da Alfabetização. Clique aqui: https://goo.gl/FDS4xU.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *