Diga a Cor

Tempo de leitura: 4 minutos

Já viu a atividade psicomotora da semana? Ela treina a atenção e o equilíbrio e é indicada para crianças de 2 anos e meio a 6 anos.

Neste vídeo você vai aprender uma brincadeira interessantíssima para desenvolver a atenção de seu filho.

Ao realizar essa atividade, com certeza ele estará se desenvolvendo motora e cognitivamente.

A atividade é fantástica para crianças entre 2 anos e meio e 6 anos; mas, caso seu filho tenha 7, 8 ou 9 anos, sem dúvidas ele também se sentirá desafiado e se divertirá bastante ao realizar a brincadeira.

Você tem uma corda aí na sua casa? Tem uns brinquedos, objetos coloridos?

Ótimo!

Se você não tem a corda, não tem problema, pode utilizar giz ou qualquer outro material que permita criar um caminho no solo. Eu vou utilizar uma corda de 6 metros que tenho aqui e uns saquinhos coloridos.

No primeiro momento, certifique-se de que seu filho sabe as cores dos objetos que você vai usar. Para essa brincadeira, 3 a 5 objetos de cores diferentes são suficientes.

Vale ressaltar que os objetos não podem ser muito grandes, porque você terá de manuseá-los com facilidade durante a atividade.

Como você viu na demonstração, eu utilizei saquinhos coloridos, mas, caso você não tenha brinquedos ou objetos pequenos de diferentes cores, você pode utilizar sua criatividade; por exemplo: recortar formas geométricas de diferentes cores.

Então vamos para a atividade:

Peça para o seu filho se deslocar no espaço, andando naturalmente mesmo, e você vai mostrando os objetos para ele. Conforme você mostra o objeto, ele deve falar a cor do objeto, sem parar a caminhada: ele deve continuar andando naturalmente; e conforme você vai mostrando, sem parar de se deslocar, ele vai falando as cores de cada objeto.

A partir dos 4 anos, algumas crianças já conseguem saltar em um pé só; se esse é o caso do seu filho, você pode, depois de praticar andando naturalmente, pedir para que ele se desloque no espaço saltando em um pé só e falando a cor dos objetos, conforme você os mostra para ele.

“Azul… preto… verde… vermelho… azul… preto…”

Pratique várias vezes utilizando essas duas formas de deslocamento que comentei, sem nenhuma restrição espacial. Depois que seu filho estiver craque nessas duas formas de deslocamento, vamos restringir o espaço no qual ele vai se deslocar.

Lembra que comentei sobre a corda? Esse é o momento em que vamos utilizá-la, ou então você pode usar um giz, ou qualquer outro material para criar o caminho no solo, restringindo agora o espaço no qual seu filho vai se deslocar.

Caminho 1: caminho amplo. Corda posicionada paralelamente, e a distância entre um lado e o outro da corda deverá corresponder, mais ou menos, à largura dos ombros de seu filho.

“Verde… azul… vermelho… preto… verde…”

Caminho 2: caminho estreito. Corda posicionada paralelamente, e a distância entre um lado e outro da corda deverá ser correspondente, mais ou menos, à largura de ambos os pés do seu filho, unidos.

“Verde… vermelho… preto… azul… verde… preto… azul…”

Caminho 3: caminho curvo. Novamente corda posicionada paralelamente, e a distância entre um lado e outro da corda deverá corresponder à largura de ambos os pés de seu filho, quando estão juntos.

“Verde… vermelho… azul… preto… verde…”

Como você pôde ver nas demonstrações, basta seu filho se deslocar pisando em ambos os lados da corda no caminho amplo, falando o nome das cores dos objetos, ou então se deslocar sem pisar nas cordas, no caminho estreito e no caminho curvo.

Como variação, você pode pedir para que seu filho se desloque saltando em um pé só, no caminho estreito e no caminho curvo, sem pisar na corda.

A demanda de atenção nessa atividade é alta, pois a criança precisa se deslocar de maneiras não habituais, em espaços restritos, respondendo ao estímulo dos objetos, ou seja, falando a cor deles enquanto se desloca.

Mente e corpo trabalhando juntos em uma atividade divertida e desafiadora!

Espero que você tenha gostado dessa dica.

Um abraço e fique com Deus.


Participe da Jornada da Alfabetização em Casa. Acesse: https://goo.gl/LEV3Hd e faça parte desse evento online e gratuito que já transformou a vida de mais de 200.000 famílias!

Deixe suas dúvidas e opiniões aqui embaixo! Obrigado por compartilhar nosso conteúdo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *