Tempo de leitura: 3 minutos
Uma aluna do curso Ensine seus Filhos a Ler compartilha um pouco da sua experiência no curso da Catequese Bom Pastor e fala sobre o hábito de incluir as crianças nas atividades domésticas.
Estou em São Paulo participando de um curso sobre a Catequese Bom Pastor e encontrei aqui uma aluna do curso Ensine Seus Filhos a Ler: a Renata.
PROF. CARLOS: Tudo bem, Renata?
RENATA: Tudo bem, professor Carlos.
PROF. CARLOS: Renata, você é mãe de quantos filhos?
RENATA: Tenho dois filhos, um menino de 5 anos e uma menina de 4 anos.
PROF. CARLOS: Você veio aqui fazer o curso, mas não foi por causa do vídeo que gravei, não é?
RENATA: Não, não foi. Eu conhecia a catequese já há alguns anos e realmente me apaixonei. Era diferente de tudo que eu já tinha visto antes, pois nunca conheci uma catequese específica para crianças.
PROF. CARLOS: Nós estamos aprendendo vários conteúdos, até mesmo conteúdos que podemos aplicar fora da catequese, com as crianças em casa. Você poderia transmitir aos pais algumas dicas e conteúdos que aprendemos por aqui?
RENATA: Acho que o principal são atividades de vida prática, a calma para falar com as crianças, o hábito de incluir as crianças nas atividades domésticas. Tirar a mesa, guardar a toalha, são atividades das quais excluímos as crianças por pensar que não estão preparadas, quando na verdade elas estão. Elas sentem falta dessas atividades para se acalmar e mesmo para se sentir úteis. A catequese, nesse aspecto, me ensinou muito e é muito importante.
PROF. CARLOS: Você pode dar o exemplo de algumas coisas que fazia com seus filhos e que vão mudar? Um antes e depois?
RENATA: Comecei o curso esta semana. Achei muito bom, mas bastante denso. Ontem mesmo meu filho saiu do banho e jogou a toalha no chão. Eu o chamei e disse: “Filho, você sabe como se estende uma toalha?”. Então demonstrei a ele, que viu, aprendeu e estendeu sozinho. Ele ficou feliz por ter feito isso, por ter participado da rotina da casa. Não foi um ato forçado, algo que ele dissesse: “Não vou ajudar!”. Pelo contrário, ele ficou feliz. Então penso que algo importante na catequese é essa alegria que ensinamos às crianças, pois muitas vezes nos concentramos apenas no aspecto negativo. Dá muita alegria a criança participar e aprender sobre Jesus.
PROF. CARLOS: Você deu o exemplo da toalha. E aqui nós aprendemos que é preciso decompor os movimentos para que a criança consiga imitar essas seqüências. Como foi na prática?
RENATA: Eu juntei as pontas, juntei pelo outro lado, mostrei de forma que ele pudesse acompanhar. Ele ficou um pouco ansioso e já queria fazer, mas disse a ele para esperar, pois eu ainda não havia terminado.
PROF. CARLOS: Como nós aprendemos aqui. Falar pouco, fazer muito, demonstrar… Pelo exemplo dos pais a criança aprende. Mais alguma dica, Renata?
RENATA: Essa foi a que mais me chamou a atenção.
PROF. CARLOS: Então é isso, pessoal! Fiquem Deus e até a próxima!
Faça o download da versão em áudio e ouça essa dica quando quiser!
Assine nosso podcast no iTunes e receba gratuitamente nossos conteúdos em áudio. Assine em seu computador pelo link bit.ly/cesf-podcast. Siga-nos e deixe um review!
Deixe suas dúvidas e opiniões aqui embaixo! Obrigado por compartilhar nosso conteúdo!
Receba em seu email nosso ebook “As 5 Etapas para Alfabetizar seus Filhos em Casa”, um guia completo e totalmente gratuito para introduzir seus filhos no universo da Alfabetização. Clique aqui: https://goo.gl/FDS4xU.